Descubra 7 plantas tóxicas para animais
Algumas comuns como lírio, copo de leite e antúrio estão na lista
Quem gosta de cultivar plantas em casa e tem animais de estimação precisa ficar atento a algumas espécies que podem intoxicar cães ou gatos. A melhor maneira de driblar esse risco é manter o jardim fora do alcance dos pets. “Outra dica é sempre deixar água à disposição do bicho, para evitar que ele procure nos vasos”, diz a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes.
Em caso de intoxicação, diz Dra. Carla, lave a boca e os olhos do animal em água corrente, colete partes da planta que o animal ingeriu e procure um veterinário, que deverá ser informado sobre o tipo e a quantidade de planta ingerida, o horário presumido da ingestão e os sintomas observados antes da consulta. Veja a seguir as 7 espécies que podem intoxicar os pets.
Comigo-ninguém-pode
Todas as partes da planta são tóxicas e produzem irritação nas mucosas. Ao ingeri-la, o animal pode apresentar irritações, queimaduras e inflamações na mucosa oral, que podem causar perda de apetite, vômito e diarreia. Alguns animais podem mostrar dificuldade para respirar. E, em casos mais graves, podem ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.
Copo-de-leite
Toda a planta é tóxica e causa irritação nas mucosas, prurido intenso na face e edema, além de salivação e paralisia no mecanismo de deglutição.
Antúrio
Pode causar os mesmos efeitos do copo de leite.
Azaleia
A parte mais tóxica da planta é a folha. Porém, outras partes podem causar intoxicação, levando à depressão nos sistemas nervoso e respiratório. Vômitos prolongados, convulsões, perda do controle muscular e fraqueza estão entre os sintomas.
Espada-de-São-Jorge
Possui substâncias de alta toxicidade. Entre os males que pode causar aos animais de estimação está a dificuldade de movimentação e de respiração devido à irritação da mucosa e salivação intensa.
Lírio
Nos gatos ocorre uma intoxicação sistêmica e nos cães uma indisposição gastrointestinal. Qualquer parte desta planta, se ingerida pelos gatos, deve ser considerada potencialmente tóxica, podendo causar falência renal aguda.
Violeta
No caso de ingestão da planta, há risco de alterações gastrointestinais severas, alterações circulatórias e respiratórias.
Fonte:https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2017/02/descubra-7-plantas-toxicas-para-animais.html
Comentários
Postar um comentário