O AFETO NA TROCA COM UM ANIMAL: A IMPORTÂNCIA AFETIVA DOS PETS NA RELAÇÃO COM OS SERES HUMANOS E NA EVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS

 

O ator e apresentador João Vicente de Castro é tutor de três cães: Jude, Chica e Milka (Foto: Guto Costa/ Divulgação )

O ator e apresentador João Vicente de Castro é tutor de três cães: Jude, Chica e Milka (Foto: Guto Costa/ Divulgação )

  • POR ISADORA MORAES
 ATUALIZADO EM 

 Quem salva quem?, no canal GNT. A série documental, apresentada por João Vicente de Castro, conta histórias inéditas de tutores e seus cachorros. “Emocionante, leve e envolvente. Isso é o que o público pode esperar”, diz João em entrevista ao Vida de Bicho.

No primeiro episódio, os protagonistas são o tutor Kito e Kiki, um pitbull que sofria maus-tratos e seria sacrificado. O seu passado tornou-o agressivo e impaciente com todos que se aproximavam. Quando Kito chegou em sua vida, tudo mudou. “Hoje ele é um novo cachorro”, afirma João.

Além de apresentador, João também é embaixador da ONG Ampara  Animal e tutor de três cães: Jude, Chica e Milka. O ator revela que sempre foi apaixonado por bichos. “Acho que todo mundo que se abre para o mundo e que tem sensibilidade, acaba se tocando pela existência de um animal”, declara.

O programa ‘Quem salva quem?’, apresentado por João Vicente de Castro, conta histórias emocionantes de tutores e pets  (Foto:  Guto Costa/ Divulgação )

O programa ‘Quem salva quem?’, apresentado por João Vicente de Castro, conta histórias emocionantes de tutores e pets (Foto: Guto Costa/ Divulgação )

Atrás das câmeras, a maior parte da equipe tem cachorros em casa. O apresentador explica que isso ajudou nas gravações, pois todos eram cuidadosos e pacientes com os pets. A ideia era criar uma atmosfera confortável para não estressá-los.

Com 10 episódios, o programa também aborda cuidados e curiosidades do mundo animal, a fim de ajudar os tutores com os seus amigos de quatro patas. Todas as sextas-feiras, no mesmo horário, a série apresenta humanos e cães que se encontraram ao longo da vida, transformando tudo ao seu redor. Mas, afinal, quem salva quem?

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Comportamento/noticia/2022/08/joao-vicente-quem-se-abre-acaba-se-tocando-pela-existencia-de-um-animal.html

Thaila Ayala com o filho, Francisco, e o cachorro, Martin (Foto: Instagram/@thailaayala/Reprodução)

Thaila Ayala com o filho, Francisco, e o cachorro, Martin (Foto: Instagram/ @thailaayala/ Reprodução)

  • POR THAÍS SANT'ANNA
 ATUALIZADO EM 

Mamãe de primeira viagem, Thaila Ayala faz questão de transmitir ao filho, Francisco, de 8 meses, do casamento com Renato Góes, o amor que tem pelos animais. A atriz, de 36 anos, é tutora do cachorro Martin, um chow-chow, dos gatos SRD Tim Burton e Tarantino — sim, os nomes são inspirados em cineastas —, além de um cavalo, Clóvis.

“Tenho bicho desde bebê. Na minha casa, sempre teve cachorro, gato… Para mim, sempre foi muito natural ter bicho. Eu tenho, inclusive, um cavalo, o Clóvis, que era meu sonho e ganhei há uns três anos. Quando você tem um animal em casa, aprende a cuidar, a amar, a respeitar a natureza de uma forma mais ampla. A criança, então, aprende isso desde bem pequenininha”, diz Thaila, em entrevista exclusiva ao Vida de Bicho.

Thaila Ayala com seu cavalo (Foto: Instagram/@thailaayala/Reprodução)

Thaila Ayala com o cavalo Clóvis (Foto: Instagram/ @thailaayala/ Reprodução)


Enquanto a atriz cresceu rodeada de animais, Renato é “novato” em ser responsável por pets. Há quatro anos, o ator adotou os gatos e presenteou Thaila, mas agora é um grude só com eles — o cão chegou dois anos depois na família. “É muito bacana de ver, é muito paizão. Os gatos são fissurados nele. Já o Martin é mais grudado em mim”, conta.

O carinho de Thaila por pets é tão forte, que há 10 anos ela é parceira do Ampara Animal, organização sem fins lucrativos de proteção aos animais. “Estou com eles desde a primeira campanha. Participei de todas, direta ou indiretamente. Acho o trabalho maravilhoso”, diz.

Thaila Ayala com Tarantino e Renato Goés com Tim Burton (Foto: Instagram/@thailaayala/Reprodução)

Thaila Ayala com Tarantino, e Renato Goés com Tim Burton (Foto: Instagram/ @thailaayala/ Reprodução)

Importância dos pets durante a depressão na gravidez

Thaila recorda que quando adotou o chow-chow, muita gente a alertou de que a raça era brava, o que ela descobriu, na prática, não ser verdade. “Na real, ele é o cachorro mais dócil que eu tive na vida, é surreal. Ele foi criado com muito amor, com muito contato físico, de carinho, de colo. É extremamente carinhoso”, avisa.

