A MEDITAÇÃO DAS 12 NOITES SANTAS ORGANIZADA PELO FILÓSOFO NASCIDO NA REGIÃO AUSTRÍACA-HÚNGARA RUDOLF STEINER, CRIADOR DA ANTROPOSOFIA
A meditação das
12 noites santas
A ideia é desde a noite de 25 de
dezembro até noite de 5 de janeiro, se concentrar em um tema e a uma
constelação logo antes de dormir. Ao acordar, anotar o que sonhou em um caderno
Por
Carolina
Chagas
14/12/2023 04h30 Atualizado há 6 dias
O assunto deste texto chegou a mim embalado em papel kraft. Foi minha irmã quem me entregou e quem enviou foi o Bruno Andreoni, que faz cadernos artesanais. Gosto de pacotes cor de kraft. Me remetem a pão quentinho e ao prenúncio de uma boa manhã. Essa meditação foi organizada pelo filósofo Rudolf Steiner que desenvolveu a antroposofia, que entre muitas coisas inclui a agricultura biodinâmica e a pedagogia Waldorf, das escolas de mesmo nome e um jeito peculiar e amoroso de lidar com o desenvolvimento infantil.
Aqui vamos tratar das 12 noites santas, período entre o Natal e o dia de Reis (06 de janeiro) em que os três reis magos percorreram o deserto para levar ouro, incenso e mirra a Jesus Cristo. Esse momento chamado de “advento” (que quer dizer aquele que vem) já era considerado especial por muitas civilizações antigas. A ideia da meditação é desde a noite de 25 de dezembro até noite de 5 de janeiro, se concentrar em um tema e a uma constelação logo antes de dormir. Ao acordar, anotar o que sonhou em um caderno. Os reis magos são considerados os padroeiros dos astrólogos e essas constelações estariam ligadas aos 12 signos que ocorrem nos 12 meses do ano. A meditação serve de inspiração, cura e preparo para o ano que virá.
O trabalho do Bruno inclui um caderno, uma explicação sobre a meditação e 12 cartas, cada uma com a imagem da constelação de um lado e um texto para meditar do outro. Farei a minha usando o material feito pelo Bruno, que pode ser encomendado no instagram @veiodela. Super recomendo.
Divido a seguir o tema de cada dia de meditação. Recomenda-se encontrar um espaço de paz e silêncio e um mesmo horário para se preparar cada noite. Tomar um banho pensando numa limpeza profunda de corpo e da alma também é aconselhado antes de se concentrar no assunto de cada dia. Ao acordar na manhã seguinte, anote seus sonhos com detalhes e esses doze dias se mantenha atento aos sinais, sentimentos e conversas inspiradoras que tiver. Ao final das 12 noites pense nas mensagens que os sonhos inspiraram.
- Dia 1, 25 de dezembro, faça um contato com a constelação de peixes e com sua capacidade de estar em pé, com a base firme no chão e plena capacidade de se relacionar com esse mundo e seguir adiante.
- Dia 2, 26 de dezembro, faça um contato com a constelação de aquário, com os anjos que iluminam e protegem o nosso caminhar e com os seus ideais verdadeiros.
- Dia 3, 27 de dezembro, conecte-se com a constelação de capricórnio, ligada aos arcanjos, à coragem e à inteligência.
- Dia 4, 28 de dezembro, a conexão será com a constelação de sagitário, ligada aos arqueus, os espíritos do tempo que bem orientam o nosso futuro e as nossas aspirações.
- Dia 5, 29 de dezembro, o contato será com a constelação de escorpião, que remete à destruição e à transmutação e à nossa capacidade de superar e transformar a realidade.
- Dia 6, 30 de dezembro. Neste dia o contato será com a constelação de libra, ligada à harmonia e ao equilíbrio interior.
- Dia 7, 31 de dezembro, faça um contato com a constelação de virgem, ligada ao feminino e ao poder da criação, do novo.
- Dia 8, 1 de janeiro, o contato será estabelecido com o a constelação de leão, que nos ensina a aceitar o destino com coragem e entusiasmo.
- Dia 9, 2 de janeiro, conecte-se com a constelação de câncer, iluminada pelos querubins, que protegem as transições e trazem resiliência para a nossa rotina.
- Dia 10, 3 de janeiro, fixe-se na constelação de gêmeos, que inspira o amor fraterno, a base das boas relações sociais.
- Dia 11, 4 de janeiro, o contato deve ser feito com a constelação de touro, que traz persistência e desenvolvimento.
- Dia 12, 5 de janeiro, a última noite, faça um contato com a constelação de áries, que traz amor e liberdade à nossa rotina.
Comentários
Postar um comentário