SAMÃDHI-A REALIZAÇÃO DO DIVINO




Samādhi (sânscrito , samyag,"correto", ādhi, "contemplação") pode ser traduzido por meditação completa.
Segundo Vyāsa, "Yoga é samādhi": controle completo (samādhana) das funções da consciência, que resulta em vários graus de aquisição interna da verdade (samapātti).
A primeira parte dos Yoga Sutras se chama Samādhi-pāda, por ser o samādhi seu objeto. O significado da palavra é diferente em outras tradições religiosas hindus, como o hinduísmo e o budismo.
O samādhi é o terceiro dos três "tesouros do Yoga", ou seja, o fruto colhido pela prática dos demais membros do ashtanga (os oito membros do Yoga). Pela observância de yama e niyama, pela prática de asanas, pranayama e pratyahara, e pelo dharana ("concentração estável"), se chega ao dhyana ("meditação") e se pode atingir samādhi.
Mahāsamādhi (literalmente grande samādhi) é a palavra hindi para a saída consciente do corpo físico por um yogi realizado, na hora da morte.

Samâdhi
A realização do Divino
Um dos sintomas da realização Divina é um grande afluxo das forças nervosas sagradas passando pelo corpo e subindo à "cabeça, acompanhado de lágrimas bem-aventuradas. Este fenómeno é chamado Sammâdhi em sânscrito, e define-se em duas fases essenciais.
Samâdhi significa o estado de união com o Divino. Existe um estado onde se distingue o que é real (o mundo divino) e o que é ilusão (o mundo humano) nomeado Sabikalpa Samâdhi, etapa onde ficam em êxtase, imóvel, o corpo incapaz de se mover.
O outro estado Nirbikalpa Samâdhi é um degrau superior de Samâdhi onde conservam a vossa realização Divina continuando nas vossas actividades quotidianas. O estado de êxtase é permanente. Este estado não diferencia mais do que ele é, do que não é
Aquele que realizou o Divino totalmente tanto como o Divino pessoal (com forma) e o Divino impessoal (sem forma) viu o Divino interiormente e exteriormente recebendo esta revelação directamente de Ele. O ser se encontra então no Sat-Chit-Ananda, o estado do Divino para lá da forma e da sem forma.
É dito com humor que quando a revelação do Divino é revelada, o ser tem mais necessidade de ficar silencioso que de falar. A nossa natureza de criança simples, aberta, sincera, alegre e livre de todo egoísmo é presente.
Eis o que diz Ma Ananda Moyi a respeito do momento em que a união divina se estabelece:
"Então, quando se sacrificam a ele sem reservas, até aos ínfímos poderes que possuem, tão bem que não subsiste nada que vocês possam dizer de vossa propriedade, sabem o que ele fez a este momento bem-aventurado?
Da vossa pequenez ele vos faz perfeito, total e não fica nada para desejar ou terminar. No momento do vosso Dom e da vossa consagração de vocês mesmos, tornam-se completos, neste instante preciso produz-se a revelação da Perfeição ininterrompida e indivisível que é revelada para sempre pelo "Sou"
Extrato de "ASHRAMS" de Arnaud Desjardins nas Edições Albin-Michel.
O melhor modo para atingir o samadhi [absorção meditativa] é aprendê-lo através da prática da meditação sentada(posição de Lótus). Depois de termos praticado suficientemente a meditação sentada por um longo período de tempo, descobriremos que somos capazes de entrar em samadhi quando caminharmos nas florestas, ao lado de um rio na montanha ou no meio de uma campina. Logo após este estado ser atingido, descobriremos que somos capazes de entrar em samadhi até mesmo em uma rua agitada no meio de uma cidade barulhenta. Os estados de samadhi podem ser frágeis no começo, mas com a prática tornam-se muito fortes.

No início, devemos aprender como entrar em samadhi em uma sala quieta com poucas distrações. A luz deve ser reduzida mas a sala não deve estar escura, pois a escuridão pode induzir ao sono. É bom ter um altar ao Buda em sua sala de meditação e é bom curvar-se diante do Buda e acender incenso antes de começar a meditar. Junte seus pensamentos enquanto acende o incenso e focalize sua atenção sobre o Buda. Seu assento não deve estar no vento ou no sol, e sua sala de meditação não deve ser úmida. O objetivo da meditação é elevar sua consciência e não o de fazê-lo ficar doente.

Roupas folgadas e confortáveis devem ser vestidas para a meditação, e o estômago não deve estar cheio de comida. Depois de comer, é melhor esperar pelo menos uma hora depois antes de começar a meditar. Aprendendo como controlar e pacificar estas três áreas de nosso ser, aprendemos como perceber a beleza maravilhosa do Buda que já está dentro de nós.

O mestre Zen da dinastia T'ang, Tsung-mi (780-841), disse que há cinco tipos básicos de samadhi [absorção meditativa]:
OS CINCO TIPOS DE SAMADHI
Samadhi Comum
Este tipo de samadhi é vazio de sabedoria religiosa ou filosófica. Seu único valor está em sua habilidade de ajudar a curar doenças ou de fortalecer a mente. Já que as pessoas que praticam este tipo de samadhi são ignorantes dos níveis mais profundos da meditação, sua prática nada pode fazer para liberá-los do ciclo do nascimento e da morte.
Samadhi Não-budista

Quando os não-budistas meditam, eles podem obter muitas recompensas e muitos insights. Entretanto, já que não realizam a vacuidade inerente de todos os fenômenos, eles não alcançarão os níveis mais elevados do entendimento. A prática pode fazer com que renascem no céu, mas quando seu carma lá for completado, mais uma vez cairão nos reinos inferiores da existência.
Samadhi do Hinayana
Hinayana significa "veículo inferior". O samadhi do Hinayana é um termo usado para descrever uma prática de budistas que sabem como ajudar a si mesmos mas são incapazes ou não-desejosos de ajudar os outros. Este tipo de samadhi é melhor que o samadhi comum ou que o samadhi dos não-budistas, já que é baseado nos ensinamentos do Buda, mas como é fundamentalmente auto-centrado, ele não é o samadhi mais elevado.
Samadhi do Mahayana
Mahayana significa "grande veículo". É chamado o grande veículo porque o praticante do Mahayana está preocupado com o bem-estar dos outros tanto quanto está preocupado com o seu próprio bem-estar. Aquele que conhece o samadhi do Mahayana sabe muito, de fato. Ele entende a natureza da delusão, a não-dualidade, a vacuidade, a necessidade de compaixão e todas as outras idéias profundas dentro do ensinamento de Buda. Seu samadhi beneficia tanto a si mesmo quanto aos outros ao mesmo tempo. É um estado muito grande.
Samadhi Supremo
Este é o samadhi dos budas e todos os budas no universo conhecem este samadhi. É o nível de consciência mais puro e elevado possível.
(Hsing Yün Ta-shi. Only a great rain: a guide to Chinese Buddhist meditation.Traduzido por Tom Graham, introdução de John McRae. Somerville: Wisdom, 1999. Pág. 33-34.)


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