O DESENVOLVIMENTO DOS "CARROS VOADORES": EMBRAER FARÁ NOVO TESTE PARA CARRO VOADOR, DESSA VEZ EM CHICAGO

 

Embraer fará novo teste urbano para carro voador, dessa vez em Chicago
Eve anuncia primeira simulação de mobilidade aérea urbana da América do Norte em Chicago Divulgação

Embraer fará novo teste urbano para carro voador, dessa vez em Chicago

Depois do Rio, simulação com helicóptero vai avaliar em cidade americana rotas e 'vertiporto' que serão usados com futuro veículo aéreo elétrico de decolagem vertical da Eve


Por O GLOBO — Rio

 


Como etapa de desenvolvimento dos “carros voadores”, a Eve Holding, subsidiária brasileira da Embraer, fará em setembro as primeiras simulações de mobilidade aérea urbana na América do Norte para testar a infraestrutura para o uso de eVTOLs, os veículos elétricos que decolam e pousam na vertical.

Um helicóptero será usado para testar rotas em pontos centrais da cidade de Chicago, Illinois, nos EUA. A operação seguirá os mesmos moldes do treino realizado no Brasil, em novembro do ano passado, que simulou uma rota do Galeão à Barra da Tijuca.

Os testes terão duração de três semanas, informou nesta terça-feira a Embraer. No dia 12, iniciam as simulações em solo e, no dia 14, com voos de passageiros. Eles acontecerão em um "vertiporto", área já preparada para pouso, decolagem e operação de aeronaves eVTOL, simulando requisitos de serviços, infraestrutura e equipamentos.

O helicóptero que representará o futuro eVTOL da Eve fará duas rotas com passageiros. A primeira irá conectar o vertiporto de Chicago e o heliponto municipal de Schaumburg. A segunda sairá do mesmo ponto com destino ao heliporto de Tinley Park, em Illinois. Os voos foram colocados à venda hoje no aplicativo e site da Blade e podem ser reservados por US$ 150, no site www.blade.com.

— A simulação da operação do eVTOL em Chicago nos permite estudar como as pessoas irão vivenciar este serviço e entender todos os requisitos do ecossistema para nossos produtos e serviços, ao mesmo tempo que apresentamos o benefício da mobilidade aérea urbana em uma das cidades mais importantes e populosas da América do Norte — explica André Stein, co-CEO da Eve, que completa: — Estamos finalizando os preparativos para executar essas simulações de forma eficiente e sustentável e esperamos ajudar a preparar Chicago para receber uma solução de transporte com emissão zero.

Com os eVTOLs, viagens de uma hora poderão ser feitas em minutos, a um custo 80% menor do que com helicópteros, com zero emissões de carbono e baixo ruído. Os "carros voadores" devem entrar em operação em 2026.

Além de desenvolver o carro voador propriamente dito, a Eve pretende atuar em todo o ecossistema de mobilidade aérea urbana, incluindo o seu desenvolvimento. Para isso, está investindo em sistemas de controle de tráfego aéreo urbano, em parceria com a Atech, outra subsidiária da Embraer, que é responsável por sistemas usados atualmente no controle aéreo do país, e se posicionando para prestar serviços e suporte para os operadores.


Fonte:https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2022/08/embraer-fara-novo-teste-urbano-para-carro-voador-dessa-vez-em-chicago.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo



Comentários