BRASIL É, AGORA O NOVO 'REI DO MILHO' E SUPERA OS EUA EM EXPORTAÇÕES GLOBAIS

 Fazendeiro colhe milho em fazenda do Brasil: país respondeu quase um terço das vendas globais no ano-safra encerrado em agosto

Brasil é, agora, oficialmente o novo 'rei do milho' e supera os EUA em exportações globais

País responde hoje por um terço do mercado internacional. Americanos lideraram as vendas do grão por mais de meio século e, na soja, hoje ocupam um distante segundo lugar

 

Por Bloomberg

01/09/2023 09h26  Atualizado há 7 meses

Por mais de meio século, os produtores rurais americanos dominaram o mercado internacional de milho, crucial para a alimentação de rebanhos e fabricação de alimentos processados em todo o mundo.

Não mais. No ano-safra que se encerrou nesta quinta-feira, os EUA entregaram a coroa de principal exportador de milho para o Brasil e podem nunca mais recuperar este título


Os EUA foram responsáveis ​​por cerca de 23% das exportações globais de milho no ano-safra que se encerra neste mês, enquanto o Brasil respondeu por quase 32%, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA.


E o país deve manter a liderança no ano-safra que se inicia em setembro.

A agropecuária deu forte impulso à economia brasileira este ano. No primeiro trimestre, o setor avançou 21%, recorde histórico. Nos três meses encerrados em julho, houve ligeira queda, de 0,9%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.

Em dados que remontam ao governo Kennedy no início dos anos 1960, os EUA só haviam saído do primeiro lugar por um único ano, em 2013, após uma seca devastadora. Foi também em 2013 que o Brasil assumiu a liderança definitiva nas exportações globais de soja.

Uma série de fatores nos EUA contribuíram para o Brasil passar à frente: custos crescentes, escassez de terras agrícolas, impactos duradouros da guerra comercial que o ex-presidente Donald Trump travou com a China e um dólar forte, que é desfavorável às exportações.

Fim da supremacia americana

Os EUA hoje respondem por cerca de um terço das exportações globais de soja, um distante segundo lugar atrás do Brasil.

No ano que vem, os EUA perderão também sua supremacia no trigo, com a União Europeia e, em seguida, a Rússia, superando os agricultores americanos no mercado global.

É uma guinada para um país que exalta, no seu hino, "os campos de grãos dourados" da nação.

Isso representa uma grande mudança para um país que costuma se gabar, inclusive no seu repertórico de músicas patrióticas, dos seus "campos de grãos dourados".

No auge, os Estados Unidos exportavam 78% de sua produção anual de trigo, 54% de sua soja e 45% de seu milho. Em 2024, essas cifras estão previstas para cair para 40%, 43% e 14%, respectivamente. Com disso, os Estados Unidos estão representando uma parcela menor das exportações globais de produtos agrícolas em geral.

No caso do milho, cerca de 40% da produção americana abastece usinas de etanol, e essa demanda está em risco com o avanço dos veículos elétricos.

China, parceira do Brasil

O Brasil, por outro lado, investiu para melhorar a infraestrutura portuária e logística e, com o clima mais quente, obtém duas colheitas de milho por ano. O país também se beneficia de boas relações com a China.

No ano passado, a potência asiática assinou um acordo de compra de grãos brasileiros para reduzir sua dependência dos EUA e substituir o fornecimento da Ucrânia cortado pela invasão russa.

O primeiro embarque de milho do Brasil sob o novo acordo partiu em novembro. Em julho, a China já foi o principal destino dos embarques de milho do Brasil, com compra de 902 mil toneladas.

A interdependência com a China também se estende a investimentos em infraestruturas e tecnologia que fortalecem ainda mais os vínculos dos dois países, membros fundadores do Brics.

- Não parece provável que as relações diplomáticas dos EUA com a China melhorem muito no curto prazo, o que, gostemos ou não, deixará a agricultura dos EUA em desvantagem - disse Even Pay, analista agrícola da Trivium China, uma consultora política em Pequim.

Krista Swanson, uma agricultora de Illinois e economista líder na National Corn Growers Association, disse que uma safra gigante no Brasil e um déficit nos Estados Unidos, juntamente com uma moeda mais brasileira fraca, deram à indústria de exportação de milho brasileira a vantagem nesta temporada. Mas ela espera que isso seja temporário.

- Estávamos um pouco nadando contra alguns desafios no mercado mundial este ano.


Fonte:https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2023/09/01/brasil-e-agora-oficialmente-o-novo-rei-do-milho-e-supera-os-eua-em-exportacoes-globais.ghtml

Comentários