AROMATERAPIA PARA PETS: ENTENDA COMO FUNCIONA E SUAS INDICAÇÕES

WhatsApp

A aromaterapia também pode ser praticada com animais de estimação, mas com o devido cuidado (Foto: Pixabay / 1195798 / CreativeCommons)

A aromaterapia também pode ser praticada em cães e gatos, mas com o devido cuidado (Foto: Pixabay/ 1195798/ CreativeCommons)


  • POR GLADYS MAGALHÃES
 ATUALIZADO EM 

Muito se fala de aromaterapia para humanos, mas você sabia que a técnia também existe para animais de estimação?

“Eles sofrem com problemas parecidos aos dos humanos, como estresse, ansiedade, medo, tristeza e, por isso, também podem se beneficiar da aromaterapia”, diz a farmacêutica Renata Piazera, CEO de uma rede de manipulação de produtos e medicamentos veterinários.

O que é e quando aplicar

Segundo Renata, a aromaterapia é um tratamento natural que utiliza partículas e aromas presentes em diferentes óleos essenciais extraídos de plantas, frutas e vegetais, para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar sintomas que causam ansiedade, insônia, depressão, agitação, problemas respiratórios, estresse, entre outros.

A profissional lembra que a técnica também pode trazer benefícios como relaxamento, bem-estar, fortalecimento de defesas do corpo e melhora na concentração.

Para os pets, a aromaterapia é indicada quando se quer alterar algum quadro comportamental.

“Os animais também desenvolvem enfermidades por conviverem em ambientes urbanos e serem submetidos a situações de estresse. Música alta, a visita ao veterinário ou o primeiro banho no pet shop, por exemplo, podem gerar traumas. A técnica pode atuar como um modulador de comportamento, também sendo indicada em casos de ansiedade, medo, latidos em excesso e agitação”, diz a zootecnista Regina Herculano Pinto, fundadora de uma marca especializada em brinquedos para animais.

Relaxamento, bem-estar, fortalecimento de defesas do corpo são alguns dos benefícios da aromaterapia para os pets (Foto: Pixabay / PicsbyFran / CreativeCommons)

Relaxamento, bem-estar e fortalecimento de defesas do corpo são alguns dos benefícios da aromaterapia para os pets (Foto: Pixabay/ PicsbyFran/ CreativeCommons)

Cuidados

As profissionais lembram que, assim como acontece com os humanos, a aromaterapia é um auxiliar à terapia alopática e não deve ser adotada sem o conhecimento e orientação do médico-veterinário do bicho.

Além disso, não é indicado que o tutor aplique a técnica por conta própria, visto que as concentrações para humanos e animais são diferentes.

“O olfato dos animais é muito mais aguçado e sensível que o dos humanos, por isso, é necessário que esse tratamento seja orientado por um médico-veterinário, que saberá utilizar a dosagem certa, com o intuito de preservar o bicho em relação a um exagero de aromas. É  necessário verificar ainda se o óleo essencial é indicado para pets e a diluição precisa ser feita em baixa concentração, de acordo com as necessidades de cada animal”, alerta Renata.

A farmacêutica lembra ainda que há recomendações de não utilizar o produto no rosto, olhos e nariz, ou em filhotes com menos de 10 semanas de idade, além de evitar óleo rico em fenol, como orégano, manjericão, canela, tomilho, gaultéria, cravo e sábio.

“Se a substância for preparada da forma correta, não há malefícios. Inclusive, alguns tratamentos de aromaterapia são indicados para uso contínuo, dependendo do animal. Caso o produto não seja corretamente manipulado e diluído, é possível causar intoxicação ou até alergias”, finaliza Renata.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Saude/noticia/2022/06/aromaterapia-para-pets-entenda-como-funciona-e-suas-indicacoes.html



Comentários