OS 50 MELHORES FILMES DE ALIENS PARA CONHECER VIDAS EXTRATERRESTRES

 

melhores filmes de aliens para conhecer vidas extraterrestres

Os 50+ melhores filmes de aliens para conhecer vidas extraterrestres

Filmes de aliens representam nosso fascínio pela possibilidade de existir vidas extraterrestres. A ideia pode até soar poética. No entanto, muitas vezes é motivo de terror. Por isso, muitos dos filmes da lista trazem uma abordagem sobre estes seres como criaturas hostis, que ameaçam a vida da humanidade.

Ao longo da história do cinema, foi essa a imagem que ficou gravada no imaginário do público. Até mesmo porque muitos desses filmes representavam as aflições da sociedade em determinadas épocas, tal como a Guerra Fria.

A tensão de que as potências rivais, EUA e a antiga URSS, entrassem em guerra com armamentos químicos era o grande terror psicológico daquela época. Sendo assim, muitos filmes daquela época apresentam invasores impiedosos, cujas armas químicas são capazes de destruir a humanidade em pouco tempo.

Em contrapartida, outros filmes lançaram um outro olhar ao tema. Aproximando um debate sobre a importância da comunicação, do nosso fascínio em encontrar o que existe além de nos no Cosmo e da dificuldade humana em lidar com o que é diferente.

Seja para conhecer os clássicos até os filmes mais novos, para refletir ou ficar com medo na hora de dormir: cada título dessa lista merece sua atenção.


A Chegada (Arrival, 2016)


Naves alienígenas começam a aparecer nas principais metrópoles do mundo. A fim de fazer contato com os visitantes, uma linguista especialista é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os extraterrestres são uma ameaça ou não. Responder todas essas perguntas pode colocar em risco a existência de toda a humanidade.

A Vastidão da Noite (The Vast Of Night, 2019)

Ambientada em uma cidade fictícia no Novo México, a trama acompanha uma jovem operadora de telefonia e um carismático apresentador de rádio. Juntos eles embarcam em uma corrida frenética para descobrir a origem de um som misterioso que está sendo transmitido ao vivo, na rádio.   

A estreia do diretor Andrew Patterson no cinema foi feita através de uma homenagem à ficção científica. Unindo múltiplas referências ao gênero, Patterson ainda construiu uma obra muito original.

Vivarium (2019)

Um casal de jovens está em busca do lugar perfeito para morar. Assim, eles acompanham um estranho corretor de imóveis até um bairro misterioso repleto de casas idênticas. Ao tentarem sair do local, percebem que estão presos em um labirinto surreal.

A Casa da Praia (The Beach House, 2019)

Um casal de jovens viaja até uma casa na praia em busca de um fim de semana romântico. A temporada para relaxar começa a ficar estranha quando uma névoa misteriosa surge do mar.

Sputnik (2020)

Um filme de alien russo já é algo que salta aos olhos. Na trama, o único astronauta sobrevivente de um acidente com uma nave espacial retorna à Terra carregando, dentro de seu corpo, uma criatura perigosa.

Distrito 9 (District 9, 2009)

Há trinta anos, alienígenas chegaram à Terra em busca de refúgio. Os extraterrestres imigrantes agora vivem em uma área segregada chamada Distrito 9, na África do Sul. Quando um militar contrai um vírus que altera seu DNA, o Distrito 9 passa a ser atacado, pois é o principal lugar suspeito de origem.

Alien (1979)

Clássica trilogia que todo amante de filmes de aliens deve conhecer. Uma nave espacial recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por uma criatura misteriosa. O terror toma conta da trama quando o tripulante atacado leva, para dentro da nave, um embrião alienígena.  

O Vôo do Navegador (Flight of the Navigator, 1986)

Em 1978, um menino viaja 8 anos para o futuro e tem uma aventura com uma nave alienígena inteligente.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977)

Roy Neary vive em uma pequena cidade americana. Ao pressentir a chegada de alienígenas, seu comportamento começa a se alterar. Cada vez mais ele fica obcecado pela ideia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato com os seres extraterrestres. Enquanto isso, outros habitantes da cidade sentem a presença extraterrestre.

Fogo no Céu (Fire in the Sky, 1993)

Arizona, 1975. Um lenhador é atingido por uma luz misteriosa e some por vários dias. Certo dia, ele aparece, sem memória. Mas à medida que os dias passam, as memórias de sua experiência começar vir à tona.

