TUDO QUE VICIA COMEÇA COM A LETRA "C" - Ricardo Mallet*



"Os vícios vêm como passageiros , visitam-nos como hóspedes e ficam como amos." ( Confúcio ) 

Há momentos na vida de um ser humano em que ele se vê sem nada realmente interessante pra fazer . 


Assim , sem companhia , computador ou iPod e com celular fora de serviço , numa viagem de ônibus para Cruz Alta , fui obrigado a me divertir com os meus próprios pensamentos . 


Por alguma razão que ainda desconheço , minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra : vícios . 


Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade . Pensei , p ensei e , de repente , um insight : tudo que vicia começa com a letra C !!! 


De drogas leves a pesadas , bebidas , comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê . 


Inicialmente , lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada . Cigarro vicia e começa com a letra c . Depois , lembrei das drogas pesadas : cocaína , crack e maconha . Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê . 


Entre as bebidas super populares há a cachaça , a cerveja e o café . Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também – adivinha – começa com a letra c . </ span>


Refletindo sobre este padrão , cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida : por que a Co ca-Cola vicia e a Pepsi não ?? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos , deveria haver alguma explicação para este fenômeno . 


Naquele dia , meu insight finalmente revelara a resposta . É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum . Impressionante , hein ?? 


E o chocolate ?? Este dispensa comentários . Vícios alimentares conhecemos aos montes , principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar . Sal é cloreto de sódio . E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana . 


Algumas músicas também causam dependência. Recentemente , testemunhei a popularização de uma droga musical chamada “ créeeeeeu ” . Ficou todo o mundo viciadinho , principalmente quando o ritmo atingia a velocidade … cinco . 
Nesta altura , você pode estar pensando : sexo vicia e não começa com a letra C . 

Pois você está redondamente enganado . Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher . O que vicia é o “ ato sexual ” , e este é denominado coito. 


Pois é . Coincidências ou não , tudo que vicia começa com cê .
Mas atenção : nem tudo que começa com cê vicia !!! 

Se fosse assim , estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em 
Cultura.

Fonte :*Ricardo Mallet- Graduado em gestão empresarial, palestrante e consultor com mais de 20 anos de atuação com foco em liderança proativa. Concebeu a primeira metodologia para o treinamento da proatividade nas empresas.                                                                    

Comentários