LUMA DE OLIVEIRA FALA SOBRE MOMENTOS COM TOM JOBIM: 'CHEGOU A DIZER QUE NÃO SABIA SE EU ERA COISA DE DEUS OU DO DIABO'

 

Luma de Oliveira Foto: Ana Branco

Luma de Oliveira fala sobre momentos com Tom Jobim: 'Chegou a dizer que não sabia se eu era coisa de Deus ou do diabo'

Em entrevista exclusiva, ela relembra elogio do cantor: 'Mulher do milênio'

Gilberto Júnior
21/04/2020 - 07:43 / Atualizado em 21/04/2020 - 10:04

Luma de Oliveira sugere após a ligação do celular falhar algumas vezes: "Não quer ligar no telefone da minha casa?". Em tempos de mensagens de áudio por WhatsApp, a pergunta da eterna estrela do carnaval surpreende. Três toques depois, ela atende e logo engata uma conversa animada sobre a postagem que fez em seu Instagram, no domingo, relembrando um texto que ganhou de Tom JobimNo escrito, o compositor e cantor dizia que era "tiete" e "escravo sexual" da carioca, hoje com 55 anos.

De maiô, Luma de Oliveira relembra texto de Tom Jobim: 'Beijo do seu fã, tiete, escravo sexual'


Eterna estrela do carnaval diz que não imaginava que seu ídolo tivesse admiração por ela

Luma de Oliveira Foto: Reprodução/Instagram


Luma de Oliveira Foto: Reprodução/Instagram

Eterna estrela do carnaval carioca, Luma de Oliveira compartilhou com seus milhares de seguidores no Instagram um trecho do texto que ganhou de Tom Jobim. "E Deus quis, e Luma surgiu cercada de águas. Luma... Luma querida, inspiração da minha vida", diz o poeta numa passagem do escrito.

"Foi um presente e tanto. Não imaginava que um ídolo meu e mundial pudesse ter por mim essa admiração", derreteu-se Luma, que na imagem aparece de maiô vermelho numa piscina.
O clique de Luma de Oliveira Foto: Reprodução/Instagram
O clique de Luma de Oliveira Foto: Reprodução/Instagram
A postagem fez sucesso entre os internautas. "Luma do céu! Que lindo! Inspiração do Tom Jobim, só você", disse um dos seguidores da ex-modelo; "Um poema do Tom Jobim não é para qualquer um! No caso, qualquer uma", anotou outro.  "Você é e vai ser musa para sempre", apontou mais um.
Teve gente, no entanto, que criticou o fato de Luma estar de maiô cavado na foto. "Gosto muito de você! Mas neste momento não mostre a bunda nem fale de Deus! Vamos levar alimento a conforto para quem perdeu quem ama! Mas não é achar bonito que levou e fazer nossa parte também!", disse um dos seguidores.
Luma respondeu: "Você não faz ideia do quanto já ajudei e ajudarei até quando puder. Apenas achei desnecessário postar, mas se achar pertinente, postarei algum dia apenas no intuito de pedir reforço, pois como todos, também tenho contas a pagar e o futuro para todos nós é incerto. E você não tem o direito de dizer para mim nem para ninguém para não falar de Deus. Não julgue pela aparência. Você pode estar errando feio".
Logo virou uma grande discussão: "Posso te elogiar como já fiz! Mas acho que se você perder alguém e tiver doendo muito, você postaria outra coisa! Deus é Deus", rebateu o seguidor. "No iníco do seu comentário, (você) falou que gostava de mim, sou grata. Mesmo. Mas, se na sua concepção, estou te desapontando, fique à vontade para não fazer mais parte desse grupo. Não tenho aqui só pessoas que concordam comigo. Trocar informações é saudável. Mas acho que você não entendeu nada", acrescentou Luma.
Luma de Oliveira Foto: Ana Branco/ O Globo
Luma de Oliveira Foto: Ana Branco/ O Globo

Confira o trecho do texto escrito por Tom Jobim para Luma de Oliveira

“E Deus quis, e Luma surgiu cercada de águas.
Luma... Luma querida, inspiração da minha vida.
Alumia meu caminho com sua presença luminosa, com esse cheiro de flor.
Luma cheia de graça.
Cada minuto contigo, aprendo um milhão de coisas. Minha Luma verdadeira, mulher brasileira, tem samba, tem ginga, ela dança à noite inteira, ama o Carnaval, o subúrbio, o Rio de Janeiro, porque Luma de Oliveira, é Luma pra vida inteira.
Salve o Brasil. Um país que tem uma mulher como esta, não pode perder.
Beijo do seu fã, tiete, escravo sexual."
"Publiquei apenas um trecho do escrito de Tom porque sei que as pessoas não gostam de ler muito na internet. Elas têm uma certa urgência. Mas foi realmente um presente que ganhei do maestro. Foi algo único, ímpar", diz a ex-modelo, que enviou com exclusividade para esta reportagem a foto com dedicatória que ganhou do cantor, em setembro de 1989. "Pra Luma. Paixão e encantamento. Inspiração da minha vida", escreve ele.

