HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI E A DESTINAÇÃO DA TERRA SEGUNDO O ESPIRITISMO





Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai – E a Destinação da Terra

Há muitas moradas na Casa de meu Pai. (João, 14:2)

Esta passagem de Jesus nos diz que há várias moradas na casa do Pai. As muitas moradas que são citadas referem-se aos muitos mundos habitados no Universo, que é a Casa de Deus.

O espiritismo nos diz que existem outros mundos (planetas) que são habitados – Cabe ressaltar que a matéria nestes outros mundos é diferente da nossa, por isso não são visíveis aos nossos olhos (astronomia). Estes mundos igualmente criados por Deus para povoar a sua criação estão sujeitos a Lei de Evolução. Ou seja, os mundos, assim como os espíritos, também evoluem. O que determina a evolução de um mundo é a evolução material e moral de seus habitantes.

A classificação espírita divide os mundos em 5 principais categorias, conforme o esse grau de evolução.

  • Mundos Primitivos
  • Mundos de Expiação e Provas
  • Mundos Regeneradores
  • Mundos Felizes
  • Mundos Celestes ou Divinos

Mundos Primitivos: a primeira fase dos planetas habitados. Servem de morada para as primeiras encarnações dos espíritos. Podemos comparar estes planetas à Terra na pré-história até o começo da civilização humana como conhecemos. Neste tipo de mundo não existe nenhuma vida moral, vivendo aí o homem como vivem os animais, só preocupado com a satisfação das suas necessidades materiais. A ignorância domina totalmente sobre o conhecimento e a moral.

Mundos de Expiações e Provas: é a situação atual do nosso planeta, que nos oferece o exemplo de um dos tipos de mundos expiatórios. O mal predomina sobre o bem, e conseqüentemente o sofrimento predomina sobre a felicidade. Os espíritos aí encarnados têm que expiar, ou seja, consertar erros do passado, de outras encarnações, e ao mesmo tempo passar por provações, cujo objetivo é fazer evoluir as qualidades do coração e da inteligência.

Na nossa Terra encontram-se encarnados Espíritos pouco adiantados. A atividade mental que os domina se prende mais aos interesses materiais. Por esta razão, há tanto sofrimento e desentendimento entre nós.

Mundos Regeneradores: servem de transição entre os mundos de expiação e provas para os mundos felizes. É o próximo passo evolutivo da Terra. É a reconstrução da sociedade sobre novos valores morais, em que o objetivo maior será a satisfação das necessidades básicas do ser humano. O bem predomina sobre o mal e os espíritos atingirão um grau superior de entendimento, amorosidade e justiça, serão espíritos mais amenos, mais fraternos, mais pacíficos. Em decorrência disto, a própria organização material mudará, tornando-se menos densa.

Mundos Felizes: onde o bem supera muito a ignorância. Nestes mundos, a felicidade dos espíritos encarnados supera em tudo o que compreendemos dela no nosso planeta. A ciência e a tecnologia atingem patamares inimagináveis. Não existirão mais doenças, mortes prematuras, guerras, pestes, fome e tudo o que seja fruto do egoísmo e do orgulho.

Mundo Divinos: morada os espíritos purificados, onde o bem reina e a ignorância não existe. São as últimas etapas reencarnatórias dos espíritos.

O Paraíso Perdido

Numa época remota, havia um mundo (numa das muitas moradas do Universo e que não era a Terra) que se encontrava já num estágio de mundo regenerado. O conceito de Adão e Eva expulsos do paraíso é decorrência de uma não-adaptação ou incompatibilidade dos espíritos com o estágio evolutivo deste seu planeta originário, que encontrava-se como um mundo de predominância do bem e estes espíritos recorrentes no erro, foram atraídos para a Terra, um planeta muito menos evoluído, onde estes pudessem: contribuir com a evolução da civilização, já que traziam conhecimentos avançados do mundo de origem. E, obter uma nova chance de evolução, já que desperdiçaram valiosa oportunidade.