Brightburn: Filho das Trevas (Brightburn, 2019)

Um objeto cai na Terra, carregando uma forma de vida que se parece com um menino, que é encontrado por um casal. À medida que os anos se passam, ele começa a questionar sua origem e descobre que tem poderes misteriosos.  

Arquivo-X: O Filme (The X Files, 1998)

Baseado na homônima série de TV, o filme do Arquivo-X se desenvolve como um longo episódio de 2 horas de duração. Em uma pequena cidade do Texas, uma misteriosa substância que emana dos restos de um ser humano pré-histórico envolve um menino e os bombeiros que tentam salvá-lo. Mulder e Scully, então, vão investigar o evento.

Marte Ataca! (Mars Attacks!, 1996)

Naves marcianas cercam as principais cidades do mundo e toda a humanidade aguarda os visitantes extraterrestres, que parecem ter vindo em missão de paz. Mas uma confusão de linguagem pode colocar tudo a perder.

A Guerra dos Mundos (The War of the Worlds, 1953)


Baseado no livro de H.G. Wells, escrito em 1938, uma obra prima do sci-fi. Dois cientistas vão até o local onde caiu um meteorito. Logo depois, uma máquina alienígena hostil inicia uma matança aleatória. Então, fuzileiros navais são convocados para irem até o local e enfrentar os inimigos.

Sinais (Signs, 2002)

Na fazenda onde o viúvo Graham Hess vive com seus dois filhos e seu irmão, gigantescos círculos surgem em sua plantação, sem que haja qualquer vestígio de quem os fez ou como eles foram feitos. Enquanto isso, outros eventos misteriosos começam a aparecer ao redor do mundo.

E.T O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982)

O pequeno Elliott faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que está bem longe de seu planeta. Ele decide mantê-lo em segredo, escondido em casa. Assim, nasce uma amizade incomum. O filme adorável que todo mundo já assistiu, e que é um clássico da “sessão da tarde”. Mas, é interessante revê-lo com as crianças e apresenta-las ao universo fascinante dos filmes de aliens.

O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982)

Na Antártida, um grupo de cientistas enfrenta eventos perturbadores após testemunharem um helicóptero atirando em um cão do acampamento. Ao socorrerem o animal, ele começa a atacar a todos e logo os pesquisadores descobrem que o bicho pode assumir a forma de suas vítimas.

Tropas Estelares (Starship Troopers, 1997)

Ambientado em um futuro fascista e militarista, a Terra está em guerra contra uma raça de insetos gigantes alienígenas. Embora se saiba pouco sobre eles, as criaturas parecem ter como principal objetivo eliminar toda forma de vida humana. Mas qual será a verdadeira história por trás disso?

O Segredo do Abismo (The Abyss, 1989)


A equipe de uma plataforma de exploração de petróleo deve resgatar um submarino nuclear que afundou misteriosamente. No entanto, no fundo do oceano, os investigadores encontram algo inimaginável.

Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, 1978)

Matthew Bennell e uma colega de trabalho começam a reparar que as pessoas à sua volta estão apresentando comportamentos muito estranhos. Tudo fica ainda mais suspeito quando eles desconfiam que um inimigo invisível pode estar por trás de tudo: tomando controle do corpo das pessoas enquanto elas dormem.

Eles Vivem (They Live, 1988)

John Nada está desempregado e anda pelas ruas da cidade à procura de algo para fazer. Certo dia, ele encontra um óculos de sol incomum, que mostra a ele a verdadeira face das pessoas e do mundo como um todo.

Contato (Contact, 1997)

Baseado no livro de Carl Sagan, o filme acompanha Ellie, que desde menina buscou por indícios de outras vidas no universo. Quando recebe uma mensagem do espaço por meio de uma máquina que permite o contato com extraterrestres, ela confirma sua teoria e reivindica ser escolhida para a missão.

Stargate, a Chave para o Futuro da Humanidade (Stargate, 1994)

Um egiptólogo é convidado a trabalhar em uma base secreta. Ao se deparar com um anel de trinta metros coberto de hieróglifos, descobre uma chave que leva a outro mundo. Junto com uma tropa de elite, ele atravessa o portão e vive uma experiência inimaginável.

Barbarella (1968)

Barbarella é uma viajante do espaço do século 41, que tem como objetivo concluir a missão de prender o cientista Duran Duran, cuja criação ameaça trazer o mal novamente à galáxia, depois de séculos que as guerras foram abolidas.

