MOSCAS SÃO ANIMAIS COM PERCEPÇÃO TEMPORAL MAIS ACELERADA, DIZ ESTUDO

  

Estudo revela quais animais percebem o tempo de forma mais rápida
Estudo revela quais animais percebem o tempo de forma mais rápida Alex Perez/ Unsplash

Moscas são os animais com percepção temporal mais acelerada, diz estudo

Pesquisadores da Irlanda mediram a taxa pela qual mais de 100 espécies percebem alterações no seu entorno — e os humanos estão longe de ser os mais ágeis

Por Redação Galileu

20/12/2022 13h44  Atualizado há um mês


Moscas-varejeiras percebem o tempo muito mais rápido que cachorros, que por sua vez o notam mais rápido que as estrelas-do-mar. Esses são alguns dos resultados de um estudo realizado pela Universidade de Galway, na Irlanda, que analisou a percepção temporal de mais de 100 animais.

Os pesquisadores descobriram que os animais com estilos de vida acelerados têm sistemas visuais que podem detectar mudanças em velocidade mais alta. Espécies como moscas-varejeiras e moscas-do-dragão foram capazes de detectar mudanças a uma taxa de 300 hertz (Hz), medida que descreve qualquer evento periódico — oscilações ou rotações — por segundo.

Isso é significativamente mais rápido do que humanos, que podem ver a 65 Hz. Nos vertebrados, os olhos mais rápidos pertencem ao pássaro papa-moscas-preto, espécie da Europa que vê a 146 Hz. O salmão, por sua vez, registrou 96 Hz e os cachorros, 75 Hz. Entre os invertebrados, os olhos mais lentos são das estrelas-do-mar, com 0,7 Hz.

"Ter uma visão rápida ajuda uma espécie a perceber mudanças de maneira mais ágil no ambiente. Essa percepção detalhada é muito útil se você se mover rapidamente ou precisar identificar a trajetória de uma presa em movimento", explica Kevin Healy, da Universidade de Galway, em comunicado.

Esses dados foram coletados usando experimentos de luz oscilante. Os pesquisadores fizeram um exame oftalmológico chamado eletrorretinograma para medir a rapidez com que um animal podia detectar a taxa de uma luz piscando.

Uma descoberta inesperada é que muitos predadores terrestres têm percepção relativamente lenta em comparação com predadores aquáticos. "Achamos que essa diferença pode ser porque em ambientes aquáticos os predadores podem ajustar continuamente sua posição ao atacar a presa”, comenta Healy.

Membros de uma mesma espécie também podem ter percepções temporais variadas, inclusive humanos. Estudos anteriores já sugeriram que goleiros de futebol, por exemplo, veem mudanças em uma taxa mais alta. Certos hábitos, como beber café, também podem interferir nessa capacidade.


Fonte:https://revistagalileu.globo.com/um-so-planeta/noticia/2022/12/moscas-sao-os-animais-com-percepcao-temporal-mais-acelerada-diz-estudo.ghtml

Comentários