Estes “imigrantes” eram a chamada raça Adâmica, representada pela figura de Adão. Era formada por uma plêiade de Espíritos que foram expulsos de um mundo já civilizado. Eles acabaram sendo trazidos para a Terra e aqui ajudaram outras entidades menos evoluídas a melhorarem-se. Pelo sofrimento de terem sido “expulsos do paraíso” (o mundo mais adiantado em que viviam), tendo que se adaptar a uma nova realidade, expiaram suas provas e provavelmente retornaram melhores, mais espiritualizados a seus mundos de origem.

Este episódio a literatura espírita chama “Os exilados de Capela”. Capela é um planeta de uma constelação distante (Cocheiro). Os estudiosos no assunto afirmam que houve uma grande migração de espíritos de Capela para Terra, migração que gerou inclusive raças inteiras providas de desenvolvimento intelectual muito grande. (Ex.: Egípcios)

Destinação da Terra

O nosso planeta Terra encontra-se em um momento de grande importância para o futuro de todos nós. Incia-se um grande processo de transição. Transição da categoria de Planeta de Provas e Expiações para a categoria de Planeta de Regeneração.

“A Terra chegou a um de seus períodos de transformação, e vai passar de um mundo expiatório a mundo regenerador. – Então os homens encontrarão nela a felicidade, porque a Lei de Deus a governará” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, item 19).

A Terra está muito perto de uma de suas fases de transição e só ficarão aqui espíritos que tiverem merecimentos para viverem em um mundo mais civilizado, onde o bem predominará sobre o mal. Os indivíduos trabalharão primeiro para o bem coletivo e depois pensando na individualidade.

Divaldo Franco, que é um dos expoentes espíritas, talvez o maior divulgador e estudioso do espiritismo traz um conceito muito interessante sobre os espíritos que chegarão ao nosso planeta com o intuito de auxiliarem este processo.

Fala-nos das chamadas crianças-índigo, espíritos que já estão reencarnando no meio de nós dotados de inteligência apurada e sensibilidade incrível. Esta denominação é derivada de sua aura com predominância da cor azul. Estes espíritos, de conduta firme e reta prepararão o terreno para outros espíritos ainda mais especiais, as crianças-cristal.

Estes espíritos são provenientes de uma sistema chamado Alcyone, que gravita em torno de uma estrela de 3 grandeza (note que o nosso sol é de 5 grandeza). A cada 12 mil anos a Terra adentra numa região que recebe a influência magnética dos fótons (menores partículas de luz) oriundos de Alcyone. A Terra iniciou a receber esta influência em 1982 e em 2012 estará completamente mergulhada na região de radiação destas energias tão benéficas deste mundo. Esse fenômeno é decorrência da Evolução dos Mundos que comentamos no início.

Estes espíritos de alta estirpe prepararão a Terra para ser um mundo de regeneração.

São espíritos com características humanistas, com profundas habilidades de relacionamento, porque serão brandos, pacíficos, terão uma capacidade intuitiva incrível, capaz de manter contato natural com espíritos superiores, serão incorruptíveis. Espíritos dotados de sensibilidade artística, etc.

E onde nós entramos nesta história, já que parece ser algo apenas para as futuras gerações?

Realmente, a mudança significativa não conseguiremos presenciar em nossa existência atual, pois é lenta e faz-se necessário a renovação das gerações atuais mais materialistas para gerações mais espiritualizadas.

Porém, somos reencarnacionistas e devemos ter a consciência de que muitas outras existências ainda precisaremos. Somos artífices / projetistas destas nossas futuras existências, ou seja, poderemos viver num mundo melhor ou não, depende da nossa semeadura. Todos nós gostaríamos de viver num mundo melhor, sem injustiça, sem guerras, sem fome, etc. Então nosso objetivo é MERECER estar inserido nesse mundo melhor.

