Pular para o conteúdo principal

O QUE É O APLICATIVO GOOGLE LENS E COMO DESCOBRIR ATRAVÉS DELE SE UMA IMAGEM OU FOTO É FAKE USANDO O SEU CELULAR!

 

POCKET-LINTO que é o Google Lens e como você o usa image 1

O que é o Google Lens?

O Google Lens permite que você aponte seu telefone para algo, como uma flor específica, e depois pergunte ao Google Assistant qual é o objeto para o qual você está apontando. Você não apenas receberá a resposta, mas também receberá sugestões com base no objeto, como floristas próximos, no caso de uma flor.

Outros exemplos do que o Google Lens pode fazer incluem tirar uma foto do adesivo SSID na parte de trás de um roteador Wi-Fi, após o qual seu telefone se conectará automaticamente à rede Wi-Fi sem que você precise fazer mais nada. Sim, chega de rastejar embaixo do armário para ler a senha enquanto a digita no telefone. Agora, com o Google Lens, você pode literalmente apontar e disparar.

O Google Lens é uma tecnologia com inteligência artificial que usa a câmera do smartphone e o aprendizado de máquina profundo para não apenas detectar um objeto na frente da lente da câmera, mas também entendê-lo e oferecer ações como digitalização, tradução, compras e muito mais.

O Lens foi um dos maiores anúncios do Google em 2017 e um recurso exclusivo do Google Pixel quando esse telefone foi lançado. Desde então, o Google Lens chegou à maioria dos dispositivos Android - se você não o possui, o aplicativo está disponível para download no Google Play .

00:00/05:26

O Google Lens também reconhecerá restaurantes, clubes, cafés e bares, apresentando uma janela pop-up mostrando comentários, detalhes de endereço e horários de funcionamento. É a capacidade de reconhecer objetos do cotidiano que é impressionante. Ele reconhecerá uma mão e sugerirá o emoji de polegar para cima, o que é um pouco divertido, mas aponte para uma bebida e tentará descobrir o que é.

Testamos esta funcionalidade com um copo de vinho branco. Não sugeria vinho branco para nós, mas sugeria toda uma gama de outras bebidas alcoólicas, permitindo que você passasse para ver o que são, como fazê-las e assim por diante. Isso mostra que, embora o Lens seja rápido e inteligente, nem sempre é preciso.

Também testamos com muitas plantas de jardim e achamos uma maneira muito útil de descobrir o que você está cultivando.

O que o Google Lens pode fazer?

Além dos cenários descritos acima, o Google Lens oferece os seguintes recursos:

  • Traduzir: você pode apontar seu telefone para o texto e, com o Google Tradutor conectado, traduzir o texto ao vivo na frente de seus olhos. Isso também pode funcionar offline.
  • Seleção de texto inteligente : você pode apontar a câmera do telefone para o texto, destacar esse texto no Google Lens e copiá-lo para usar no telefone. Então, por exemplo, imagine apontar seu telefone para uma senha de Wi-Fi e poder copiá-la / colá-la em uma tela de login de Wi-Fi.
  • Pesquisa de texto inteligente : ao destacar texto no Google Lens, você também pode pesquisar esse texto com o Google. Isso é útil se você precisar procurar uma definição de palavra, por exemplo.
  • Compras : se você vir um vestido de que gosta durante as compras, o Google Lens poderá identificar essa peça e artigos de vestuário semelhantes. Isso funciona para praticamente qualquer item que você possa imaginar, acessando compras ou avaliações.
  • Perguntas de lição de casa do Google : isso mesmo, você pode apenas digitalizar a pergunta e ver o que o Google apresenta.
  • Pesquise ao seu redor : se você apontar sua câmera ao seu redor, o Google Lens detectará e identificará seus arredores. Isso pode ser detalhes sobre um ponto de referência ou detalhes sobre tipos de comida - incluindo receitas.

Como o Google Lens funciona?

Aplicativo Google Lens

O Google tem um aplicativo autônomo no Android para o Google Lens, se você quiser ir direto aos recursos. Você pode acessar o Google Lens por meio de vários outros métodos, conforme detalhado abaixo.

GOOGLEO que é o Google Lens e como você o usa image 9

A experiência é semelhante, qualquer que seja a abordagem adotada; tocar no ícone do Lens no Google Assistant leva você à mesma visualização que você obtém diretamente no aplicativo Lens.

Google Fotos

No Google Fotos, o Google Lens pode identificar prédios ou pontos de referência, por exemplo, apresentando aos usuários orientações e horários de funcionamento para eles. Também poderá apresentar informações sobre uma famosa obra de arte. Talvez isso resolva o debate sobre se a Mona Lisa está sorrindo ou não.

