O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS TAÇAS DE VINHO

 

Vinho (Foto: ThinkStockPhotos)

Se você ama vinhos, mas não quer investir em taças específicas, aposte na ISO. Ela é coringa e pode servir bem para todos os tipos, porque é mediana (Foto: ThinkStockPhotos)

  • ISABEL ROCHA COM HELENA TAROZZO
 ATUALIZADO EM 

Você sabia que existe um tipo específico de taça para cada tipo de vinho? Pode parecer bobeira, mas cada bebida tem seu teor de doçura e o formato da taça atinge a parte correta da língua em que o sabor deve ser degustado. Conversamos com Wildner Gustavo, que é mixologista e trabalha na multinacional britânica Diageo, dona das marcas Smirnoff e Johnnie Walker para entender mais sobre o assunto.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a taça é dividida em três partes:

Bojo: é a parte mais larga, onde se serve o vinho.
Haste: fica entre o bojo e a base. É onde em que se deve segurar a taça.
Base: é a estrutura que sustenta.

A diferença de cada uma está no tamanho do bojo e da haste que varia de acordo com cada aroma. Agora que você já sabe quais são as partes da taça, vamos para as tipos mais comuns e suas características:

Tipos de vinho (Foto: Casa e Jardim)

Os tipos de taça possibilitam uma sensação completa do sabor e aroma de cada vinho (Foto: Casa e Jardim)

1. Taça Bordeaux
Ela é feita para abrigar vinhos tintos, que possuem maior concentração de tanino. O tanino é uma substância presente na casca da uva que dá a sensação de secura no vinho. Um dos tipos mais conhecidos de taninos é o Cabernet Sauvignon, mas, como o próprio nome da taça diz, o vinho de denominação de Bordeaux, também. Para degusta-los melhor, esta taça possui um bojo grande que direciona a bebida para a ponta da língua.

2. Taça Borgonha
Ela é um pouco diferente da primeira, porque nela se serve um vinho que provém de uma uva mais ácida, as provenientes da região da Borginha, por exemplo. Então o bojo é maior que o da Bordeaux, porque o ar ali dentro vai circular muito mais e será possível sentir melhor seu aroma. O desenho da taça atinge o meio da língua e a ponta.

3. Taça de vinho branco
Ela é um pouco menor que as taças do vinho tinto, que são a Bordeaux e a Borgonha, porque o vinho branco precisa sempre estar em uma temperatura um pouco mais baixa e um recipiente menor permite menos trocas de calor.

4. Taça de vinho Rosé
O vinho rosé é uma mistura da acidez do branco e o aroma do tinto. Por isso, ela tem a altura de uma taça de vinho branco e o bojo de uma taça Bordeaux. Na falta de uma taça específica para o rosé, a do branco pode ser usada sem problemas. 

5. Taça de espumantes
As taças que devem ser usadas para champagnes, são bem mais finas para que as borbulhas atinjam o nariz e liberem seu aroma mais delicado. Ela precisa ser o bojo arredondado, mas é fina e mais comprida.

6. Taça ISO
Essa é perfeita para quem ama vinho, mas não quer investir em taças específicas. Ela é coringa e pode servir bem para todos os tipos, porque é mediana. A ISO foi criada em 1970 pela International Standards Organization, que a colocou como modelo oficial.

O ideal é que as taças sejam feitas de cristal, graças à leveza do material. As taças de cristal têm 24% de chumbo em sua composição, o que é um material tóxico. No entanto, não é preciso se preocupar com isso porque o vinho precisaria passar dias ali para o chumbo ser liberado.

É importante lembrar também que a forma correta de pegar na taça e de enchê-la não dizem respeito somente às regras de etiqueta.“ A gente tem que pegar sempre na haste e não no bojo. Além das impressões digitais ficarem na taça, isso altera sua temperatura, o que influencia o sabor, o aroma e o paladar final do vinho”, explica Gustavo. O mixologista explica que o ideal é que o vinho seja servido em até ⅓ da taça, para ter espaço para o ar e a degustação seja a melhor possível.

Na hora de lavar, use sempre apenas água morna e detergente neutro. Depois de lavá-las, deixe-as secar sem ajuda de panos, para evitar que fiquem com pequenos fiapos de algodão. Guarde em um lugar livre de gordura.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/noticia/2018/10/o-que-voce-precisa-saber-sobre-tacas-de-vinho.html


Comentários