“Aqueles que, apesar da inteligência e de seu saber, perseverarem no mal, em suas revoltas contra Deus e suas leis, seriam a partir de então um entrave ao progresso moral, uma causa permanente de dificuldade ao repouso e felicidade dos bons. Por isso, são excluídos e enviados a mundos menos adiantados”.

(A Gênese – Capítulo XI, item 43)

O fenômeno que ocorre com a chegada de espíritos de alta estirpe terá a contrapartida da evolução dos mundos, ou seja, quem não tiver apto a habitar um mundo regenerado, será atraído para um outro orbe, um outro planeta, que inclusive já está em aproximação com a Terra, um planeta de matéria muito mais densa que a da Terra, semelhante ao nosso planeta nos primórdios das civilizações, na pré-história. A Terra atualmente sofre com os efeitos de seu magnetismo que vibra negativamente.

Ou mereceremos permanecer na Terra regenerada ou precisaremos expiar em um mundo inferior, seremos nós desta vez os expulsos do paraíso.

Nossa tábua de salvação? Nada de novo, de acordo com a pergunta xx de O Livro dos Espíritos.: “Qual o modelo e guia a seguir? R. Jesus” Ou seja, basta nos empenharmos em vivenciar o Evangelho de Jesus, os ensinamentos do Cristo:

  • Amar ao próximo com a si mesmo
  • Perdoar as ofensas
  • Ser caridoso

Ou seja, não poderemos apenas ficar esperando esse mundo melhor chegar, é preciso trabalharmos muito. Dos nossos esforços pessoais e dos homens de bem (de todas as religiões) nascerá o novo tempo.

A ciência demonstra que a matéria progride constantemente. O Espiritismo e a História são testemunhas de que os encarnados melhoram-se moralmente com o desenvolvimento da sociedade. O bem e a justiça são resultados do adiantamento moral da humanidade.

Quanto mais o homem entender as leis de Deus, maior será esse crescimento.

“Nós precisamos ser a mudança que nós queremos ver no mundo”. Mahatma Gandhi

Essa modificação se realiza em dois sentidos: de dentro para fora, isto é, em seus próprios pensamentos, em suas palavras e em suas ações, em relação a ele mesmo e projetando isso para o seu mundo exterior, e, por sua vez, recebendo dele todas as informações necessárias para se engrandecer em conhecimentos, em experiências , sobretudo se modificar para melhor e, por conseguinte, SER aquilo que queremos para o nosso mundo, para o meio, com todo o seu conjunto de funções e de estruturas, mas admitindo que não é a sua vontade pessoal que deve imperar , mas sim o bem estar da humanidade, dotada da mesma paz, equilíbrio e auto-conhecimento que ele próprio.

Se hoje a Terra ainda não está pronta para a grande mudança, oferece a todos uma boa época de transição, pelo chamado à responsabilidade de cada um na tarefa de regeneração da humanidade.

Confiamos porém, em Deus, nas Suas leis justas e misericordiosas, na capacidade do homem em transformar–se e de mudar o mundo, nas atividades de auxílio dos Espíritos Superiores, que trabalham sob a direção de Jesus, que nos ensinou a fazer sempre e em qualquer situação a vontade de Deus e que continua na direção do planeta Terra.

Lembremo-nos de sua afirmação: “Nenhuma ovelha que o Pai me confiou se perderá”.

Façamos, pois, a nossa parte, porque somos todos responsáveis na elevação da Terra a uma categoria maior, onde viveremos na sociedade justa e feliz que todos almejamos e queremos.

Jesus certamente vê o nosso planeta com a certeza de que ele será um mundo melhor.

Ele nos disse: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra”.

Fonte:https://portaldaluz.org.br/2021/03/01/ha-muitas-moradas-na-casa-de-meu-pai-e-a-destinacao-da-terra/

Comentários