FALTA DE CHUVA FAZ MILHARES DE CARANGUEJOS-VERMELHOS FICAREM PRESOS EM ILHA AUSTRALIANA

 Caranguejos vermelhos migram para o oceano

Falta de chuva faz milhares de caranguejos-vermelhos ficarem presos em ilha australiana

Atraso de dois meses é o maior já registrado pelas autoridades locais

Por O Globo — Rio de Janeiro

20/02/2024 04h01  Atualizado há um mês

Um período de seca mais intensa que o normal fez com que milhares de caranguejos-vermelhos ficassem presos na ilha Christmas, na Austrália, sem conseguirem completar a sua migração anual para o oceano. O atraso para a conclusão dessa viagem foi de cerca de dois meses, o maior já registrado, segundo as autoridades locais.


— Nos últimos 12 meses, tivemos cerca de metade da nossa precipitação média, e isso foi suficiente para fazer com que a ilha parecesse extremamente seca e poeirenta. E impediu a migração dos caranguejos — disse Brendan Tiernan, coordenador do programa de campo de espécies ameaçadas da Parks Australia, órgão do governo australiano que cuida de parques e áreas de proteção.


— Os últimos seis a nove meses de 2023 foram excepcionalmente secos, tão secos que quando os caranguejos normalmente migravam, em Outubro e Novembro, não tivemos chuvas, e eles não migraram. Esse período seco continuou até Janeiro deste ano — completou Tiernan, em entrevista a agência de notícias Reuters.

A população de caranguejos-vermelhos, uma espécie nativa da ilha e protegida, é de cerca de 100 milhões.

As autoridades locais começaram acompanhar a migração dos caranguejos nos anos 80, e essa é a primeira vez que ela demora até fevereiro para se concluir. Os animais deixam o interior da ilha e seguem rumo ao mar, onde se acasalam. Enquanto as fêmeas ficam em tocas para chocar seus ovos, os machos retornam para o interior do território.

Segundo Tiernan, em dezembro do ano passado, uma pequena chuva chegou a fazer com que alguns desses animais tomassem a iniciativa de iniciarem, enfim, a migração, o que durou pouco.

— Eles avançaram com alguns milímetros (de chuva). Os que começaram a migrar em dezembro rapidamente perceberam que cometeram um erro e voltaram atrás — disse ainda Tiernan.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/02/20/falta-de-chuva-faz-milhares-de-caranguejos-vermelhos-ficarem-presos-em-ilha-australiana.ghtml

Comentários