DEPOIS DO ECLIPSE SOLAR, VEM DEPOIS O 'COMETA DO DIABO'; ENTENDA

 Cometa do Diabo em registro feito no dia 11 de fevereiro


Depois do eclipse solar, vem aí o 'Cometa do Diabo'; entenda

Fenômeno poderá ser visto do Hemisfério Sul a partir do dia 21 de abril

Por O Globo — Rio de Janeiro

09/04/2024 04h00  Atualizado há 4 dias

Astrônomos afirmam que o "Cometa do Diabo" — cujo nome oficial é 12P/Pons-Brooks — deverá se tornar, nos próximos dias, mais visível a olho nu do Planeta Terra, algo que não ocorria há 71 anos. Por enquanto, o cometa é melhor avistado do Hemisfério Norte, mas a sua observação ficará mais fácil à medida que ele se aproximar do Sol. O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024.


Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul. Atualmente, o corpo celeste esverdeado já pode ser avistado no céu com o auxílio de equipamentos como telescópios pequenos, conforme informado pela Nasa.

— O cometa se move da constelação de Andrômeda para Peixes. Ao fazê-lo, passa por estrelas brilhantes que facilitarão a sua localização em determinadas datas. Em particular, em 31 de março, 12P/Pons-Brooks estará a apenas 0,5 grau da estrela brilhante chamada Hamal — explica Paul Strøm, astrofísico da Universidade de Warwick, ao jornal britânico The Guardian.

Impressionante imagem infravermelha do Telescópio Espacial James Webb — Foto: NASA
Impressionante imagem infravermelha do Telescópio Espacial James Webb — Foto: NASA

Descoberto em 1812, o astro tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro (o triplo do tamanho do Monte Everest) e é descrito como um “vulcão frio” por ejetar violentamente gelo e gás — que formam uma cauda em formato de chifres, daí o apelido.

No início de junho, a rocha espacial ficará mais próxima à Terra, cerca de 232 milhões de quilômetros — longe o suficiente para não representar risco aos humanos. Nesse momento, ele ainda será observável, mas binóculos serão necessários, dada a distância do objeto do Sol.

O pesquisador Theodore Kareta conta à ABC News que as explosões dessa rocha espacial permitem que ele se torne claro o suficiente para, em alguns casos, serem vistos sem a necessidade de telescópios profissionais.

Aglomerado de galáxias Perseu fotografado pelo telescópio Euclides — Foto: Divulgação/ESA
Aglomerado de galáxias Perseu fotografado pelo telescópio Euclides — Foto: Divulgação/ESA

— Não há muitos cometas que tenham esses aumentos repentinos de brilho, que sejam tão fortes, e menos ainda que os tenham algumas vezes durante uma órbita. Parece que Pons-Brooks está realmente ativo — comenta.

Os 'chifres do diabo'

Esses corpos celestes são núcleos composto por gelo, poeira e pequenas partículas rochosas, rodeados por uma nuvem nebulosa de gases. Quando um cometa criovulcânico, como o 12P/Pons-Brooks, chega próximo ao Sol, ele aquece. A pressão aumenta até que o nitrogênio e o monóxido de carbono explodam e detritos gelados sejam expelidos através de grandes rachaduras.

Eclipse solar fotografado da Austrália em 2002 — Foto: AFP
Eclipse solar fotografado da Austrália em 2002 — Foto: AFP

O astrônomo amador e professor aposentado da Universidade do Arizona, Eliot Herman, tem monitorado o cometa. Segundo ele, o corpo celeste brilhou abruptamente quase 100 vezes em 31 de outubro e continuou a ficar mais brilhante nos dias seguintes, o que indica que há uma nova explosão de atividade criovulcânica.

— Esse cometa foi amplamente divulgado nas notícias devido a duas explosões anteriores, que produziram a aparência de um "demônio com chifres". No Halloween, o diabo irrompeu novamente com uma grande explosão que continuou no dia seguinte — disse Herman.

Foto de Saturno tirada pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, em 20 de junho de 2019 — Foto: Nasa/AFP
Foto de Saturno tirada pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, em 20 de junho de 2019 — Foto: Nasa/AFP

O 12P/Pons-Brooks se desloca, atualmente, em direção ao Sol a cerca de 20 km por segundo, atraído pela força gravitacional do astro. À medida que se aproxima, a rocha pode chegar a 160 mil km/h. A aproximação com a Terra será posterior, quando a rocha espacial atingir cerca de 232 milhões de km/h, em meados de junho. Depois, o "cometa do diabo" será lançado gravitacionalmente de volta ao sistema solar exterior e não vai retornar até 2095.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/04/09/depois-do-eclipse-solar-vem-ai-o-cometa-do-diabo-entenda.ghtml

Comentários