Estudo revela frequência que uma pessoa deve evacuar por dia para melhorar saúde
Pesquisadores coletaram dados clínicos de mais de 1,4 mil adultos saudáveis sem sinais de doença ativa
Por AFP — Washington
17/07/2024 04h00 Atualizado há um dia
O que acontece se a frequência for baixa?
As frequências de evacuação autodeclaradas pelos participantes foram classificadas em quatro grupos: constipação (uma ou duas evacuações por semana), normal-baixa (de três a seis por semana), normal-alta (de uma a três por dia) e diarreia. Quando as fezes permanecem por muito tempo no intestino, as bactérias, em vez de digerirem a fibra disponível, fermentam proteínas, produzindo toxinas.
"Descobrimos que, mesmo em pessoas saudáveis com constipação, há um aumento dessas toxinas na corrente sanguínea", que são especialmente prejudiciais aos rins, explica Gibbons.
Veja fotos da produção do 'Shimogoe', o fertilizante feito de fezes humanas, popular no Japão
Nos casos de diarreia, a equipe encontrou análises químicas clínicas que indicam inflamação e dano hepático. Gibbons explicou que durante a diarreia, o organismo excreta um excesso de ácido biliar, que o fígado reciclaria para dissolver e absorver as gorduras da dieta.
Como evacuar de uma a duas vezes por dia?
As bactérias intestinais conhecidas como "anaeróbias estritas", associadas à boa saúde, prosperam com uma ou duas evacuações por dia, embora sejam necessários mais estudos para corroborar isso. Segundo Gibbons, para alcançar essa frequência é necessário consumir frutas e vegetais, beber bastante água, praticar exercício físico regularmente e seguir uma dieta predominantemente vegetariana.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/07/17/estudo-revela-frequencia-que-uma-pessoa-deve-evacuar-por-dia-para-melhorar-saude.ghtml
Comentários
Postar um comentário