OS OLHOS DE DEUS : A NEBULOSA DE ÓRION-DAS "TRES MARIAS"-Maria,Mãe de Jesus;Maria Magdalena e Maria de Betânia-DO AMOR FEMININO



NEBULOSA DE ORION

Em uma das mais detalhadas imagens astronômicas jamais feitas, o telescópio espacial Hubble presenteou a comunidade científica com uma visão sem precedentes da Nebulosa de Orion. Esta turbulenta região, que é um verdadeiro berçário de estrelas, é um dos mais impressionantes e fotogênicos objetos celestes.

A imagem clara e brilhante revela uma intricada trama de formação de estrelas, que surgem de densos pilares de gás e poeira. A nova foto mostra estruturas em larga escala nunca vistas antes.

Em um mosaico contendo um bilhão de pixels, a câmera de pesquisas avançadas (ACS) do telescópio Hubble revelou cerca de 3.000 estrelas de vários tamanhos. Algumas delas nunca haviam sido fotografadas no espectro da luz visível. Outras têm apenas um centésimo do brilho de estrelas já fotografadas na nebulosa.

Entre as novas estrelas que o Hubble fotografou estão possíveis anãs brancas, o que seria a primeira vez que esses objetos celestes são observados na Nebulosa de Orion. Esses corpos celestes frios são pequenos demais para serem estrelas comuns, não conseguindo sustentar a fusão nuclear que mantêm vivas as estrelas.


 Órion ou Orionte, o caçador Órion, é uma constelação do equador celeste. As estrelas que compõem esta constelação podem ter como elemento do seu nome o genitivo "Orionis".
Órion é uma constelação reconhecida em todo o mundo, por incluir estrelas brilhantes e visíveis de ambos os hemisférios.
A constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas: Betelgeuse (Alpha Orionis) de magnitude aparente 0,50, Rigel (Beta Orionis) de magnitude aparente 0,12, Bellatrix (Gamma Orionis) de magnitude aparente 1,64 e Saiph (Kappa Orionis) de magnitude aparente 2.06.
É uma constelação fácil de ser enxergada pois, dentre as estrelas que a compõem, destaca-se a presença de três, Mintaka (Delta Orionis) de magnitude aparente 2,23, Alnilam (Epsilon Orionis) de magnitude aparente 1,70 e Alnitak (Zeta Orionis) de magnitude aparente 2,03, popularmente conhecidas como "As Três Marias", que formam o cinturão de Órion e estão localizadas no centro da constelação.
Nesta constelação também encontra-se uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosa de Órion que é uma região de intensa formação de estrelas.
As constelações vizinhas são Gemini (Gêmeos), Taurus (Touro), Eridanus, Lepus (Lebre) e Monoceros (Unicórnio).
Na Mitologia grega representa o herói Órion, grande caçador e amado por Artemis. Apolo, irmão de Artemis, por não aprovar o romance entre os dois envia um escorpião para matá-lo. Apolo, então, desafia a pontaria de Artemis, outra grande caçadora, que atinge em cheio seu amado que fugia do escorpião. Percebendo o engano que havia cometido, Artemis, em meio às lágrimas, pediu para Zeus colocar Órion e o Escorpião entre as estrelas.
Na Mitologia nórdica, a constelação é denominada "Frigga Distaff" (Fuso de Frigga). Como a constelação está no equador celestial, vários intérpretes sugerem que as estrelas que giram no céu da noite podem ter sido associadas com a roda girando da deusa Frigga.




Imperdivel. VIdeo produzido pela NASA com milhares de fotos.


Comentários