INSÔNIA: SAUNA, CHÁS E LEITE DE AVEIA; OS HÁBITOS TÍPICOS DE 4 PAÍSES QUE AJUDAM A DORMIR BEM

 

Insônia: sauna, chás a leite de aveia; os hábitos típicos de 4 países que ajudam a dormir bem
FreePik

Insônia: sauna, chás a leite de aveia; os hábitos típicos de 4 países que ajudam a dormir bem

Saiba como os costumes de outros lugares do mundo podem melhorar a noite de sono

 

Por Melanie Shulman, La Nacion

02/03/2024 04h30  Atualizado há 2 semanas


Para algumas pessoas, pegar no sono depois de um dia longo e exaustivo pode ser fácil. No entanto, para outras, conciliar o sono é uma missão impossível e, para conseguir isso, tentam todo tipo de estratégias que, muitas vezes, não dão certo. Diante desse panorama enlouquecedor de ver as horas passarem sem conseguir fechar os olhos, existem várias técnicas que podem induzir um efeito calmante no corpo, melhorar a qualidade do descanso e facilitar o sono.

Dados da Sleep Foundation dos Estados Unidos estimam que dois terços da população têm problemas para dormir. Pablo Ferrero, especialista em medicina do sono e do trabalho e diretor do Instituto Ferrero de Neurologia e Sono (M.N: 119.738), explica que muitas pessoas que, por exemplo, têm insônia, são afetadas pelo pensamento de que não vão dormir o suficiente e, consequentemente, não conseguem descansar e se recuperar para enfrentar com sucesso as atividades do dia seguinte. Veja abaixo, quatro técnicas diferentes ao redor do mundo, fiéis à sua cultura, para induzir o sono.

Finlândia

Frequentador em sauna finlandesa — Foto: Reprodução / Creative Commons

Frequentador em sauna finlandesa — Foto: Reprodução / Creative Commons

Nesta nação nórdica, é comum as pessoas visitarem a sauna antes de ir dormir. A Finlândia é reconhecida por ser pioneira na criação desses espaços, que oferecem benefícios físicos, mentais e estéticos. A razão por trás desse costume é que o calor da sauna ajuda a induzir o sono.

Ferrero explica que se expor a esse tipo de ambiente faz com que — nossos vasos sanguíneos relaxem e que o fluxo sanguíneo aumente, especialmente para as mãos e os pés — conta.

Ao finalizar — o corpo é capaz de liberar calor com mais facilidade, o que leva a uma diminuição na temperatura corporal. Isso, por sua vez, facilita a secreção de melatonina — diz o especialista. Para dormir — a temperatura corporal deve estar baixa, então dessa forma é indicado ao cérebro que chegou a hora do descanso — acrescenta o médico. O mesmo raciocínio se aplica também a um banho quente ou de imersão.

Este país escandinavo valoriza o uso de saunas há séculos (eles as têm em suas casas) e esse costume se espalhou pelo mundo todo. Os finlandeses entendem a sauna como um espaço que, além de promover o sono, purifica o organismo e permite a interação social. Eles preferem as salas secas, que são construídas de madeira e não contêm água em seu interior. A umidade nesses espaços não ultrapassa 20%, enquanto a temperatura varia entre 70 e 100 graus Celsius. Por esse motivo, é aconselhável não permanecer mais de 20 minutos no interior, especialmente se a pessoa tiver uma boa saúde e não sofrer de problemas cardíacos ou pressão arterial alta.

Índia

Xícara de chá — Foto: Freepik

Xícara de chá — Foto: Freepik

Na Índia, é comum as pessoas tomarem um chá antes de dormir, mas não se trata de qualquer tipo. Para reduzir o estresse e facilitar o sono, deve ser de ashwagandha, uma erva medicinal de caráter adaptogênico (essa denominação é usada para descrever a capacidade que uma planta possui de combater o estresse) utilizada há anos pela medicina ayurvédica. Entre seus múltiplos compostos ativos, o que predomina é o conhecido como withanólidos, responsável por equilibrar o cortisol, o hormônio do estresse. Isso acalma a mente, relaxa o corpo e induz ao sono.

Segundo os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), existem estudos que demonstram benefícios em pessoas com problemas para dormir derivados do consumo de ashwagandha. De acordo com os relatórios, aqueles que a consomem conseguem pegar no sono mais rapidamente e experimentam menos interrupções durante a noite.

Dessa planta originária da região do Oriente Médio e África, podem-se consumir suas bagas frescas e secas, as folhas e a raiz. Localmente, obtê-la é um pouco difícil, limitando-se a lojas de produtos naturais ou de ervas medicinais. Para preparar entre duas e três xícaras diárias desta infusão - quantidade recomendada por dia - serão necessários seis gramas de ashwagandha em pó, três xícaras de água e adoçante a gosto, como mel ou canela, pois esta plantio costuma ter um sabor amargo.

