ENTENDA O QUE É O ADENOCARCINOMA NO INTESTINO DIAGNOSTICADO NA CANTORA PRETA GIL

  

Preta Gil.
Preta Gil. Arquivo/Alex Santana

Entenda o que é o adenocarcinoma no intestino diagnosticado na cantora Preta Gil

Câncer maligno pode se desenvolver em diversos locais do corpo; artista iniciará tratamento na próxima segunda

Por Bernardo Yoneshigue

11/01/2023 09h49  Atualizado há uma semana

A cantora Preta Gil revelou na noite desta terça-feira ter sido diagnosticada com um adenocarcinoma no intestino, um tipo de câncer maligno, após passar seis dias hospitalizada na clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Em publicação nas redes sociais, a artista disse que iniciará o tratamento na próxima segunda-feira.

"Tenho adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante", escreveu.

O que é adenocarcinoma?

O adenocarcinoma é o nome dado a um tumor maligno que surge nas células dos tecidos epiteliais glandulares, responsáveis pela secreção. Por isso, é um tipo de câncer que pode se manifestar em diversos órgãos, sendo mais comum em lugares como próstata, pulmão, trato gastrointestinal, mama e intestino, como é o caso de Preta Gil.

A médica Renata D'Alpino, oncologista especializada em tumores gastrointestinais do Centro Paulista de Oncologia, em São Paulo, explica que o adenocarcinoma é a forma mais comum de tumor maligno do intestino.

Ele é, portanto, uma das formas do diagnóstico que também é conhecido como câncer colorretal e câncer de cólon, que engloba todos os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto e no ânus. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são cerca de 45 mil casos e 20 mil óbitos ao ano, de forma proporcional entre homens e mulheres.

— Mas estamos vendo um aumento em pacientes mais jovens, com menos de cinquenta anos, principalmente entre sedentários e obesos — diz a oncologista.

Ela aponta, por exemplo, que ele é o segundo mais frequente entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama. Já nos homens, está atrás do câncer de próstata e de pulmão, porém em trajetória ascendente para ocupar a segunda posição.

Adenocarcinoma tem cura?

O câncer de intestino chamou atenção recentemente por ter sido a causa da morte dos ex-jogadores Pelé e Roberto Dinamite. No entanto, é uma doença tratável e que pode ser curada, especialmente quando detectada de forma precoce e alvo do devido tratamento.

Quais são os sintomas do adenocarcinoma?

Os principais sintomas envolvem dores abdominais e sangue nas fezes. Porém, especialistas ressaltam que esses são sinais recorrentemente associados a outros problemas de saúde, como úlcera gástrica e hemorroidas, por isso não são motivo para desespero.

O importante é se estar atento e, em caso de queixas como as listadas abaixo, procurar um médico especializado. Ele poderá identificar se há de fato uma suspeita de câncer, a partir do histórico do paciente, e encaminhar os devidos exames para realizar o diagnóstico correto.

Confira os sintomas do adenocarcinoma:

  • Sangue nas fezes;
  • Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Fraqueza e anemia;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
  • Massa (tumoração) abdominal.

Como é o tratamento do adenocarcinoma?

Segundo informações do Inca, o câncer de intestino é "uma doença tratável e frequentemente curável". Geralmente, a intervenção inicial é cirúrgica para retirar a parte do intestino afetada pelo tumor. A depender do melhor tratamento indicado pelo médico, outras etapas podem envolver sessões de radioterapia e quimioterapia.

— A cirurgia é o tratamento principal e, de acordo com a extensão do tumor, o quanto ele invade a parede do cólon, se tem acometimento dos linfonodos, vamos indicar o tratamento adjuvante com quimioterapia e radioterapia ou não. Nesse caso é para evitar a chance de a doença voltar — explica a oncologista Bárbara Sodré, coordenadora de oncologia do Hospital Marcos Moraes, especializado em câncer, e diretora técnica da unidade de Botafogo da Oncoclínicas, ambos no Rio de Janeiro.

A eficácia do tratamento depende principalmente de onde o tumor está localizado, e o seu tamanho e extensão. Em casos de metástase, quando o câncer se espalha para outras regiões do corpo, as perspectivas de cura são reduzidas. Por isso, a detecção precoce é tão importante para um bom desfecho.

Fatores de risco e prevenção do adenocarcinoma:

Os principais fatores que aumentam o risco de câncer de intestino são idade superior a 50 anos, obesidade e alimentação não saudável. O consumo de carnes processadas, como salsicha e presunto, e a ingestão excessiva de carnes vermelhas (acima de 500g por semana) também são hábitos relacionados a uma maior incidência da doença, diz o Inca.

Além disso, histórico do tumor na família, diagnósticos anteriores de câncer, tanto no intestino, como no ovário, útero ou mama, também elevam o risco do problema. Outras práticas nocivas que podem favorecer o desenvolvimento do câncer são o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas.

— O exame de rastreamento, para identificar de forma precoce, é a colonoscopia, que é indicada para todas as pessoas acima de 45 anos. Os pacientes com história familiar do diagnóstico devem ter uma atenção especial. Em alguns critérios, esse rastreamento pode ser orientado mais cedo — explica Bárbara.

Ela menciona que se a mãe de uma pessoa, por exemplo, teve câncer de intestino aos 40 anos, o indicado passa a ser que os exames de rastreamento comecem a ser realizados dez anos antes, ou seja, aos 30 anos. O intervalo entre eles vai depender da orientação do médico que faz o acompanhamento.

O tumor no intestino também pode ser decorrente ainda de outras condições de saúde que inflamam o intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2023/01/preta-gil-entenda-o-que-e-o-adenocarcinoma-no-intestino-diagnosticado-na-cantora.ghtml


Comentários