RAINHA ELIZABETH II SABIA DESMONTAR MOTORES E TINHA COLEÇÃO PECULIAR DE CARROS

 

Rainha Elizabeth II sabia desmontar motores e tinha coleção peculiar de carros
Rainha Elizabeth dirigindo um carro da família real em 1973 Getty Images

Rainha Elizabeth II sabia desmontar motores e tinha coleção peculiar de carros

Monarca começou a lidar com carros durante a 2ª Guerra Mundial, mas nunca teve carteira de motorista


Por Vitória Drehmer e Luís Lima (com André Paixão)

 

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) no castelo de Balmoral, na Escócia. Aos 96 anos, a monarca ocupou o trono britânico por mais de sete décadas e agora deixa não apenas um legado aos súditos, mas também uma incrível história com o setor automotivo e uma coleção de carros de dar inveja a qualquer um.


A paixão da majestade por veículos começou muito cedo devido ao trabalho como mecânica e motorista do Exército Real na 2ª Guerra Mundial. Durante esse período, Elizabeth desenvolveu diversas habilidades com carros e sabia até montar e desmontar um motor, por exemplo.

Com o passar do tempo, o gosto por automóveis só aumentou e ela começou a colecionar carros e a dirigir sempre que possível. Assim, mesmo em seus momentos de fraqueza, Elizabeth II fazia questão de estar em contato com seus automóveis.

Em maio, quatro meses antes de seu falecimento, a Rainha da Inglaterra foi vista em sua casa de campo, em Sandringham, dirigindo um de seus tesouros: um Land Rover Range Rover de 2001. O SUV de luxo é até personalizado com uma estatueta de um labrador, já que a majestade tinha um amor por cães.

Rainha Elizabeth dirige Land Rover Range Rover em seu aniversário de 96 anos — Foto: Reprodução

Rainha Elizabeth dirige Land Rover Range Rover em seu aniversário de 96 anos — Foto: Reprodução

Aliás, a família real britânica tem um longo histórico com a Land Rover. O site DailyStar estima que a rainha teria usado cerca de 30 carros da marca ao longo de seu reinado. A fabricante inclusive possui o chamado Royal Warrant, uma espécie de selo que certifica as fornecedoras oficiais da realeza.

Entre os atuais carros que compõem a frota estão ainda um Defender 2002 equipado com motor 4.2 V8 de 120 cv, e um Range Rover LWB Landaulet personalizado, com motorização híbrida de 335 cv, feito em 2015.

Mas a lista dos carros britânicos da coleção de carros da Rainha Elizabeth II é bem maior. Em 2002, no 50º aniversário de ascensão ao trono, a monarca foi presentada com um Bentley State Limusine equipado com motor V8 de 6,75 litros com cerca de 400 cv. Além dele, ela também foi dona do primeiro SUV da marca: o Bentayga. Vale lembrar que Elizabeth II passou na frente de 3.600 pessoas que já tinham feito a encomenda do carro.

Bentley Bentayga, o primeiro SUV da marca comprado pela rainha no lançamento — Foto: Foto: Divulgação

Bentley Bentayga, o primeiro SUV da marca comprado pela rainha no lançamento — Foto: Foto: Divulgação

E se você já está achando bastante, saiba que a lista ainda está longe de acabar. E ainda nem começamos a falar de marcas de fora do Reino Unido. A coleção real inclui dois carros clássicos da Aston Martin. O Volante DB6 é outra relíquia da família. O carro foi um presente de aniversário para o Príncipe Charles em seus 21 anos e tem motor de 325 cv.

Aston Martin Volante DB6 usado no casamento real de 2011 — Foto: Foto: Julian Finney/Getty Images

Aston Martin Volante DB6 usado no casamento real de 2011 — Foto: Foto: Julian Finney/Getty Images

Até 2020, a família real também era dona de outro Aston Martin, dessa vez um Vanquish. No entanto, o esportivo foi leiloado por mais de R$ 500 mil. O carro havia sido comprado novo em 2003, mas continuava com pintura e interior impecáveis. Além disso, tinha só 27 mil km registrados no hodômetro.

Há pelo menos três carros da Jaguar na lista de veículos de Elizabeth. Na propriedade rural em Sandringham está guardado um Jaguar Daimler V8 Super LWB, que tem cerca de 350 cv e pode chegar a 250 km/h. O sedã de luxo serviu de transporte pessoal de Elizabeth II durante 3 anos. Além desse veículo da marca inglesa, há ainda um XJ Convertible e um X-Type Estate.

Jaguar Daimler V8 Super LWB 2001, parte da coleção da família real britânica — Foto: Foto: Reprodução/Wikimedia

Jaguar Daimler V8 Super LWB 2001, parte da coleção da família real britânica — Foto: Foto: Reprodução/Wikimedia

E claro, a Rolls-Royce, uma das fabricantes mais luxuosas do mundo, não poderia ficar de fora da coleção da Rainha Elizabeth. A majestade era dona de um dos 18 raríssimos Phantom IV State Landaulet e de um Phantom V. O primeiro deles, no entanto, devolvido à Rolls-Royce em 2002.

Finalmente chegando aos carros "estrangeiros", os Daimler também tinham espaço no coração e na garagem da rainha. Um dos mais caros da sua coleção é um Phaeton de 1900. Isso porque o carro é uma raridade, não apenas pela idade. Sua velocidade máxima é de cerca de 35 km/h e a potência não passa de modestos 6 cv. Além desse, Elizabeth também colecionava um Double Six 30 HP Brougham e um Daimler Regency Empress by Hooper.

O Daimler Phaeton 1900 foi o primeiro carro real movido à combustão — Foto: Foto: Reprodução Wikimedia/Eddaido

O Daimler Phaeton 1900 foi o primeiro carro real movido à combustão — Foto: Foto: Reprodução Wikimedia/Eddaido

Para finalizar, a rainha ainda podia escolher carros de pelo menos outras quatro fabricantes para dirigir. E isso porque a coleção também contava com Mercedes-Benz 600 Landaulet, Vauxhall Cresta PA Friary Estate, Lincoln Cosmopolitan e Ford Zephyr Estate.

E apesar de amar dirigir e de ser proprietária de tantos veículos, vale ressaltar que a Rainha Elizabeth II nunca teve carteira de motorista. E isso só era possível porque todas as habilitações eram emitidas no nome de Elizabeth, prerrogativa para ela mesma dispensar o documento.


Fonte:https://autoesporte.globo.com/curiosidades/noticia/2022/09/rainha-elizabeth-ii-sabia-desmontar-motores-e-tinha-colecao-peculiar-de-carros.ghtml


Comentários