O procedimento é o seguinte: a água deve ser fervida em fogo baixo e, aos poucos, a ashwagandha é adicionada. Em seguida, deve-se deixar repousar por cerca de dez minutos, coar e adicionar os adoçantes. As mulheres grávidas e lactantes devem restringir seu consumo, pois os princípios ativos da ashwagandha podem interferir e causar danos ao bebê. No entanto, apesar de ser uma infusão natural, é recomendável consultar um profissional de saúde antes de consumi-la para obter aconselhamento personalizado, já que as necessidades de cada pessoa são diferentes.

Suécia

Leite — Foto: Pixabay

Leite — Foto: Pixabay

Na Suécia, tanto adultos como crianças costumam tomar uma bebida à base de leite e aveia antes de dormir. Ambos os alimentos são fonte de triptofano, um aminoácido que, segundo a Sleep Foundation, favorece a produção de melatonina, um hormônio essencial para regular o ciclo do sono e da vigília, bem como de serotonina, um neurotransmissor que influencia o estado de humor, o pensamento cognitivo e a memória. Além disso, garantem que tomar uma infusão quente ajuda a relaxar os músculos e a acalmar a mente.

O relatório da Sleep Foundation destaca vários estudos que evidenciam uma conexão entre o consumo de leite e a melhora na qualidade do sono. Entre eles, destaca-se uma pesquisa focada em adultos com mais de 65 anos, a qual revela que aqueles que consumiam o líquido morno antes de dormir e mantinham uma rotina regular de exercícios físicos tinham mais facilidade para pegar no sono em comparação com aqueles que não seguiam essas práticas. Além disso, outro estudo realizado em pacientes hospitalizados com problemas cardíacos mostrou que o consumo da bebida em temperatura ambiente misturada com mel durante três noites consecutivas contribui significativamente para melhorar a qualidade do sono.

A entidade, recomenda tomar um copo de leite todas as noites e garante que, além dos mitos que circulam sobre sua possível contribuição para o aumento de peso, este alimento é completamente saudável. Isso ocorre porque, assim como a aveia, o leite é uma fonte significativa de cálcio, um mineral essencial para o funcionamento adequado dos músculos. Por esse motivo, um relatório da entidade indica que esta bebida pode ser benéfica para a recuperação muscular, especialmente em pessoas que praticam exercícios físicos regularmente.

Inglaterra

Chá de camomila  — Foto: Freepik

Chá de camomila — Foto: Freepik

Os ingleses, incontestáveis especialistas em chá, optam por tomar uma infusão de camomila para induzir o sono. Esta erva aromática pertence à família Asteraceae, assim como as margaridas, os girassóis e os crisântemos. É utilizada desde tempos ancestrais como medicina para o cuidado do cabelo, da pele e para aliviar dores corporais.

Mas também contém apigenina, uma substância antioxidante que afeta os receptores do cérebro e gera sonolência, reduzindo as chances de insônia e promovendo a qualidade do sono.

Há muito tempo, essa qualidade da camomila tem sido objeto de estudo por seus potenciais benefícios contra a insônia. Embora a Healthline aponte que ainda seja necessária mais evidência para afirmar com certeza seus efeitos. Existem diversas pesquisas que apoiam os efeitos promissores para melhorar a qualidade do sono.

Um estudo focado em mulheres no período pós-parto revelou que aquelas que consumiram chá de camomila por duas semanas seguidas apresentaram menos problemas para dormir em comparação com aquelas que não tomaram. Além da bebida, outra análise demonstrou que as pessoas que ingeriram 270 miligramas de extrato de camomila tanto pela manhã quanto à noite durante 28 dias tiveram um terço menos de interrupções do sono noturno e conseguiram pegar no sono cerca de 15 minutos mais rápido do que aqueles que não fizeram.

Para preparar uma infusão de camomila, — as flores devem estar secas — diz Yael Hasbani, Health Coach. — Elas devem ser adicionadas à água assim que ela atingir o ponto de ebulição — continua a especialista. Em seguida, é necessário deixar repousar por alguns minutos antes de servir. — Para cada litro de água, devem ser adicionadas duas colheres de sopa de camomila — esclarece Hasbani.

Segundo o portal especializado em saúde, Medical News Today, existem certos grupos de pessoas que deveriam restringir o consumo de camomila. Entre eles, estão aqueles que poderiam apresentar reações alérgicas a algum de seus componentes, bem como pessoas em tratamento médico que consomem medicamentos específicos, como anticoagulantes, por exemplo. Também é desaconselhável o seu uso em mulheres grávidas, pois o consumo desta erva "poderia aumentar o risco de parto prematuro", de acordo com esclarecimentos da entidade. Finalmente, seu consumo é contraindicado em crianças, pois elas podem não tolerá-la adequadamente.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2024/03/02/insonia-sauna-chas-a-leite-de-aveia-os-habitos-tipicos-de-4-paises-que-ajudam-a-dormir-bem.ghtml

Comentários