ILHAS GREGAS-GRÉCIA AZUL E BRANCA - DIVINAS...



A Grécia é azul de branca...
 
A Grécia é azul e branca. São essas as cores - as mesmas de sua bandeira nacional - que ficam na memória de todos os que a visitam. Casinhas brancas à beira do mar azul, que os lendários Argonautas encararam ao partir para suas aventuras, compõem o cenário desse pequeno país mediterrâneo constituído por um território continental e por uma infinidade de ilhas. As ilhas gregas, em razão de seu cenário romântico são um dos destinos turísticos favoritos de casais em lua-de-mel.

© Manual do Turista Brasileiro
A Grécia é azul e branca
 
A herança cultural grega

Foi na Grécia que surgiu a civilização ocidental. Apesar de conquistados pelos romanos, os gregos os influenciaram fortemente e por meio deles difundiram sua cultura para o resto do império. É impossível falar em Grécia sem pensar nos deuses, heróis e lendas de sua riquíssima mitologia e no avanço e na cultura de um povo que concebeu a república e a democracia, foi pródiga em todos os gêneros de arte e criou a filosofia. Acha pouco? Os antigos gregos inventaram o teatro, a poesia e uma língua da qual muitas palavras em diversos idiomas contemporâneos - inclusive em português - são derivadas.

Com o ingresso do país na União Européia, os preços subiram um pouco, porém a Grécia continua sendo um dos destinos mais econômicos na Europa, sobretudo fora da alta estação. Ninguém, entretanto, visita um lugar simplesmente porque a viagem é barata; você deve ir à Grécia para conhecer as ilhas gregas, centenas de ilhas maravilhosas, rodeadas por um mar de águas transparentes; os barcos ancorados em pequenas baías parecem flutuar no ar!. Em todas as ilhas gregas, há pitorescos portos, sol, gente bonita e bronzeada, paquera, agito, romantismo, comida deliciosa e bons vinhos. Magníficas ruínas da Antigüidade Clássica e muitos outros interessantes vestígios históricos de diversas épocas são encontrados nos arquipélagos. As ilhas gregas podem ser visitadas por conta própria ou embarcando em um cruzeiro marítimo.

© Manual do Turista Brasileiro
Grécia, ilhas gregas - Cruzeiros marítimo pelas ilhas gregas são menos caros do que se pensa, podem ser reservados no Brasil e pagos em suaves prestações...

A melhor época para se visitar as ilhas gregas é de abril até a primeira quinzena de outubro. Depois acaba a festa, tudo fecha e, em algumas ilhas gregas você não encontra viva alma nas ruas. Em agosto, entretanto, faz um calor excessivo, todas as ilhas estão entupidas de turistas e os preços disparam.
As ilhas gregas merecem a fama que têm e são repletas de atrações turísticas. Não se pode generalizá-las: são muitas, e cada uma é única em cenário, história e encantos. Há ilhas bem próximas de Atenas, nas quais se pode fazer passeios de um dia. É o caso de Poros e de Hidra, simpáticas e animadas, ideais para quem tem pouco tempo disponível e deseja ter uma idéia do que seja uma “ilha grega”.
Contudo, as mais bonitas e interessantes entre as ilhas gregas ficam longe do continente.
Mikonos
Mikonos, com suas casas brancas e cheia de minúsculas igrejas bizantinas de teto arredondado, é bem badalada.

© Manual do Turista Brasileiro
Grécia - ilhas gregas - Final de tarde em Mikonos


Chóra, a principal cidadezinha da ilha, na qual fica o porto, foi construída como um labirinto de ruelas estreitas, de chão de pedra. Um dos pontos mais animados é o bairro Venetia, cujas casas têm balcões debruçados sobre o mar.
© Manual do Turista Brasileiro
Grécia, Mikonos - Venezia, um dos points


O ambiente em Mikonos é propício aos encontros e, apesar de ser um destinos favoritos também da comunidade gay internacional, Mikonos é alegre e romântica para todos, um território livre onde todo mundo se diverte e se respeita, independentemente da opção sexual. Em algumas das lindas praias de Mikonos, como a Super Paradise, o topless e o nudismo são comuns, mas sinta-se à vontade com sua sunga ou biquíni: ninguém é obrigado a fazer strip-tease!
Entretanto, é a noite que a ilha de Mikonos mais se anima, quando as dezenas de discotecas e boates abrem suas portas. O agito avança madrugada adentro, espalhando-se pelas ruas.

© Manual do Turista Brasileiro
Grécia - Ilhas Gregas - Mikonos ao anoitecer: o agito já vai começar


De Mikonos, pode-se tomar um barco para visitar Delos, uma ilhota onde ficava o mais importante templo de Apolo na Antigüidade Clássica. Hoje o local é um sítio arqueológico, não tão bem preservado quanto outros da mesma espécie mas fascinante para quem gosta de História. Do barco, a partir de Mikonos, você avista de longe as ruínas e pensa nos gregos que faziam esse mesmo trajeto há milhares de anos para cultuar seu deus-sol.
 
