PAIXÃO DE 5 DÉCADAS: AOS 88 ANOS, COLEGAS DE ESCOLA SE CASAM APÓS REENCONTRO EM REUNIÃO DA TURMA

 Elaine Hall e Roland Passaro se casaram em 23 de março na Flórida

Paixão de cinco décadas: Aos 88 anos, colegas de escola se casam após reencontro em reunião da turma

Elaine Hall e Roland Passaro, ambos de 88 anos, se conheceram na escola em 1950, mas perderam contato antes de firmarem um relacionamento

 

Por 

Sadiba Hasan

 Em The New York Times

13/04/2024 04h00  Atualizado há 14 horas


Roland John Passaro relembra a década de 1950 com uma espécie de ternura melancólica, especialmente quando se trata do tempo que passou com sua primeira paixão, Elaine Hall. Os dois se conheceram na nona série, na então chamada Harrison-Morton Junior High School, em Allentown, Pensilvânia. Ele era um atleta, estrela dos times de beisebol e basquete. Ela era líder de torcida.


Juntos, eles dançaram muitas noites de sábado n Associação Cristã de Moços, nadaram na piscina comunitária no verão e participaram de festas em casa. Eles moravam a apenas quatro quarteirões um do outro e voltavam juntos para casa depois da escola.

Passaro também foi a primeira paixão de Elaine, mas, como ele disse, “havia uma certa inocência naquele período”. Eles nem chegaram a se beijar e, com o tempo, cada um seguiu seu curso. Eles mudaram de colégio e passaram a se ver cada vez menos. Em uma turma de cerca de 900 alunos, os dois tinham horários muito diferentes. Ele namorou outras garotas, e ela conheceu o homem com quem se casaria aos 18 anos.

Ao fim do ensino médio, em 1953, eles continuaram em caminhos separados. Passaro tornou-se jogador do time de beisebol da liga secundária Winston-Salem Red Birds de 1957 a 1961, sendo obrigado a se aposentar após sofrer uma lesão na coluna. Ele se formou no então chamado Moravian College, em Bethlehem, na Pensilvânia, com bacharelado em inglês. Na faculdade, ele conheceu a mulher que se tornaria sua esposa.

Elaine trabalhou para o jornal local The Morning Call, até se aposentar em 2001 como diretora de publicidade e desenvolvimento de negócios. Em meio às notícias, estavam as passagens de Passaro pelo beisebol profissional. Foi assim que ela acompanhou quatro anos da vida dele. Após a aposentadoria no esporte, ela passou a saber dele apenas por boatos — que ele era casado, morava em Miami e trabalhou por muito tempo na Eastern Airlines, onde era vice-presidente de relações trabalhistas.

Apesar de viverem suas próprias vidas, a nostalgia da primeira paixão durou décadas.

— Eu tinha um lugar especial em meu coração para minha primeira paixão, que guardei por toda a minha vida — disse Elaine. — Muitas vezes, me perguntei: ele está feliz? Ele teve uma vida boa? Mas eu não tinha ideia.

Depois de 50 anos separados, os dois se reuniram na reunião do colégio em outubro de 2003 — Foto: The New York Times
Depois de 50 anos separados, os dois se reuniram na reunião do colégio em outubro de 2003 — Foto: The New York Times

Reencontro após 50 anos

Cada um deles teve três filhos. Um dos meninos de Passaro morreu em abril de 2002, e ela teve duas filhas e um filho, que também faleceu em 2021. O primeiro casamento de Elaine terminou em divórcio. Poucos meses depois da morte do filho, a esposa de Passaro faleceu, em fevereiro de 2003.

Vivendo um "período muito difícil", ele não pretendia comparecer à 50ª reunião dos colegas de escola, mas seus amigos o convenceram a fazer a viagem de Miami a Allentown.

Na reunião, em outubro de 2003, Elaine sentou-se em uma cadeira vazia ao lado dele. Ela leu o obituário da esposa de Passaro no The Morning Call e ofereceu suas condolências. Eles conversaram e relembraram os velhos tempos. Foi a primeira vez que se encontraram em 50 anos. Eles se viram mais algumas vezes naquela noite.

No final da noite, enquanto Elaine estava saindo para sua longa viagem de volta para casa em Atlantic City, para onde se mudou após se aposentar, Passaro a pegou na porta. Ele pediu seu endereço de e-mail para que pudessem manter contato, finalizando o pedido com um beijo.

— Ele diz que eu fiz um som de 'opa', como se estivesse surpresa — disse Elaine. — Fiquei com arrepios, com frio na barriga. E eu saí pela porta.

— Não sei se foi para começar alguma coisa ou para dizer adeus — disse Passaro. — Mas tudo funcionou.

Um velho romance

Três semanas depois, ela recebeu uma carta pelo correio. Na carta, ele disse que lamentava não ter falado mais nada no reencontro e que, se ela quisesse continuar a conversa, deveria ligar para ele. Ela o fez e eles conversaram por seis horas. “Tínhamos muito o que colocar em dia”, disse Elaine. Eles conversaram por e-mail e telefone durante três meses, reconectando-se e contando sobre suas vidas.

— Acho que uma das coisas que mais me interessou foi ter alguém que realmente cresceu comigo — disse Passaro. — Quando mencionei uma rua ou algo assim, ela sabia exatamente do que eu estava falando.

Em janeiro de 2004, ela foi para Miami.

— Eu o vi esperando no aeroporto e senti uma sensação na espinha — lembrou ela. — Ele era tão doce.

Ela ficou com ele em Miami por quatro dias e, ao longo do ano, fez várias outras viagens à Flórida. Após cada visita, ele notava mais roupas dela em seu armário. "Eu sabia que ela estava se mudando de uma forma ou de outra”, disse ele.

Essa mudança permanente aconteceu durante as férias daquele ano, em 2004. Suas filhas sentaram-se com ela e sugeriram que ela passasse algumas semanas com ele. “Eu estava loucamente apaixonada por ele, ele estava apaixonado por mim", disse ela, que nunca mais deixou a cidade.

Nos 15 anos seguintes juntos em Miami, aposentados, eles frequentemente viajaram, jogaram golfe e exploraram a cidade. Em 2019, o casal mudou-se para Palm Coast, cidade no norte da Flórida.

Em 23 de março, o casal se casou no Grand Haven Village Center, um espaço de encontro em seu condomínio. James Passaro, filho do noivo que foi ordenado por uma igreja, oficializou a união diante de 22 convidados, que incluíam seus quatro filhos, oito dos nove netos e dois bisnetos.

— Estou muito feliz por termos começado na nona série. Estou muito feliz por ainda estarmos começando — disse o noivo. — É realmente uma história de amor. Exatamente como nos filmes.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/04/13/paixao-de-cinco-decadas-aos-88-anos-colegas-de-escola-se-casam-apos-reencontro-em-reuniao-da-turma.ghtml

Comentários