VARIANTE ÔMICRON BA.5 PODE REINFECTAR RAPIDAMENTE MESMO QUEM JÁ TEM PROTEÇÃO CONTRA O VÍRUS

 

omicron, subvariantes, covid, coronavirus (Foto: Pexels)

(Foto: Pexels)


Variante ômicron BA.5 pode reinfectar rapidamente mesmo quem já tem proteção contra o vírus

A boa notícia é essa mutação do vírus provoca quadros menos graves

Até agora, acreditava-se que pessoas que foram vacinadas, receberam tratamentos com anticorpos ou desenvolveram imunidade natural ao contrair o novo coronavírus tinham menor chance de reinfecção, pelo menos nos meses seguintes à exposição. Mas uma nova descoberta mudou o quadro.

Segundo especialistas em saúde dos Estados Unidos e de outros países, a variante do coronavírus atualmente responsável pela maioria dos casos de covid-19 na América do Norte, a ômicron BA.5, pode reinfectar rapidamente mesmo quem já tem proteção contra o vírus.

“O que estamos vendo é um número crescente de pessoas que foram infectadas com BA.2 e depois se reinfectaram após quatro semanas”, disse Andrew Robertson, diretor de saúde da Austrália Ocidental, ao portal News.com.au. “Então, talvez de seis a oito semanas, eles estão desenvolvendo uma segunda infecção, e isso é quase certamente BA.4 ou BA.5.”

A explicação para isso é a seguinte: quando atacado, o sistema imunológico produz anticorpos para combater o invasor e proteger o organismo, só que essa proteção diminui com o tempo, e aí, quando a pessoa é exposta a uma subvariante neste período, o vírus pode encontrar uma abertura.

Segundo o site Business Insider, um estudo recente realizado pela Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, verificou que as recentes subvariantes BA.4 e BA.5 eram, pelo menos, quatro vezes mais resistentes à proteção contra o vírus em comparação com variantes anteriores da linhagem ômicron.

A boa notícia, aponta David Dowdy, epidemiologista da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, é que as reinfecções com BA.5 e BA.4 são tipicamente menos graves em comparação com as infecções iniciais por covid-19. Ele explicou ao Business Insider que, na medida em que o vírus evoluiu para ter alguma resistência aos anticorpos, o nosso sistema imunológico está aprendendo a responder a ele sem deixar o corpo descontrolado.

Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2022/07/variante-omicron-ba5-pode-reinfectar-rapidamente-mesmo-quem-ja-tem-protecao-contra-o-virus.html


Comentários