POCKET-LINTO que é o Google Lens e como você o usa image 3

Ao navegar em suas fotos no Google Fotos, você verá o ícone do Google Lens na parte inferior da janela. Tocar no ícone verá os pontos de digitalização aparecendo na sua foto e, em seguida, o Google apresentará sugestões.

Aplicativo da câmera

Em alguns telefones Android, o Google Lens foi adicionado diretamente ao aplicativo de câmera do próprio dispositivo. Pode estar na seção 'Mais', mas será diferente dependendo do fabricante e da interface do usuário.

No iPhone

Se pretender aceder ao Google Lens no iPhone, pode obtê-lo através da aplicação Google . Este aplicativo abrange uma variedade de serviços do Google que são nativos em dispositivos Android. Depois de instalar o aplicativo, você pode acessar a seção do Google Lens, conceder permissão para acessar sua câmera do iPhone e pronto - você obterá todos os recursos acima.

Quais dispositivos oferecem o Google Lens?

Se você for um usuário de dispositivo Android, poderá acessar o aplicativo. No entanto, existem algumas exceções, como os telefones banidos dos serviços do Google, como os da Huawei - portanto, vale a pena verificar no Google Play para ver se você pode obtê-lo.

O que vem a seguir para o Google Lens?

Dado que o Google Lens representa a tecnologia de ponta da câmera e a implementação do Google, há constantemente pequenas atualizações e rumores de recursos para o aplicativo no horizonte.

Com ampla disponibilidade em dispositivos Android e também no iPhone, sempre há algo para descobrir com o Google Lens.

Fonte:https://www.pocket-lint.com/pt-br/aplicativos/noticias/google/162314-como-fazer-o-download-do-google-chrome-no-mac


Como descobrir se uma imagem é fake usando o seu celular

Alguns métodos podem ser utilizados para verificar se imagem recebida é verdadeira ou falsa; procedimento pode identificar contas falsas e fake news em redes sociais


Por Júlio César Gonsalves, Para o TechTudo

 

Use o Google Lens ou o Pinterest para encontrar fotos similares

O Google Lens é uma ferramenta de reconhecimento de imagens que possui aplicativo próprio disponível para celulares Android. Para usar o recurso na hora de identificar fotos fake, basta ir até a plataforma, tocar no ícone da câmera e selecionar uma imagem para realizar a pesquisa - nesse caso, a foto de quem você desconfia. Feito isso, caso a mesma foto seja mostrada como resultado similar, pode ser um indício de que o perfil é fake.

No Pinterest, aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS), o procedimento é parecido. Para isso, aperte no botão de lupa e, então, na barra de pesquisa exibida no topo da tela, toque no ícone de câmera. Na tela que será aberta, abra a sua galeria e selecione a imagem que deseja descobrir se é fake. Feito isso, o aplicativo vai te apresentar resultados similares através da aba "Explorar", e, assim, pode ser possível reconhecer possíveis edições ou encontrar a mesma foto vinda de outro endereço da web.

Google Lens e Pinterest podem ajudar a identificar se uma foto é falsa — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Google Lens e Pinterest podem ajudar a identificar se uma foto é falsa — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Faça uma busca reversa no Google

Também é possível usar o app do Google para pesquisar sobre uma foto. Ao abrir o buscador, basta tocar no ícone de câmera e, então, carregar uma imagem. Feito isso, procure por informações relevantes que possam ajudar a identificar se a imagem foi alterada ou se ela está sendo usada fora de contexto.

É importante verificar o histórico da imagem, comparando as datas e o endereço da web em que a foto está sendo utilizada. Observe também se o clima é condizente com a época e local onde a foto foi supostamente tirada. Palavras em placas de trânsito, outdoors, comércios e até o estilo das roupas podem fornecer informações sobre o local de origem da imagem.

Google Lens — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Google Lens — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Procure marca d'água de apps de deepfake

Deepfake é uma técnica que usa inteligência artificial para criar vídeos e imagens com rostos editados. O recurso é geralmente utilizado para criar mídias através de feições de celebridades, por diversão. Contudo, sua capacidade para produzir conteúdos muito realistas podem tornar a ferramenta perigosa, uma vez que podem ser usados em perfis falsos ou para disseminar fake news.

Para não ser enganado por um deepfake, o primeiro passo é buscar por algum sinal de marca d’água na imagem a ser verificada. O símbolo costuma ser utilizado justamente para impedir usos indevidos, e, por isso, pode ajudar a fazer reconhecimentos.

Exemplo de edição em app Deepfake — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Exemplo de edição em app Deepfake — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Além disso, essas edições, embora bem feitas, não são perfeitas. Nesse sentido, um olhar mais atento pode ajudar o usuário a identificar sinais de que a foto foi editada. Observe o rosto, por exemplo, e busque por detalhes que possam parecer estranhos - como os olhos, pois são pontos difíceis de ajustar e podem deixar vestígios da edição. Imagens com fundo muito desfocado e partes do rosto cortadas, por exemplo, também podem ter chance de serem falsas.