Santorini, a ilha na cratera de um vulcão

Outra ilha muito especial é Santorini. Em formato de uma meia-lua, é o que restou de um vulcão que explodiu em 3.000 a.C.
Boa parte de suas construções está pendurada nas encostas e as ruas ligam-se por rampas e escadarias. A principal cidade de Santorini é Thira, mas a mais bonita é Oía, no extremo norte da ilha, com um cenário mágico, principalmente durante o pôr-do-sol, quando as casas, todas coloridas, são banhadas por uma aura alaranjada.

© Manual do Turista Brasileiro
Grécia, Santorini - Oía: é possível alugar um desses apartamentos

É delicioso em Santorini esquecer da vida em um dos bares ou restaurantes construídos em terraços, centenas de metros acima do nível do mar, desfrutando de um panorama sem igual. É uma boa ocasião para provar um vinho branco que só existe na Grécia, o retsina, cujo sabor muito particular você provavelmente nunca experimentou antes.
Antes do vulcão explodir, existia, em Santorini, uma civilização avançada, da qual se tem uma amostra visitando as impressionantes escavações da antiga cidade de Akrotiris, onde há até mesmo sobrados em ótimo estado de conservação. Os afrescos encontrados nas paredes, verdadeiras obras de arte, estão no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Creta
Creta, a maior das ilhas gregas, é conhecida por ter sido berço da civilização minóica que, segundo se acredita hoje, foi devastada por maremotos causados pela explosão do vulcão de Santorini, dando origem à lenda de Atlântida, a cidade submersa. A capital, Heraklion, tem um excelente museu arqueológico e, perto dela, em Cnossos, pode-se visitar as ruínas do antigo palácio de Minos, parcialmente restaurado. (Note-se que os arqueólogos até agora não acharam o labirinto do mitológico Minotauro...). Assim como em Heraklion, pode-se ver, em Xênia, a mais interessante cidade da ilha de Creta, e em Rethymnon, muitos exemplares da arquitetura veneziana, herança de um dos povos que dominaram Creta ao longo da história. O azul-turquesa das águas que circundam a ilha de Creta contrasta com a aridez do interior montanhoso; porém a paisagem cretense mais intrigante é o desfiladeiro de Samaria, que os bem-dispostos podem percorrer a pé.
Rodes
Pertence ainda à Grécia a histórica ilha de Rodes, perto da Turquia, ponto de encontro dos cruzados na Idade Média, quando foi ocupada pelos cavaleiros da Ordem de Malta.

© Manual do Turista Brasileiro
Grécia - ilhas gregas - Forte de Rodes: da época dos cruzados
 
O centro histórico de sua maior cidade, também chamada Rodes, é extremamente bem conservado: rodeado por muralhas, tem antigas casas, praças, mesquitas e sinagogas em ruas de pedra. Na rua dos Cavaleiros, ainda existem as hospedarias que abrigavam os que partiam para as Cruzadas. O palácio dos Grãos-Mestres, também medieval, foi restaurado (e infelizmente um pouco "alterado"...) por Mussolini, que ocupou Rodes durante a Segunda Guerra Mundial.

© Manual do Turista Brasileiro
Cidade Velha: noites animadas
 
Na entrada do porto de Rodes, onde supostamente ficava o lendário Colosso, uma das sete maravilhas do mundo, há, hoje, as famosas estátuas da corça e do cervo. A cidadezinha de Lindos, também em Rodes, tem duas grandes atrações: o templo de Diana, erguido pelos gregos no cume de um rochedo, e a baía de São Paulo, uma minúscula praia de águas azul-esverdeadas, cercada por falésias, cuja saída para o mar é tão estreita que dá a ilusão, para quem vê de longe, de ser uma lagoa. Sem trocadilho, ambos são realmente lindos! De Rodes saem, todas as manhãs, barcos para várias ilhas próximas. A mais simpática é Symi, cujo pequeno porto fica em uma bonita baía cercada por casas e prédios de tons pastéis em estilo neoclássico.

© Manual do Turista Brasileiro
Simi, graciosa, ao lado de Rodes, mas mais tranqüila que outras ilhas badaladas
Patmos
Patmos é outra das mais atraentes ilhas gregas; nela está o mosteiro de São João, importante centro de peregrinação cristã, principalmente ortodoxa. A imponente construção do século XI fica na cidadezinha bizantina de Chóra, da qual se tem uma linda vista panorâmica da baía de Skala, principal cidade da ilha de Patmos. Outro ponto muito visitado, próximo ao mosteiro, é a caverna do Apocalipse, na igreja de Sant Ana, onde São João teria vivido e escrito o último livro do Novo Testamento, que anuncia o final dos tempos.