Para a atriz, o amor dos pets pelos seus tutores é algo “que transborda”. Tanto que eles foram fundamentais em alguns momentos difíceis, como quando ela teve depressão na gravidez de Francisco.

“Eles são só bondade, amor, são companheiros mesmo. Eu tenho tanta história incrível com animais. Já aconteceu de eles subirem em cima de mim e lamberem uma lágrima. Como eles sabem que como estou naquele momento? Quando tive depressão durante a gravidez, eles eram os únicos que me arrancavam sorrisos”, se emociona.

Os pets de Thaila Ayala não desgrudaram dela durante a sua gravidez (Foto: Instagram/@thailaayala/Reprodução)

Os pets de Thaila Ayala não desgrudaram da tutora durante a sua gravidez (Foto: Instagram/ @thailaayala/ Reprodução)

Relação dos pets com o bebê

Quando ainda estava grávida de Francisco, Thaila já percebeu uma mudança nos seus pets, principalmente nos gatos, que sempre foram carinhosos, mas ficaram ainda mais. “É difícil de explicar. O Tim subia na barriga, fazia massagem, ficava com a cabecinha encostada. Foi uma mudança muito grande e muito positiva. Martin também”, lembra.

Com o nascimento de seu filho, Thaila não nega que aconteceu uma ciumeira dos gatos e do cachorro, mas que ela e Renato conseguiram contornar. “Foi do tipo ‘também quero atenção, olha para mim?' (risos). Então, ficamos ainda mais ligados em dar atenção, brincar quando vinham até nós. Às vezes, falo com o Chico e faço aquela voz que a gente faz para o bebê, e o Martin vem na hora, porque ele era o neném da mamãe. Aí, eu paro, dou atenção para ele. É uma sensibilidade que a gente vai tendo também”, ensina.

Hoje em dia, Francisco vive rodeado por animais. “Ficam sempre juntos. O Francisco sobe em cima do Martin, gruda no Tim. Tim e Francisco, aliás, são muito próximos. Onde um está, o outro está também. É muito fofo”, se derrete.

Thaila Ayala mostra o cachorro, Martin, lambendo os pés de Francisco; ao lado, a atriz nina o filho na companhia do gato Tim Burton (Foto: Instagram/@thailaayala/Reprodução)

Thaila Ayala mostra o cachorro, Martin, lambendo os pés de Francisco; ao lado, a atriz nina o filho na companhia de Tim Burton (Foto: Instagram/ @thailaayala/ Reprodução)


Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Comportamento/noticia/2022/08/thaila-ayala-sobre-o-filho-com-os-pets-aprende-cuidar-e-respeitar.html


Cacau Colucci e o filho, Arthur, brincando com a cachorra Cindy (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

Cacau Colucci e o filho, Arthur, brincando com a cachorra Cindy (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

  • POR THAÍS SANT'ANNA
 ATUALIZADO EM 

A paixão de Cacau Colucci por animais vem desde a infância. A atriz e ex-BBB, 40 anos, é tutora da cadela da raça maltês Cindy, de 4 anos, e de dois gatos, os irmãos Tico e Teco, de 8, mas já teve até pavão! Em conversa exclusiva com o Vida de Bicho, ela fala da importância dos bichos em sua vida, que deseja transmitir agora para seu filho, Arthur, de 6 meses, de seu casamento com o delegado e defensor dos animais, Bruno Lima.

“Sempre fui muito apaixonada por bichos. Deixava minha mãe louca quando era criança, pegava os que estavam abandonados na rua e, quando ela via, já estavam em casa. Adotei até pavão! E também tartaruga, cachorro, gato, porquinho-da-índia, peixe, papagaio, uma loucura. Eu não consigo me imaginar sem ter um bicho. Não consigo nem ter amizade com quem não gosta de animais, porque não acho que seja boa pessoa”, conta.

Há mais de dez anos, Cacau é madrinha do projeto Cãopanheiras, iniciativa que apoia ONGs e protetores de animais independentes, onde adotou Tico e Teco. “A mãe deles deu cria debaixo de um carro em um estacionamento e essa instituição pegou. E, aí, eu adotei os irmãos”, recorda.

Já Cindy foi resgatada em um canil clandestino, fechado pelo marido de Cacau. “Os animais eram extremamente maltratados, abusados, explorados. Viviam em gaiolas. Se você visse a condição que minha cachorra vivia... era de chorar. Os bichos tinham números e não nomes. Alguns eram cegos, não podiam nem pôr as patas no chão, não viam a luz do sol. Era uma coisa bizarra, me emociono só de lembrar”, diz.

