UCRÂNIA MANIPULADA E DESTRUÍDA

veículos destruídos em Bucha

CRÉDITO,BBC/LEE DURANT

Legenda da foto,

Uma rua da cidade de Bucha, perto de Kiev, ainda guarda os destroços de um comboio russo destruído por uma emboscada ucraniana.

Ucrânia manipulada

Região: 
Tema: 
Relatório Aprofundado: 

T

A Ucrânia não faz parte da África Saariana, nem é um país de pessoas analfabetas ou mal educadas. Como é possível que os ucranianos tolerem tal tropeço, como é possível que seu magnata e sua elite política corrupta os tenham encantado e desviado para o lado errado por meio de manipulações?

Em vez de enfrentar sua escória política, os ucranianos, novamente com muita ajuda dos amigos ocidentais, estimaram que a cobra não está nas entranhas, mas do outro lado da fronteira oriental – na Rússia, então eles precisam da proteção da OTAN. E a ilusão focal é que quando a Ucrânia se tornar membro da OTAN, o país prosperará assim como, por exemplo, a Macedônia do Norte prosperou na mesma organização. 

A Ucrânia decidiu assim que aqueles que estão mais longe dela estão mais próximos – não apenas geograficamente, mas também espiritual e culturalmente, aqueles que desprezam os ucranianos tanto quanto os russos, se não mais. Esse desprezo está escondido apenas por um momento em nome de razões estratégicas, e durará mais alguns dias após o fim da guerra, independentemente de seu resultado. E então tudo voltará ao normal. A solidariedade com os ucranianos que permanecem no Ocidente será substituída pela intolerância com os estrangeiros que sobrecarregam o sistema social, pegam empregos, aumentam a taxa de criminalidade e reduzem os salários dos trabalhadores domésticos. Os ucranianos serão novamente os outros – aqueles que não são “nós”. Mesmo que a Ucrânia um dia se junte à União Européia e/ou à OTAN, esse desprezo não desaparecerá nem o status dos ucranianos como cidadãos de segunda classe mudará.

E então, quando você renuncia a si mesmo e tenta se tornar algo que você não é e que está convencido de que é mais civilizado e melhor, você não se tornará esse outro – é mais provável que você se torne nada. Isso é verdade não apenas para os ucranianos, mas também para os russos, sérvios e outros “iluminados”, para todos aqueles que gostariam de ser o que não são, na esperança de que sejam aceitáveis ​​para aqueles que nunca os aceitarão. búlgaros, romenos e até poloneses, e trocar experiências com eles relacionadas à aceitação, respeito, integração e “europeização”. E eles podem derramar óleo na água cientificamente e ver como ele se mistura.

Surgiram as perguntas:

1) Por que os cidadãos da Europa Ocidental apoiam a política insana de expansão da OTAN para o leste, que já os atinge na cabeça, devido ao grande aumento do custo de vida?

2) Que tipo de corrida para uma guerra, pois ela pode se tornar atômica? Se a geoestratégia for deixada de lado, a guerra ucraniana é apenas uma desculpa para que a russofobia escondida exploda incontrolavelmente.

3) Que tipo de ódio é esse que obscurece a visão e suprime até o instinto de autopreservação?

Esse ódio deu a si mesmo a aparência de humanismo e se escondeu atrás de uma máscara de compaixão pelos ucranianos... exceto aqueles do leste da Ucrânia. A humanidade ocidental (que é honesta em algumas partes da sociedade) tem limites claros e é guiada pela mídia. Lembre-se, não há refugiados ucranianos no Reino Unido! Ao mesmo tempo, os russos comuns e a cultura russa são perseguidos em todos os países ocidentais!

Aqueles que sincera e sinceramente se importaram com o sofrimento de iraquianos, líbios e sírios estão derramando lágrimas pelo destino da Ucrânia, assim como se preocupam com o inferno do Iêmen hoje. Aqueles que hoje, em nome do humanismo, participam sinceramente da tragédia dos refugiados ucranianos e de seus filhos, assediarão os russos e as crianças russas amanhã quando os reconhecerem em seu ambiente. Talvez a russofobia seja mais forte nas partes mais educadas das sociedades ocidentais, que não se incomodam com explosões patológicas de russofobia relacionadas à cultura russa ou à humilhação de seus funcionários. Estamos a caminho de apagar a cultura russa da cultura europeia e talvez bani-la?

Ninguém está dizendo que a Rússia é totalmente inocente nesta trágica história sobre a Ucrânia? Não, mas a culpa russa está do outro lado – do lado da incompetência, do lado do atraso e da indecisão. A Rússia é culpada porque não conseguiu controlar os processos russofóbicos na Ucrânia desde 2014 por soft power, nem usar a vantagem da língua russa, laços históricos, familiares ou econômicos.

Infelizmente, autoridades corruptas da Rússia (como no Ocidente), Rússia cheia de oligarcas e magnatas (como no Ocidente), Rússia de enormes desigualdades de propriedade (menor que nos EUA), não podiam nem se oferecer como uma alternativa social atraente. modelo para outros (mas os modelos ocidentais também não podem fazer isso). Portanto, não há pessoa russófila que possa ou deva ignorar esses fatos tristes (mas todos os russófobos estão ignorando esses fatos no Ocidente).

No entanto, um erro ainda maior e fatal é que a Rússia, com sua política externa lenta e indecisa, enviou persistentemente os sinais errados e derrotistas aos gângsteres ocidentais. Não fez quase nada para conscientizar o mundo sobre a humilhação de décadas das minorias russas no Báltico (Estônia, Letônia, Lituânia) desde 1991 e na Ucrânia desde 2014, nem fez nada mais sério para protegê-las, exceto usar o linguagem formal da diplomacia. A Rússia também reagiu com frieza ao constante fortalecimento dos movimentos nazistas em sua vizinhança, ainda que os russos e a Rússia fossem os principais alvos dessa loucura. A Rússia permitiu que os processos de nazificação da Ucrânia desde 2014 fossem longe demais, sem definir linhas vermelhas claras muito antes, mas não apenas agora em 2022.dia, 2022 .

Consequentemente, há um grande choque global sobre a atual ação militar russa no leste da Ucrânia. Só agora, com um enorme atraso de 30 anos e pela primeira vez após a Guerra Fria 1.0, o Ocidente começou a levar a Rússia a sério. O preço do atraso é alto, muito maior do que deveria ser, os riscos são enormes e os resultados para a segurança e economia globais são incertos. A única coisa certa é o sofrimento dos cidadãos ucranianos e a morte de soldados de ambos os lados.

*

Nota aos leitores: Por favor, clique nos botões de compartilhamento acima ou abaixo. Siga-nos no Instagram e no Twitter e assine nosso canal no Telegram. Sinta-se à vontade para republicar e compartilhar amplamente os artigos da Global Research.

Dr. Vladislav B. Sotirović é ex-professor universitário em Vilnius, Lituânia. É pesquisador do Centro de Estudos Geoestratégicos. Ele é um colaborador regular da Global Research.

A imagem em destaque é do autor

Comentários