IDOSO DE 93 ANOS TEM IDADE BIOLÓGICA DE HOMEM DE 30 ANOS E VIRA ALVO DE ESTUDO

 Imagem ilustrativa da notícia Idoso de 93 anos é estudado por ter idade biológica de 30

Richard Morgan é um idoso de 93 anos com muitos músculos e pouca gordura. | Foto: reprodução/Arquivo pessoal

Idoso de 93 anos tem idade biológica de homem de 30 e vira alvo de estudo

Cientistas investigam eficácia da rotina de alimentação e exercícios de Morgan, que começou tardiamente, aos 73 anos

22 jan

2024

- 13h29

 

Cientistas estão investigando Richard Morgan, um irlandês de 93 anos, para entender os segredos por trás de sua notável idade biológica, equivalente à de alguém na faixa dos 30 anos. 

 

Morgan, ex-operário que começou a se exercitar aos 73 anos, possui um desempenho aeróbico comparável ao de uma pessoa de 30 anos, compõe 80% de seu corpo com músculos e tem apenas 15% de gordura.

 

Ao longo de sua vida, Morgan remou o equivalente a quase 10 voltas ao redor do mundo e conquistou quatro campeonatos mundiais de remo. Seu regime diário de treinamento inclui aproximadamente 40 minutos de remo, uma sessão de musculação com pesos para fortalecimento e outros exercícios que combinam alta e baixa intensidade.

 

Pesquisadores da Universidade de Limerick conduziram estudos sobre a atividade cardíaca, pulmonar e muscular de Morgan durante seus exercícios de remo. Os resultados, detalhados em um estudo de caso publicado no Journal of Applied Physiology, revelaram um pico de 153 batimentos por minuto em seu pulso, superando a frequência cardíaca máxima prevista para sua idade e destacando um coração excepcionalmente forte para alguém na faixa dos 90 anos.

 

“Precisamos de olhar para os idosos muito ativos se quisermos compreender o envelhecimento”, disse Bas Van Hooren, doutorado na Universidade de Maastricht, na Holanda, e um dos autores do estudo.

 

O que tornou Morgan especialmente interessante para os pesquisadores foi que ele só começou a praticar esportes ou exercícios físicos aos 73 anos. Sua dieta, rica em proteínas, contribui para a construção muscular e a manutenção de um metabolismo acelerado.

 

Confira a rotina de exercícios de Morgan registrada pelos pesquisadores:

Toda semana Morgan rema cerca de 30 quilômetros em média, durante 40 minutos por dia.

Cerca de 70% desses treinos são fáceis, com Morgan quase sem trabalho. Outros 20% estão num ritmo difícil mas tolerável, e os 10% restantes numa intensidade total e pouco sustentável.

Duas ou três vezes por semana, ele também treina com pesos, usando halteres ajustáveis para completar cerca de três séries de estocadas e roscas, repetindo cada movimento até que seus músculos estejam cansados demais para continuar.

Morgan ingere muita proteína , seu consumo diário excede regularmente a recomendação dietética usual de cerca de 60 gramas de proteína para alguém com seu peso.

“Ainda estamos aprendendo sobre como iniciar um programa de exercícios para a velhice, mas há evidências bastante claras de que o corpo humano mantém a capacidade de se adaptar ao exercício em qualquer idade”, declarou o diretor do Laboratório de Desempenho Humano da Ball State University, em Indiana, Scott Trappe.

 

Fonte:https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/idoso-de-93-anos-tem-idade-biologica-de-homem-de-30-e-vira-alvo-de-estudo,12b4fc65b09930eddd9fc31f7e1f9d76b30xdmgd.html?utm_source=clipboard

 

Comentários