A foto com dedicatória que Luma que ganhou de Tom Jobim Foto: Arquivo Pessoal

A foto com dedicatória que Luma que ganhou de Tom Jobim Foto: Arquivo Pessoal

Do outro lado da linha, Luma se derrete ao se lembrar do momento: "Tom estava em Nova York e uma amiga foi visitá-lo. Ele disse que era meu fã e me enviou essa foto. Perdi o fôlego quando recebi a imagem. Para mim, paixão e encantamento são palavras avassaladoras. Mandei fazer camiseta e porta-retrato, porque sou dessas". Na sequência, ganhou mais elogios. "Numa entrevista para a revista 'Playboy', Tom, que só me conhecia por fotos, chegou a dizer que não sabia se eu era coisa de Deus ou do diabo. Tudo na maior elegância e cortesia."
O texto que movimentou as redes no fim de semana foi escrito a pedido da própria musa, em 1990, para acompanhar um ensaio que estrelou para a "Playboy". Luma acabara de ser eleita pela publicação com a "mulher da década". "Começamos a nos falar depois que recebi a foto. Liguei para pedir apenas umas linhas. Mas veio aquela poesia linda. Estivemos juntos, em sua casa no Jardim Botânico, em duas oportunidades. Em nossos papos, falávamos sobre suas músicas, sobre a forma como as canções batiam em mim. Ele era nobre e intelectual, mas tinha uma simplicidade que atingia pessoas como eu."
Um dos episódios mais marcantes foi o show que assistiu de Tom no Jockey Club do Rio. "No meio da apresentação, ele agradaceu a presença de alguns convidados e na hora de citar meu nome, disse assim: 'Luma de Oliveira foi eleita a mulher da década; mas, na minha opinião, seria do milênio'. Na hora pensei: Deus está entre nós.' Esse acontecimento foi de uma relevância e uma importância tão grande."

Confira imagens de Luma de Oliveira no carnaval carioca

Luma de Oliveira, em 2005 Foto: Fábio Seixo

Em 1998, icônica fantasia no desfile da Tradição Foto: André Arruda/ O Globo

Em 1998, icônica fantasia no desfile da Tradição Foto: André Arruda/ O Globo

Luma de Oliveira no desfile de 2009 da Portela Foto: Fabio Rossi / Fabio Rossi/ O Globo

Luma de Oliveira no desfile de 2009 da Portela Foto: Fernando Maia / Fernando Maia/ O Globo

Carnaval 2005: Luma à frente dos ritmistas da Caprichosos de Pilares Foto: Márcia Foletto/ O Globo

Carnaval 2005: Luma à frente dos ritmistas da Caprichosos de Pilares Foto: Márcia Foletto/ O Globo

Em 2001, Luma no desfile da Viradouro Foto: Fernando Maia

Em 2001, Luma no desfile da Viradouro Foto: Marcelo Sayão

Em 2000, Luma no desfile da Viradouro Foto: Michel Filho


Ex-modelo já desfilou pelas escolas de samba Portela e Viradouro


'Luma é de todas as eras'

Questionada sobre o fascínio que causa nos outros, Luma cita novamente Tom, seu ídolo. "Não era só uma questão física, pois haviam milhares de mulheres lindas no Brasil. Ele dizia que era um mix de visual, carisma e meu jeito carinhoso de lidar com as pessoas."
Evelyn Bastos, rainha de bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, acrescenta: "Luma é a rainha atemporal! Traduz nos seus gestos e sorriso todo o poder de encantar que uma mulher pode ter. Ela nos faz olhar para nós mesmas e explicitar nossa singularidade. Luma é generosa, linda e certamente já nasceu com uma coroa . Luma é de todas as eras".
A essa altura, a ex-modelo faz uma observação pertinente: "Não estou mais na mídia. Uso as redes sociais para trocar uma ideia. Eu me esforço para responder quem fala comigo. Acredito que o povo tenha guardado alguma memória afetiva. Muitas meninas ganharam o meu nome por suas fãs mães serem minhas fãs".
Há 35 dias em casa com o filho caçula, Olin, fruto de seu casamento com o empresário Eike Batista, a carioca está o tempo todo acompanhando reportagens sobre o novo coronavírus. "A informação é a única vacina que temos. Estou cuidando do meu corpo caso algo aconteça. Tomo 16 vitamaninas diariamente, cinco para fortelecer o sistema imunológico. Mas isso há tempos, antes da Covid-19. É o momento de nos proteger, mas sempre olhando para quem está do lado."





Comentários