BIOMIMÉTICA : A NATUREZA COMO MODELO E MEDIDA



A palavra que vem do grego bios (vida) e mimesis (imitação) resume o simples conceito da Biomimética: a natureza como inspiração inventiva. Apesar disso, a aplicação desta inovação é um pouco mais complexa e influencia diretamente nos hábitos da humanidade, e foi, mergulhando o conceito em tecnologia, que saíram os resultados incríveis desta fusão entre a inspiração pelo natural e as construções humanas.
Janine M. Benyus, escritora científica, defende em seu livro Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza que esta busca vem contra a tendência moderna de dominar ou melhorar a natureza, e se mostra como uma verdadeira revolução na interação Homem x Meio ambiente. “Essa respeitosa imitação é uma abordagem totalmente nova. Diferentemente da Revolução Industrial, a Revolução Biomimética inaugura uma era cujas bases assentam não naquilo que podemos extrair da natureza, mas no que podemos aprender com ela”, afirma.


Uma marca de mp3 players usou os principios de reflexão da luz, comum às asas das borboletas, para reduzir o consumo de energia e melhorar a visibilidade dos seus visores.


Em resumo, a biomimética busca entender as melhores ideias da natureza, e transportá-las para todos os âmbitos da vida moderna.
 

Biologia, química, física, informática, matemática e eletrônica se misturam para reverenciar a sabedoria natural, possibilitando um elo sadio entre a nossa casa, o planeta, e seus habitantes. “Fazendo as coisas à maneira da natureza, temos a possibilidade de mudarmos a forma pela qual produzimos alimentos, aproveitamos energias, curamo-nos, armazenamos informações e administramos os nossos negócios”, conclui a pesquisadora Janine.
“Nós, os humanos, temos usado os recursos naturais de forma totalmente ineficiente e perdulária, com elevados custos ambientais. A biomimética nos oferece um caminho para aprender com os seres vivos como resolver nossos problemas de forma sustentável”, afirmou o engenheiro Jairo Siqueira, que desenvolveu o conceito de Criatividade Aplicada, onde estratégias são ferramentas para o desenvolvimento do pensamento criativo e solução de problemas.

Inspirando-se na eficiente beleza da natureza, a biomimética também propõe a criação de novos valores culturais, tendo o respeito ao meio ambiente como o principal deles.

Os avanços já são notados em nosso dia a dia há bastante tempo, de maneiras mais singelas ou nas grandes evoluções sustentáveis. Para o cientista Stephen Wainwright a biomimética se torna “a mais desafiadora e importante ciência biológica do Século 21”. Veja algumas criações que usaram o princípio da biomimética:

  • Adesivos não-tóxicos: inspirados nas substâncias desenvolvidas por salamandras.
  • Velcro: percebido pelo seu criador durante uma caminha, o velcro veio do estudo de pequenos vegetais de espinhos que ficaram grudados na calça durante o passeio.
  • Construções Ecoeficientes: inspiradas nas casas de insetos como cupins, conseguem atingir uma eficiência energética maior em comparação as comuns.
  • Tintas que facilitam a limpeza: a planta Lotus é conhecida por possuir mecanismos próprios de limpeza e inspirou a criação de tintas, ceras de aplicar em vidros e revestimentos de carros.
  • Taxol: novo e promissor medicamento anticancerígeno, é encontrado na casca do teixo do Pacífico, planta originária do noroeste do oceano Pacífico.

Com a agressividade do desenvolvimento humano em relação à natureza em constante pauta na contemporaneidade, a biomimética ganhou força como uma efetiva mudança na vida moderna. Com raízes na simplicidade e aplicação pouco mais trabalhosa, a biomimética não assusta e assume grande potencial dentro do comportamento sustentável. Para desmistificar a complexidade, o instituto norte-americano de biomimética Biomimicry Institute divulga divertidas músicas infantis que despertam a educação sobre a importante ciência entre as crianças e podem ser ouvidas livremente pelo Myspace do grupo Ask The Planet (em português, Pergunte ao Planeta).

Fonte : http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/biomimetica-a-natureza-como-modelo-e-medida#ixzz1Vo5bSmfj


 

Comentários