Cacau Colucci com os gatos, Tico e Teco (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

Cacau Colucci com os gatos, Tico e Teco (Foto: Instagram/ @cacaucolucci/ Reprodução)



Resgates com o marido

Cacau começou cedo com os resgates de animais abandonados. “Quando era criança, encontrei uma caixa com sete gatinhos debaixo de uma ponte. Cuidei de todos, doei e fiquei com um”, lembra ela.

Ela já participou de outros salvamentos ao lado do marido, e confessa que viu coisas pesadas. “Tiveram alguns casos que a gente foi tirar o cachorro do fundo de uma casa, porque o tutor não cuidava. O cão estava morrendo, não parava em pé, estava cheio de bichos, escorria sangue. Estava com várias doenças. Foi levado pra emergência, não sabiam se ele ia sobreviver. Eu chorava muito. Por incrível que pareça, hoje o cachorro está adotado e feliz. Me emociono com a recuperação, e aí, choro de felicidade. Não tem melhor sensação em ver um antes e depois”, completa.

Em alguns casos mais complicados, Cacau não vai pessoalmente com o marido no resgate – ainda mais depois que ficou grávida --, mas acompanha tudo de longe. “Apuro a denúncia, tento arrumar um lar temporário para os animais, ajudo a informar as pessoas os passos para se fazer uma denúncia. Enfim, ajudo no que posso”, diz.

Cacau e o marido, Bruno Lima, em um resgate, na foto à esquerda, e em uma ação de adoação de animais (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

Cacau e o marido, Bruno Lima, em um resgate, na foto à esquerda, e em uma ação de adoação de animais, à direita (Foto: Instagram/ @cacaucolucci/ Reprodução)

“Não consigo ser completamente feliz, sabendo que animais sofrem”

Lidando de perto com animais maltratados, Cacau acredita que nunca vai se acostumar com isso. “A gente vê cada coisa... Casos de zoofilia, espancamento, um absurdo. Não me conformo com a maldade do ser humano. Busco explicações, não é justo os animais ficarem a mercê de algumas pessoas”, desabafa.

A atriz e ex-BBB não esconde o choro ao se aprofundar no assunto. “Sempre vai ter algum animal sofrendo. Se você me perguntar se eu sou completamente feliz, digo que não, porque não consigo ser feliz no meu mundinho fechado, sabendo que tem outras pessoas e animais que sofrem”, declara Cacau, que tenta ser positiva.

Bruno Lima e Cacau Colucci celebram mesversário do filho com festa com tema de animais (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

Bruno Lima e Cacau Colucci celebram mesversário do filho com festa com tema de animais (Foto: Instagram/ @cacaucolucci/ Reprodução)


Amor por animais uniu o casal

Cacau fica toda orgulhosa falando do marido. Aliás, foi o amor dos dois pelos animais que os uniu. “Um amigo me mostrou o vídeo do Bruno salvando um macaquinho de tráfico de animais silvestres. E eu falei: ‘meu Deus, vou casar com esse homem’. E a profecia se cumpriu”, brinca ela.

Para a atriz e ex-BBB, é fundamental para o relacionamento ter o mesmo propósito em ajudar os bichos. “Se a gente não tivesse esse mesmo amor pelos animais, não sei se daríamos tão certo. Porque a vida dele é muito doida, sai de madrugada para salvar animais, recebe ameaças, denúncias o tempo todo. E eu apoio cem por cento o trabalho dele diariamente”, afirma.

Cacau Colucci e o marido, Bruno Lima, com o filho, Arthur, e a cadela, Cindy (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

Cacau Colucci e o marido, Bruno Lima, com o filho, Arthur, e a cadela, Cindy (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

“Ensino meu filho desde agora a respeitar os animais”

Mamãe de primeira viagem, Cacau faz questão da convivência do filho, Arthur, com os animais. “Assim que cheguei da maternidade, já mostrei o bebê para os gatos e a cachorra. Eles cheiraram, ficaram olhando, tentando entender. Agora, ficam sempre perto e eu sinto que estão cuidando, zelando pelo Arthur. É lindo de ver”, celebra.

Ela chegou a ser criticada por alguns seguidores por ter contato com os bichos quando estava grávida, mas quer desmistificar certas crenças. “Claro que a gente tem que ter higiene, mas a gente escuta muita coisa absurda. É uma convivência saudável, faz bem para todo mundo e para o desenvolvimento do meu filho. Ensino ele desde já a respeitar os animais. Todas as crianças deveriam ter uma convivência com animais, supervisionada pelos pais, claro. É essencial esse convívio". opina.

Cacau acredita que crescer com um bicho pode trazer muitos ensinamentos. "Quando ele for maior, queremos que escolha um pet em uma feira de adoção. A caridade tem que ser ensinada desde a infância. Assim como cuidar do meio ambiente, dos animais, tem que ter essa consciência. Acho que tudo vem de berço”, conclui.

Cacau Colucci com u de seus gatos e sua cadela (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

Cacau Colucci com um de seus gatos e sua cadela (Foto: Instagram/@cacaucolucci/Reprodução)

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Comportamento/noticia/2022/04/cacau-colucci-fala-da-paixao-por-bichos-e-resgates-me-emociono.html


Comentários