Grécia  

Capital: Atenas
Moeda: euro
Língua: grego
População: 10,6 milhões
Renda per capita: US11.900
Cidades e lugares de maior interesse: Atenas, Mikonos, Santorini, Creta, Rhodes

Documentação: Passaporte válido. Não é necessário visto para turistas brasileiros para permanência total de até 3 meses em países da Comunidade Européia.


Destinos turísticos na Grécia
Localidades onde ficam as principais atrações turísticas do país
Atenas Mikonos Creta Rodes Santorini Patmos
Micenas Nafplion Bourtzi Acronafplia Mystrás Antiga Corinto
Epidaurus
Meteora
Sounio Mosteiro de Dafní
Delfos Pílio Mosteiro de Osios Loukás
A herança da Grécia ao mundo
 
A Grécia, país mediterrâneo como a Itália, foi onde nasceu a primeira grande civilização ocidental, anterior à romana, e que a influenciou fortemente.

Ao organizar seu roteiro de viagem pela Grécia, olhe o mapa


É impossível falar em Grécia sem pensar nos deuses, heróis e lendas da sua riquíssima mitologia e no avanço e na cultura de uma civilização que concebeu a república e a democracia, foi pródiga em todos os gêneros de arte e criou a filosofia. Acha pouco? Os antigos gregos inventaram o teatro, a poesia e uma língua da qual muitas palavras em diversos idiomas contemporâneos são derivadas.

© Manual do Turista Brasileiro
Grécia - Mikonos: o bairro de Venetia
 
A Grécia de hoje
Porém, quem visitar a Grécia hoje encontrará um país muito diferente do que foi na Antigüidade, a não ser pelas ruínas e pela sensação única de contemplar o azul-marinho do Mediterrâneo em um tranqüilo porto - a mesma que os lendários Argonautas tinham antes de partir para suas aventuras?


 
A Grécia é formada por um território continental, onde fica sua capital, Atenas, e por uma infinidade de ilhas.
Atenas é uma cidade grande a agitada, mas com bairros bem interessantes e animados, como o Plaka, o lugar perfeito para se hospedar, com várias opções de hotéis. Atenas tem também um dos mais importantes musesus arqueológicos do mundo.
 

Foto: Ministério Grego do Turismo http://www.visitgreece.gr/
Atenas, capital da Grécia
 
O Peloponeso
Na península do Peloponeso, palco de grandes batalhas da Antigüidade Helênica, estão alguns dos principais sítios arqueológicos da Grécia. Dentre outros, há, em Micenas, monumentais ruínas do século XIII a.C. e, em Epidauro, um anfiteatro do século IV, tão bem conservado e de acústica tão perfeita, que ainda hoje é utilizado em festivais de teatro. Também no Peloponeso, no pequeno porto de Naplion, está um dos mais ricos exemplos da arquitetura veneziana do século XVII: o forte Palamede.
O centro da Grécia
Perto da cidadezinha de Kalambaka, no centro do país, encontra-se um extraordinário conjunto de mosteiros dos séculos XIV e XV: Meteoros, uma obra-prima arquitetônica erguida sobre rochedos a pique. Outras atrações turísticas do centro da Grécia são Delfos,onde ficava o famoso oráculo, Sounio onde fica o Templo de Poseidon, o Mosteiro de Dafní, Pílio, na Tessália, e o Mosteiro de Osios Loukás.
 
As ilhas gregas
 
As ilhas gregas - Mikonos, Creta, Santorni, Rhodes e outras, merecem a fama que têm. Não se pode generalizá-las: são centenas, e cada uma é única em cenário, história e encantos. Mikonos é famosa pela badalação, suas praias de nudismo e por seus frequentadores ultra-liberais. Rodes e Creta, bem maiores consevam seus antigos centro históricos com construções medievais e venezianas.

Foto: Ministério Grego do Turismo www.visitgreece.gr

Grécia - Ilha de Rodes
 
Cruzeiros marítimos pelas ilhas gregas
 
Quem pensa em viajar pelas ilhas gregas não deve esquecer que, nesse caso, existe uma opção muito atraente: por quê não fazer um cruzeiro marítimo? Fale com seu agente de viagens e estude as alternativas: talvez descubra que realizar um inesquecível cruzeiro marítimo no Mediterrâneo não seja tão caro assim. Você economiza na hospedagem e com restaurantes: não gasta com hotéis: seu hotel é o próprio navio.

Grécia - Santorini, parada obrigatória dos cruzeiros
marítimos pelo Mediterrâneo

Comentários