TRANSMISSÃO DE COVID-19 ENTRE GRÁVIDA E BEBÊ É INCOMUM, SEGUNDO ESTUDO

 

Transmissão de Covid-19 entre grávida e bebê é incomum, segundo estudo (Foto: Unsplash)

Transmissão de Covid-19 entre grávida e bebê é incomum, segundo estudo (Foto: Unsplash)

  • REDAÇÃO GALILEU
 ATUALIZADO EM 

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, concluíram que a transmissão da Covid-19 de mãe para bebê durante a gravidez não é comum e que a via de parto — vaginal ou cirúrgica — não aumenta a taxa de infecção entre mãe e filho. Os cientistas descreveram o achado em um artigo publicado na edição de junho do BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology.

Os autores analisaram 49 estudos já publicados sobre saúde neonatal nos tempos do novo coronavírus. Juntos, os dados revisados ​​incluem informações sobre 666 bebês recém-nascidos e 655 mulheres (algumas mulheres tiveram gêmeos). “Queríamos analisar o resultado de bebês cujas mães contraíram o vírus e ver se a via de nascimento, o método de alimentação do bebê e a interação mãe/bebê aumentavam o risco de as crianças contrairem o Sars-CoV-2", explica Kate Walker, uma das pesquisadoras, em comunicado.

Das mulheres que deram à luz por parto normal, apenas oito dos 292 bebês analisados (2,7%) testaram positivo para o novo coronavírus. Já dentre os 364 recém-nascidos cujas mamães passaram por uma cesariana, 20 (5,3%) apresentaram resultado positivo para a Covid-19. A maioria das crianças com Sars-CoV-2 era assintomática.

A análise também revela amamentar ou permitir o contato das mães com seus filhos logo após o nascimento não aumentou o índice de infecção entre os pequenos. "A partir dos nossos resultados, estamos convencidos de que a probabilidade de infecção por Covid-19 em recém-nascidos é baixa", comenta Waker.

Os autores ponderam, no entanto, que mais estudos são necessários para corroborar esses achados — apesar de eles serem animadores. "Fico feliz em ver que os dados continuam a ser tranquilizadores", comenta Jeannette Comeau, coautora do estudo, em nota. "Dos casos de infecção em recém-nascidos, não temos evidências confirmatórias de que a doença tenha sido adquirida no útero ou durante o nascimento."

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/06/transmissao-de-covid-19-entre-gravida-e-bebe-e-incomum-segundo-estudo.html


Comentários