BESOURO-NASCE UM HERÓI CAPOEIRISTA-NOSSAS RAÍZES MITOLÓGICAS AFRICANAS

Besouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920 a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários. Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009.


Huen Chiu Ku, coreógrafo de Kill Bill, é o responsável pelas cenas de luta do filme.

Os escravos foram abolidos. Mas o preconceito fez com que eles fossem tratados como escravos para ganhar um pouco de dinheiro para sobreviver. A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manoel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado com Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a hora era para tal. Mestre Alípio foi jurado de morte por ensinar capoeira. Mas Besouro tinha a responsabilidade de protegê-lo. Um dia, quando Besouro estava em uma roda de capoeira, um policial matou o mestre Alípio. Em uma feira onde escravos trabalhavam, Besouro começou a ver uma entidade que o manda ajoelhar. Na tentava de lutar capoeira com a entidade, besouro destroi toda a feira. O feitor e seus homens perseguem Besouro que pula na água. Uma senhora o encontra e lhe dá um colar que lhe deixará de corpo fechado. Ou seja a única coisa que pode matá-lo á a faca de ticum. Besouro começa a incendiar as platações do coronel. Quero Quero, amigo de infância de Besouro começa a se voltar contra ele já que ele estava destruindo tudo que os escravos estavam fazendo. A namorada de Quero Quero, Dinorá então termina o namoro com ele. Dinorá então se encontra com Besouro e faz amor com ele. Quero Quero, revoltado, luta com Besouro na mata. Besouro vence. Quero Quero então mata o feitor e o coloca na frente da casa grande incriminando o Besouro. Os homens do coronel caçam Besouro. Besouro elimina todos. Mas o coronel o mata com a faca de ticum. O coronel tenta estuprar Dinorá que o massacra com capoeira. O filho de Besouro com Dinorá também recebe o nome de Besouro. O filme acaba com Besouro Jr. sorrindo com cara de mal para o coronel que passa de cavalo.



O filme brasileiro "Besouro" não parece um filme brasileiro. Não é comédia, não se passa em uma favela e não tem atores da Globo. E é bem esse avesso que pode fazer "Besouro" voar alto. Contra as fórmulas das produções nacionais, este é um filme de ação,  criado com efeitos especiais nos moldes de sucessos de Hollywood, como "Matrix", "Kill Bill" e "O Tigre e o Dragão".


O protagonista Ailton Carmo, de 22 anos, não é ator, mas um capoeirista que interpreta a história de outro capoeirista, Besouro, que viveu na Bahia nos anos 20 e, reza a lenda, teria poderes sobrenaturais contra fazendeiros escravagistas. Aílton encantou a produção pelo porte físico de atleta e a habilidade no gingado. "Todo capoeirista conhece a história de Besouro. Nas músicas cantadas nas rodas, é mencionado Besouro Mangangá", diz o estreante, que aprovou a experiência.


O fato de poder fazer um filme de ação contra a maré das comédias amorosas e longas de tragédias urbanas foi o que atraiu o renomado publicitário João Daniel Tikhomiroff, 41 anos. "Ao conhecer a história do capoeirista, me veio o estalo. Caramba, nunca vi isso em lugar nenhum, nunca tinha visto um filme brasileiro de super-herói, de ação", diz o diretor, que faz sua estreia no cinema.


Para dar credibilidade ao filme, que teve orçamento de R$ 10 milhões, a produção viajou à Tailândia, onde localizou um dos maiores nomes dos efeitos especiais da indústria. Ex-dublê e parceiro do ator chinês Jet Li, Huen Chiu Ku, conhecido como Dee Dee, foi chamado para coordenar as sequências de ação.


O personagem Besouro apareceu ao diretor por acaso, quando ele visitava um sebo de livros, há cinco anos. "Encontrei o livro Feijoada no Paraíso (do escritor carioca Marco Carvalho) na última prateleira. Resolvi pegar, por mera curiosidade", diz. "Quando li, passou um filme na minha cabeça." O filme se passa na década de 1920, com um Brasil ainda explorando a mão de obra negra. Os capoeiristas, nesse contexto, sofriam repressões violentas por adorarem entidades e orixás. "O povo dizia que ele virava besouro e saía voando. O mito surgiu porque esse negro sempre escapava dos cercos", diz o diretor.

O momento em que Besouro conhece seus poderes é narrado pelo ator Milton Gonçalves, que faz uma participação a convite do diretor. "É o anúncio para o mundo do nascimento de uma personagem maravilhosa", conta o ator, que gostou da ideia de um herói brasileiro e negro que desafia a física como o próprio inseto besouro - que é pesado demais para voar, mas voa. "Temos tão poucos heróis no Brasil. Esse é único, não se parece com os que se vê na TV", diz Gonçalves. As informações são do Jornal da Tarde. 





Fonte : AE - Agencia Estado
<>  <> <> <>   <><>  <> <>  <>  <> <>  <> <>  <>   <>
Besouro - O Filme (Besouro)
Elenco: Aílton Carmo, Anderson Santos de Jesus, Jessica Barbosa, Flavio Rocha, Irandhir Santos, Macalé, Leno Sacramento, Chris Vianna, Sérgio Laurentino, Adriana Alves, Miguel Lunardi.
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Gênero: Ação
Duração: 120 min.
Distribuidora: Disney
Estreia: 30 de Outubro de 2009
Sinopse: O besouro é um inseto que, por suas características, não deveria voar, mas voa.
E Besouro também é o nome do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói.
O filme Besouro, que conta a sua história, é um épico em que fantasia e registro histórico se misturam no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano dos anos 20.
Inspirado em fatos reais, Besouro será um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem sobre este personagem real que se tornou lenda. Queremos que ele seja, para a capoeira, o que filmes chineses contemporâneos como Herói e O Tigre e o Dragão são para as artes marciais orientais: um espetáculo de aventura, onde a paixão, o misticismo e a emoção têm papel central.


A capoeira é uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Ao contrário do que pensam muitas pessoas, por nunca ter sido oficialmente utilizada no treinamento de tropas militares, a capoeira pode ser sim considerada "arte marcial" (marcial = militar). Sendo utilizada por capoeiristas enviados a guerra do Paraguai entre 1864 e 1870, foi de grande auxilio nas lutas em que a arma de fogo não se fazia necessária. Mas também é uma modalidade esporte e expressão cultural que exercita a musculatura proporcionando mais força, rapidez e elasticidade ao praticante muito semelhante ao break dance nos Estados Unidos da América.










Comentários