RAINHA ELIZABETH II TINHA PAIXÃO POR CÃES. CONHEÇA AS RAÇAS CORGI E DORGI, SUAS PREFERIDAS


A ainda princesa Elisabeth, em foto de 1936, com seu cão de nome Dookie (Foto: Reprodução/Instagram/ Royal Collection Trust)

A ainda princesa Elisabeth, em foto de 1936, com seu cão de nome Dookie (Foto: Reprodução/Instagram/ Royal Collection Trust)

  • TOMÁS M. PETERSEN
 ATUALIZADO EM 

Uma das características mais conhecidas da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, que morreu, nesta quinta-feira (8/9), aos 96 anos, era o seu amor por cães. Especificamente os da raça Corgi: baixinhos, amistosos e carismáticos, eles tinham um quarto só para eles no palácio real e a seguiam por toda a parte. Tanto que passaram a ser conhecidos como “a raça da Rainha”.

Ao longo da vida, Elizabeth II teve mais de 30 corgis. E além de popularizar essa raça específica, ela é creditada como a inventora de uma nova: Dorgi, resultado do cruzamento entre um corgi e um dachshund (o famoso salsichinha).

Em 2015, a Elizabeth II anunciou que pararia de cruzar corgis. Ela não queria deixar nenhum cachorro sozinho se viesse a morrer. Mas o amor pelos cães prevaleceu, e em 2022 ela ainda tinha quatro companheiros: dois corgis, um dorgi e um cokcer spaniel. Conheça a seguir as características das duas raças de cães preferidos da Rainha Elizabeth II.

Corgi é uma das raças preferidas da Rainha Elisabeth II (Foto: Reprodução/Petz)

Corgi é uma das raças preferidas da Rainha Elisabeth II (Foto: Reprodução/Petz)

Welsh Corgi

A raça preferida da Rainha Elizabeth II tem origem no País de Gales. Apesar de os cães terem um porte diminuto e feições dóceis, eles foram criados para pastorear gado. É possível rastrear a origem da linhagem no século 10. O nome “corgi” deriva das palavras galesas “cor” e “ci” (que se pronuncia “gi”), que significam “anão” e “cão”.

Os Welsh Corgi são divididos em duas raças: Pembroke (os preferidos da rainha da Inglaterra) e Cardigan. As diferenças entre elas são sutis, sendo a principal o tamanho da cauda, mais curta nos Pembroke e mais longa nos Cardigan. Quando adultos, costumam medir entre 25 e 35 cm de altura e pesar entre 9 e 15 quilos. E a expectativa de vida média é de 14 anos.

Além do porte pequeno e das feições carismáticas, uma das principais características dos Welsh Corgi é a inteligência. São cães de fácil adestramento e tem bons ouvidos para receber comandos. Também são independentes, sem necessitar de companhia o tempo inteiro. E são atléticos, demandando passeios e exercícios para gastar a energia.

Dorgi

O surgimento da raça Dorgi é creditado à própria Elizabeth II. Em 1971, um de seus corgis, Tiny, acasalou com Pipking, o salsichinha da Princesa Margaret. O cruzamento resultou no nascimento de seis filhotes da raça mista, batizada pela junção dos termos Dachshund e Corgi.

Naturalmente, os dorgis reúnem características das duas raças: feições carismáticas, patas curtas, corpo mais comprido e pelagem densa e de médio cumprimento. A cor do pelo do animal varia de acordo com os pais, podendo ser preta, marrom, branca ou até mesmo avermelhada.

O peso médio de um dorgi adulto varia entre 7 e 10 quilos. A altura fica entre 23 e 28 centímetros e a expectativa de vida é de 12 a 15 anos. E assim com os dachshund e os corgis, os dorgis são cães amistosos, brincalhões e de fácil adestramento.

Rainha Elizabeth foi a monarca mais longeva do Reino Unido (Foto: REUTERS/Peter Nicholls)

Apaixonada por cães, Rainha Elizabeth foi a monarca mais longeva do Reino Unido (Foto: REUTERS/Peter Nicholls)


Fonte:https://globorural.globo.com/Colunas/planeta-bicho/noticia/2022/09/conheca-racas-corgi-e-dorgi-os-caes-preferidos-da-rainha-elizabeth-ii.html


Comentários