CORRER NA AREIA, PRÓS E CONTRAS: ENGROSSA AS PERNAS? QUEIMA QUANTAS CALORIAS?

 

Correr na areia: especialista explica quando devemos e quando é melhor evitar o esforço
iStock

Correr na areia: especialista explica quando devemos e quando é melhor evitar o esforço

Objetivo e histórico de lesões são fatores para se levar em conta antes de um treino

Por Raquel Castanharo — Jundiaí, SP

12/01/2019 07h00  Atualizado há 4 anos


Sempre me perguntam se correr na areia é bom. A resposta para essa questão não é absoluta mas sim depende de vários fatores, como o objetivo de cada um e o histórico de lesões. Correr na areia fofa exige mais força e potência dos músculos, principalmente panturrilha e glúteos,


Sempre me perguntam se correr na areia é bom. A resposta para essa questão não é absoluta mas sim depende de vários fatores, como o objetivo de cada um e o histórico de lesões. Correr na areia fofa exige mais força e potência dos músculos, principalmente panturrilha e glúteos, que são os responsáveis pela impulsão do corpo para frente. Portanto, se o objetivo for ficar mais forte na fase da impulsão da corrida, esse tipo de treino pode ajudar. Já para alguém com histórico de lesões nos músculos citados, areia fofa pode não ser a melhor alternativa, principalmente logo na volta aos treinos. Correr fazendo tanta força será uma sobrecarga grande para uma estrutura em recuperação.

— Foto: Eu Atleta

— Foto: Eu Atleta

A areia dura é um ambiente interessante para treino de absorção de impacto, mas para isso, primeiro é preciso entender que quem absorve o choque de cada passada não é nem o tênis, nem o tipo de terreno, e sim os próprios músculos do corpo. Com isso em mente é mais fácil compreender que correr descalço é um bom treino para correr suavemente, pois dessa forma o corpo sente melhor o chão e responde melhor ao impacto. Porém, correr descalço no asfalto pode ser desconfortavel e até estranho para alguns. Por isso a areia dura é uma alternativa interessante. É preciso apenas ir com calma e ficar atento à queimaduras.

Todo exercício ou orientação na corrida dependente da realidade de cada corredor. Somos únicos e precisamos de coisas diferentes una dos outros. Por isso, veja se a areia é legal ou não para você e bons treinos.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.



Fonte:https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2019/01/12/correr-na-areia-especialista-explica-quando-devemos-e-quando-e-melhor-evitar-o-esforco.ghtml



  • Correr na areia engrossa as pernas? Queima quantas calorias?

    Emagrece? Especialistas explicam que a corrida na praia, especialmente na areia fofa, reduz o percentual de gordura e aumenta o tônus muscular

    Por Rebeca Letieri, para o Eu Atleta — Rio de Janeiro

    25/01/2023 08h00  Atualizado há 11 horas

     


  • No verão a academia muitas vezes se transfere para a praia. Para os amantes de corrida, a areia pode ser uma alternativa desafiadora, que inclusive vai ajudar a melhorar a performance no asfalto. Isso porque ela trabalha os músculos com mais intensidade e exige bastante equilíbrio, devido ao terreno instável. Mas será que emagrece? Engrossa as pernas?

  • Se for na areia fofa, ajuda ainda mais a emagrecer, por queima mais calorias;
  • Não engrossa as pernas. Pode até afiná-las
  • Aumenta o tônus muscular, deixando a musculatura das pernas mais durinha, sem flacidez;
  • Reduz o percentual de gordura;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório.

Vamos entender melhor?


Calorias


De acordo com a fisiologista Gerseli Angeli, a perda de calorias varia para cada indivíduo, e ela não tem muita diferença entre asfalto e areia molhada. Por outro lado, a economia de corrida na areia fofa é menor, o que aumenta o gasto de calorias em 50% em relação ao asfalto.

Um exemplo:

  • Uma pessoa de 70 Kg trotando a 8Km/h no asfalto plano gasta aproximadamente 10 calorias por minuto = 300 calorias em 30 minutos. Na areia molhada, o gasto é muito semelhante;
  • Na areia fofa, por outro lado, esse gasto calórico seria aproximadamente 15 calorias por minuto, ou 450 calorias em 30 minutos.

Ou seja, correr na areia fofa pode ajudar, sim, em uma estratégia de emagrecimento. Lembrando que, para emagrecer, é necessário haver déficit calórico, o que significa consumir menos calorias do que se gasta.


Engrossa as pernas? Benefícios


– A corrida na areia fofa também resulta em melhora do condicionamento aeróbico. E é uma excelente forma de realizar um treino de alta intensidade sem exigir muito das articulações – acrescenta.

Por causa dessa intensidade, Gerseli afirma que correr na areia fofa fortalece não só as pernas, mas também os glúteos e o abdômen. No entanto, o aumento de volume (hipertrofia) vai depender muito mais da dieta, uma vez que é preciso não haver déficit calórico. Como correr na areia gasta mais calorias que a corrida em superfície dura, ela contribui mais facilmente para quem deseja perder gordura e deixar o corpo mais “rasgado” (olha o abdômen de tanquinho aí, gente!).

– Seis semanas de treino na areia fofa já trazem resultados significativos – completa.

A treinadora de corrida Gabriela Aymoré confirma que é mais comum que corredores tenham um gasto calórico maior quando optam pelo treino na areia fofa. Isso significa que a perna vai afinar, e não engrossar. Ocorre que por conta do estímulo ao músculo, é também comum que aumente o tônus muscular, ou seja, a perna fica mais “durinha”.

– Para engrossar as pernas, é preciso fazer um treino de musculação. A atividade na areia é mais para reduzir o percentual de gordura e aumentar o tônus muscular, mas isso não quer dizer que aumenta o volume da perna – completa.


Fontes:
Gabriela Aymoré é profissional de educação física formada pela UFRJ, com pós-graduação em Exercício Físico para Grupos Especiais na UGF. Mestranda no Instituto Nacional de Cardiologia. Treinadora de corrida da Equipe Filhos do Vento.
Gerseli Angeli 
é fisiologista do exercício, mestres e doutora em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM.


Fonte:https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/guia/2023/01/25/correr-na-areia-engrossa-as-pernas-queima-quantas-calorias.ghtml



Comentários