OS QUATRO MELHORES HÁBITOS ALIMENTARES PARA QUEM QUER VIVER MAIS, DE ACORDO COM HARVARD

 

Os melhores hábitos alimentares, de acordo com Harvard
Os melhores hábitos alimentares, de acordo com Harvard Pexels



Os 4 melhores hábitos alimentares para quem quer viver mais, de acordo com Harvard

Pesquisadores da universidade classificaram os principais cardápios com base em eficácia para a longevidade. Veja quais são

Por Redação Glamour

19/01/2023 04h11  Atualizado há 3 dias


Pesquisadores da Universidade de Harvard estão interessados em saber quais padrões alimentares podem aumentar a longevidade. Para tanto, classificaram quatro das principais dietas com base em sua eficácia na redução do risco de morte precoce.


Foram elas: o índice de Alimentação Saudável, desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos como orientação padrão do país, o Índice Alternativo de Alimentação Saudável, desenvolvida pela universidade, a dieta mediterrânea e a dieta vegana.

Os resultados são baseados em uma pesquisa realizada com mais de 100 mil homens e mulheres acompanhados por 36 anos. Os participantes foram convidados a preencher um questionário dietético, que apontava se eles estavam seguindo padrões alimentares saudáveis.

Eles também foram pontuados usando o Índice de Alimentação Saudável dos Estados Unidos e o Índice Alternativo de Alimentação Saudável, que dão notas com base na frequência com que uma pessoa come alimentos saudáveis e não saudáveis. Cada participante tinha uma pontuação específica.

Então, a partir do controle de fatores externos, como histórico familiar, tabagismo consumo de álcool, eles determinaram o risco de mortalidade por todas as causas a cada ano que uma pessoa sofre com base na dieta.

“Estes padrões alimentares se destinam a fornecer conselhos, baseados na ciência, que promovem a boa saúde e reduzem as principais doenças crônicas”, explicou Frank Hu, um dos autores do estudo e nutricionista na Universidade de Harvard.

 — Foto: Glamour

— Foto: Glamour

Os melhores hábitos alimentares, de acordo com Harvard

Segundo os pesquisadores, a conclusão foi que um cardápio balanceado, rica em grãos integrais, frutas, vegetais, nozes e legumes, é melhor para a longevidade do que excluir totalmente os produtos de origem animal.

O índice de Alimentação saudável, que rastreia se as pessoas seguem as diretrizes nutricionais básicas dos Estados Unidos, enfatizam alimentos saudáveis à base de plantas, desaprovam carne vermelha e processada e desencorajam o consumo de açúcar adicionado, gorduras não saudáveis e álcool. As pessoas que seguiram essa métrica de dieta tiveram um risco 19% menor de morrer por qualquer causa.

O resultado foi 1% menor do que o Índice Alternativo de Alimentação Saudável, criado pela Harvard, e que segundo o estudo reduziu o risco de morte dos participantes em 20%.

Já as pessoas que seguiram uma dieta mediterrânea, que inclui vegetais e legumes, frutas, nozes, grãos integrais e peixe, reduziram o risco em 18%. A dieta vegana também previniu a morte precoce, porém em menor porcentagem, em torno dos 14%.

Os participantes que aderiram aos vários padrões de alimentação saudável também apresentaram melhor risco de morte por câncer, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e doenças respiratórias.


Fonte:https://glamour.globo.com/dossie/corpo/noticia/2023/01/melhores-habitos-alimentares-de-acordo-com-harvard.ghtml

Comentários