7 MOLUSCOS E CRUSTÁCEOS BRASILEIROS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

 


Guaiamum  (Cardisoma guanhumi) — Foto: Jaro Nemčok/ Wikimedia Commons/ Creative Commons

Guaiamum (Cardisoma guanhumi) — Foto: Jaro Nemčok/ Wikimedia Commons/ Creative Commons

7 moluscos e crustáceos brasileiros gravemente ameaçados de extinção

Conheça as espécies que correm o risco de desaparecer completamente

Por Fernanda Drumond

17/01/2023 07h59  Atualizado há 22 horas

 Existem cerca de 93 mil espécies de moluscos identificadas no mundo, das quais 3.100 vivem no Brasil. Entre os crustáceos, estima-se que haja, aproximadamente, 68 mil espécies, sendo 2.500 brasileiras. Ambos os grupos possuem exemplares terrestres e aquáticos — de água doce e salgada — ameaçados de extinção. Conheça algumas espécies abaixo!

1. Guaiamum — Cardisoma guanhumi

Este caranguejo terrestre tem sua distribuição geográfica desde a Flórida (EUA) até Santa Catarina. Conhecido como guaiamum, o crustáceo faz parte da culinária tradicional pernambucana e baiana, no entanto, seu consumo está proibido.

2. Ouriço-do-mar — Cassidulus mitis

Ouriço-do-mar (Cassidulus mitis) — Foto: ICMBio/ Reprodução

Ouriço-do-mar (Cassidulus mitis) — Foto: ICMBio/ Reprodução

Endêmica do estado do Rio de Janeiro, essa espécie de ouriço-do-mar foi registrada apenas em três localidades: Baía de Sepetiba, Baía de Ilha Grande e Praia Vermelha. De cor clara, seu exoesqueleto é coberto de espinhos.

3. Marisco-do-junco — Diplodon (Rhipidodonta) koseritzi

Encontrada em baías e lagos do Rio Grande do Sul, essa espécie de marisco-do-junco, de água doce foi descrita cientificamente pela primeira vez em 1888. Está ameaçada devido à urbanização e poluição de seu habitat.

4. Caranguejo-amarelo — Johngarthia lagostoma

Caranguejo-amarelo (Johngarthia lagostoma) — Foto: Cyrus Augustus Moro Daldin/ Wikimedia Commons/ Creative Commons

Caranguejo-amarelo (Johngarthia lagostoma) — Foto: Cyrus Augustus Moro Daldin/ Wikimedia Commons/ Creative Commons

O Caranguejo-amarelo, também conhecido como caranguejo-ladrão, possui carapaça amarela e patas alaranjadas, encontrado principalmente nas ilhas brasileiras de Trindade, Fernando de Noronha e Ascensão. Nesses locais, atua como um importante predador de filhotes de tartarugas marinhas. Contudo, está ameaçado de extinção pela destruição de seus habitats, pelo turismo e por outras ameaças antrópicas, como a introdução de espécies exóticas.

5. Aruá-do-mato — Megalobulimus cardosoi

Esta espécie de caracol terrestre é endêmica do estado de Alagoas. Por não haver registros recentes, alguns pesquisadores a consideram extinta, mas a classificação ainda não foi verificada pelo Ibama.

6. Aegla — Aegla brevipalma

Aegla (Aegla brevipalma) — Foto: JoacoWiki/ Wikimedia Commons/ Creative Commons

Aegla (Aegla brevipalma) — Foto: JoacoWiki/ Wikimedia Commons/ Creative Commons

Considerada gravemente ameaçada, essa espécie de crustáceo de água-doce é endêmica de Santa Catarina. Sua descrição científica foi feita pela primeira vez em 2012.

7. Caramujo-de-água-doce — Plesiophysa dolichomastix

O Plesiophysa dolichomastix é um pequeno caramujo que só é encontrado em Santa Rosa (GO). Medindo aproximadamente 1 cm, a espécie ameaçada não pode ser capturada e/ou mantida em cativeiro.


Fonte:https://vidadebicho.globo.com/comportamento/noticia/2023/01/7-moluscos-e-crustaceos-brasileiros-gravemente-ameacados-de-extincao.ghtml

Comentários