PRECE DE GANDHI-EU SÓ PEÇO A DEUS



"Eu só peço a deus que a dor não me seja indiferente

Que a morte não me encontre um dia

Solitário sem ter feito o que eu devia

Eu só peço a deus que a injustiça não me seja indiferente

Pois não posso dar a outra face

Se já fui machucado brutalmente

Eu só peço a deus que a guerra não me seja indiferente

um monstro grande e pisa forte

Toda a pobre inocência dessa gente

Eu só peço a deus que a mentira não me seja indiferente

Se um traidor tem mais poder que um povo

Que este povo não esqueça facilmente

Eu só peço a deus que o futuro não me seja indiferente

Sem ter que fugir desenganado

Pra viver uma cultura diferente


A Oração de Mahatma Gandhi

Senhor, ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos.
Se me dás fortuna, não me tires a razão.
Se me dás sucesso, não me tires a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda.
Não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim.
Ensina-me a amar os outros como a mim mesmo.
Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo; nem cair em desespero se fracasso.
Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede o triunfo.
Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.
Se não me deres o êxito, dá-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender as pessoas, dá-me coragem para desculpar-me.
E se as pessoas me ofenderem, dá-me grandeza para perdoar-lhes.
Senhor, se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim.



PENSAMENTOS DE GANDHI

Se eu pudesse deixar algum presente a vocês, deixaria acesso ao sentimento de amor a vida dos seres humanos, e consciencia de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria dos erros cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para vocês, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável. Além do pão e do trabalho, além do trabalho e da ação, e quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar o interior de si mesmo, a resposta é a força para encontrar a saída. Mahatma Gandhi.


“A prisão não são as grades e a liberdade não é a rua; existem homens presos nas ruas e livres nas prisões. É uma questão de consciência”.
“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível”.
“Um desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto”.
“Orar não é pedir, orar é na respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro”.
“A Terra provê o sulficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não a sua ganância”.
“Somente engrandeceremos nosso direito à vida cumprindo nosso dever de cidadão do mundo”.
“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia”.
“Quem busca a verdade, quem segue a lei do amor, não deve se preocupar com o amanhã”.
“Um país ou uma civilização podem ser julgados pelo modo como tratam seus animais”.
“É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreenção interior”.
“O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio”.
“Quanto mais puro for um coração, mais próximo estará de Deus”.
“O fraco nunca perdoa. O perdão é característica dos fortes”.
“A vida merece algo além do aumento de sua velocidade”.
“Não há caminho para a paz. A paz é o caminho”.
“O futuro depende do que fazemos no presente”.
“Olho por olho, e o mundo acabará cego”.
“A arte da vida é fazer da vida uma arte”.
“O amor é a força mais sutil do mundo”.

Comentários