SINTOMAS DE COVID LONGA SÃO MENOS COMUNS EM VACINADOS, APONTA PESQUISA

 

Vacinação pode ajudar a reduzir o risco de Covid-19 longa (Foto:  Prefeitura Municipal de Indaiatuba)

Vacinação pode ajudar a reduzir o risco de Covid-19 longa (Foto: Prefeitura Municipal de Indaiatuba)

  • REDAÇÃO GALILEU
 ATUALIZADO EM 


Pessoas que tomaram duas doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech são menos propensas a ter sintomas prolongados do que indivíduos não imunizados. É o que sugerem dados iniciais de um estudo realizado em Israel, pré-publicado em 17 de janeiro na plataforma Medrxiv.

Ainda não revisada por pares, a pesquisa defende a importância da vacinação na redução do risco de Covid longa. O quadro ocorre quando o paciente continua a ter sintomas semanas, meses ou até mesmo anos após a infecção pelo Sars-CoV-2. Estima-se que até 30% dos infectados têm incômodos persistentes.

Entre julho e novembro de 2021, os pesquisadores perguntaram a mais de 3 mil pessoas se elas estavam apresentando os incômodos típicos da Covid-19 longa. Todos os indivíduos haviam contraído a doença entre março de 2020 e novembro de 2021.

Os cientistas descobriram que, em comparação com os não vacinados, os participantes imunizados com duas doses eram 54% menos propensos a relatar dores de cabeça, 64% menos sujeitos a se queixarem de fadiga e tinham 68% menos probabilidade de sentirem dores musculares quando infectados pelo coronavírus.

Michael Edelstein, coautor da descoberta, conta à Nature que a nova pesquisa é a mais abrangente até agora e corrobora com estudos anteriores, incluindo um realizado no Reino Unido em setembro de 2021, no qual a vacinação mostrou ser capaz de reduzir pela metade o risco de Covid-19 prolongada.

Mesmo que a imunização reduza a ocorrência de sintomas duradouros, Claire Steves, médica líder do estudo, salienta que pessoas totalmente vacinadas ainda correm o risco de desenvolver a doença. Além disso, não há dados sobre a proteção contra a Covid-19 longa relacionada à variante ômicron.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2022/01/sintomas-de-covid-longa-sao-menos-comuns-em-vacinados-aponta-pesquisa.html


Comentários