"PUTIN VAI PARA CASA À NOITE COM MEDO", DIZ JIM MATTIS, EX-SECRETÁRIO DE DEFESA DOS EUA

 

“Putin vai para a cama à noite com medo” – Jim Mattis

O ex-secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, lançou na última sexta-feira (1º) alguns comentários que devem estar tirando o sono do presidente russo Vladimir Putin. “Putin é uma criatura vinda diretamente de Dostoiévski. Ele vai para a cama à noite com raiva, ele vai para a cama à noite com medo”, disse Mattis. Os comentários foram feitos durante seu discurso no Fórum de Seul para Assuntos Internacionais, a Sociedade da Coreia e o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Mattis renunciou ao cargo de chefe do Pentágono em 2018 devido a um desacordo de política externa com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Basicamente, Mattis era a favor da permanência de tropas na Síria, mas Trump defendia a total retirada das tropas. No entanto, Mattis não abordou essas divergências de maneira direta em seu discurso. O foco foi realmente o líder russo Vladimir Putin. Segundo Jim Mattis, Putin é desequilibrado e incapaz de tomar decisões inteligentes devido à falta de bons conselheiros.

Questionado sobre a maior lição que poderia ser tirada da guerra da Rússia na Ucrânia, Mattis respondeu: “Não tenha generais incompetentes no comando de suas operações”, mas não parou por aí, revelando que a invasão russa foi “taticamente incompetente e estrategicamente tola”. Os comentários de Mattis também envolveram a China, dizendo que “um país não pode ser grande se apoiar a invasão criminosa da Ucrânia pela Rússia”, se referindo aos laços cada vez mais fortes entre a Rússia e o país asiático.

Durante a bateria de perguntas, ex-secretário de Defesa disse que as cúpulas de Trump com o líder norte-coreano Kim Jong Un, foram parte de um esforço diplomático, embora não estivesse tão otimista, reconhece que foi a certo a se fazer. Mattis elogiou o novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, pelos recentes esforços em trazer um papel mais significativo à Coreia do Sul, país que tem apresentado crescentes avanços em muitas áreas, incluindo aeroespacial – e o claro indicativo de ter uma política dura contra possíveis agressões do norte. Mas alertou sobre vozes em Seul, que são a favor da Coreia do Sul possuir suas próprias armas nucleares. “Você não precisa de armas nucleares na península para garantir uma dissuasão prolongada, desde que haja confiança entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos“, disse ele.

Para Mattis, a palavra-chave é “confiança” – Os Estados Unidos e a Coreia do Sul devem continuar a construir confiança, inclusive demonstrando “dissuasão estendida” contra as armas nucleares da Coreia do Norte (…) São armas horríveis!”, concluiu o ex-secretário.

Fonte:https://hojenomundomilitar.com.br/putin-vai-para-a-cama-a-noite-com-medo-jim-mattis/

Comentários