Use apps para verificar metadados

Os metadados são informações presentes em um arquivo de imagem, como a data e hora em que a foto foi tirada, modelo da câmera usada, aplicativos que fizeram o processamento e mais. Por isso, os dados podem apresentar indícios de adulteração, se for o caso.

No Android, o usuário pode usar o Photo EXIF Editor para verificar essas informações. Para isso, basta abrir o app, tocar na opção “Fotos” e, então, selecionar a imagem que deseja investigar. Ao final do carregamento, o aplicativo vai exibir diversos dados sobre o arquivo.

Já em celulares iPhone (iOS), é possível utilizar o EXIF Metadat. Ao selecionar uma imagem no app, o usuário tem acesso a diversos metadados. O aplicativo é grátis para teste, mas há uma versão Premium que pode ser adquirida pelo valor anual de US$ 4,99 (cerca de R$ 26,42 na cotação atual) e libera mais recursos.

Tela inicial e tela de busca do Photo EXIF Editor para Android, que conta com versão Premium sem anúncios por R$ 9,49. — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Tela inicial e tela de busca do Photo EXIF Editor para Android, que conta com versão Premium sem anúncios por R$ 9,49. — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Busque erros/provas de edição na foto

Para identificar uma foto fake, procure por sinais diretos de edição. Afinal, mesmo as alterações bem feitas costumam deixar pistas. Nesse sentido, busque por bordas irregulares nos objetos e nas pessoas. Observe também a proporção de todos os elementos, pois se houver algo que parece ter um tamanho não condizente com o restante da foto, é um indício de que ele foi adicionado depois.

Além disso, a iluminação também pode apontar para uma alteração na imagem. Por isso, verifique se todos os elementos da foto apresentam a mesma intensidade, por exemplo. Outro ponto que pode denunciar uma montagem é a qualidade da foto, já que a adição de ruído é um truque muito utilizado para esconder edições.


Fonte:https://www.techtudo.com.br/listas/2022/08/como-descobrir-se-uma-imagem-e-fake-usando-o-seu-celular.ghtml

Procure por sinais claros de edição para identificar fotos fake — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Procure por sinais claros de edição para identificar fotos fake — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

GOOGLE LENS – BAIXE O APP DE FORMA INDEPENDENTE NA PLAY STORE

Google Lens – Baixe o app de forma independente na Play Store

Os usuários que não tem o aplicativo Google Lens no seu celular, agora já podem baixar na Play Store. O recurso depois de ficar disponível para Fotos e dentro do Google Assistente é a vez do Lens ficar disponível na Google Play Store.

O QUE É GOOGLE LENS

Google Lens - Baixe o app de forma independente na Play Store

O Google Lens funciona junto da câmera do seu celular Android e foi disponibilizado pelo Google Fotos. Esta tecnologia de inteligência artificial permite o reconhecimento dos dados de um objeto.

Ao apontar para determinado item ele pode exibir as informações sobre o mesmo. Outro exemplo da ferramenta é apontar o recurso para uma configuração de uma rede Wi-Fi e ter seus detalhes.

Antes, pelo Google Fotos o usuário devia abrir uma foto e selecionar o ícone do Lens na parte inferior direita da imagem. Conforme a imagem, o Fotos exibia as informações, que podem ser: cenários, objetos, animais, produtos e outros.

Além disso, o recurso permite que o usuário digitalize códigos de barras, textos e até traduza as palavras. O app apresenta integração com as buscas do Google e com o Tradutor.

A novidade é que além do app ficar disponível para o Google Assistente agora vai ser possível usar no seu celular. Para isto é necessário que você tenha o Android Marshmallow ou superior instalado.

COMO USAR O GOOGLE LENS

O Lens vai vir como aplicativo independente para oferecer ao usuário estes recursos. No entanto, como falamos acima ele somente vai ser executado em dispositivos com Marshmallow e versões posteriores.

Google Lens - Baixe o app de forma independente na Play Store

Para ter o aplicativo o usuário pode encontrar na Play Store. Depois de instalado é preciso acionar o Google Assistente e clicar no símbolo do Google Lens no canto inferior direito da tela

Logo a sua câmera vai ser aberta; em seguida aponte para qualquer objeto para que a imagem seja reconhecida. Em seguida o Assistente vai perguntar se o que está exibido foi processado corretamente.

Ao confirmar, uma nova tela vai ser exibida e mostrar todas as informações úteis, conforme item identificado.

Atualmente o Google Lens já está disponível em português.

E aí, vocês já baixaram o app? Conta pra gente o que achou! Deixe o seu comentário.


Fonte:https://blog.trocafone.com/google-lens-baixe-o-app-de-forma-independente-na-play-store/

Comentários