MIB: Homens de Preto (Men In Black, 1997)


Uma agência secreta governamental é responsável por fiscalizar os alienígenas que já vivem na Terra. Um agente veterano e um novato tentam impedir um terrorista intergalático, que planeja assassinar dois representantes de galáxias opostas e destruir o planeta.

O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, 2005)

Adaptação cinematográfica do primeiro livro de uma série de ficções de Douglas Adams. Arthur Dent é um cara normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, descobre que seu melhor amigo é um extraterrestre e, para completar, é informado que a Terra será destruída dentro de alguns instantes. Ao pegar carona em uma nave, Arthur entrará em uma jornada onde poderá encontrar a resposta para a vida, o universo e tudo mais.

Sob a Pele (Under the skin, 2013)

Uma bela mulher seduz homens solitários que encontra em seu caminho. Ninguém imagina que, por trás de sua beleza estonteante, vive uma perigosa alienígena que acaba com vidas para cumprir os desejos de sua espécie.

Cocoon (1985)

Em um asilo na Flórida, aposentados descobrem uma “fonte de juventude” na água da piscina de uma casa aparentemente abandonada. Mas eles nem imaginam que extraterrestres estão usando a piscina para armazenar casulos de alienígenas, que fornecem os poderes rejuvenescedores.

Círculo de fogo (Pacific Rim, 2013)

Os Kaiju, criaturas monstruosas, começam a emergir do mar. Para combatê-los, o exército desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, sendo que cada um é controlado por duas pessoas por meio de uma conexão neural.

Cidade das Sombras (Dark City, 1998)

Em uma cidade onde a noite é eterna, John Murdoch é perseguido por um inspetor da polícia, suspeito de assassinatos. Ao mesmo tempo, ele sofre de um tipo de amnésia. Sem entender completamente a situação, ele começa a buscar respostas dos enigmas de seu mundo com a ajuda de um doutor.

Duna (Dune, 1984)

10.190 D.C., um duque e sua família são enviados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna, que abriga uma matéria essencial para as viagens interplanetárias: a Especiaria. Na verdade, o Imperador deseja destruir a família do duque, mas seu filho escapa. Agora, sua vingança será feita através de elementos de Duna como arma.


No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014)

A Terra está dominada por alienígenas. O major Bill Cage é enviado para lutar na linha de frente. Inexplicavelmente, ele acaba preso em um ciclo do tempo, revivendo repetidamente sua última batalha, toda vez que morre.

Planeta Fantástico (Fantastic Planet, 1973)

No planeta Ygam vive uma raça de alienígenas chamados Traaq. Estes seres mantém os humanos Oms como animais domésticos. Certo dia, os Oms criam uma arma secreta para provocar uma selvagem revolução.

Uma obra prima do sci-fi, o longa é baseado no romance de Stegan Wui, o Planeta Selvagem foi inspirado na invasão da Checoslováquia pelos russos em 1968.

O Quinto Elemento (The Fifth Element, 1997)

Durante o século 23, um motorista de táxi de Nova York se envolve em uma situação inesperada, na qual deve deter um ser demoníaco que persegue a galáxia a cada 5000 anos. A vida na Terra está ameaçada e, para salvá-la, o homem precisa proteger o quinto elemento.

Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956)

Uma expedição liderada pelo Comandante John J. Adams viaja rumo a um planeta distante para descobrir o que aconteceu com os cientistas que chegaram lá para criar uma colônia espacial. Apenas um deles é encontrado: o arrogante Dr. Morbius, que vive em companhia da filha e de um robô.

Independence Day (1996)

Sistemas de comunicação se transformaram em um caos, devido à uma estranha interferência atmosférica. Enormes objetos estão em curso de colisão com a Terra – na verdade, eles são uma enorme nave pilotada por alienígenas. Enquanto enfrenta uma tecnologia superior, a humanidade deve encontrar uma arma contra o inimigo.

Os Invasores de Marte (Invaders from Mars, 1953)

Depois que uma nave espacial aterrissa no quintal de um garoto, seus pais começam a agir como zumbis. Os seres extraterrestres parecem tomar controle das mentes humanas.

O Predador (Predator, 1987)

O major Alan “Dutch” lidera uma equipe de resgate em uma selva na América Central, em busca de um ministro estrangeiro e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros, mas nem imagina que na floresta vive uma criatura tenebrosa que sente enorme prazer em matar.

Prometheus (2012)


Neste prelúdio do filme Alien, a trama acompanha uma equipe de cientistas que, após encontrarem a mesma pintura em várias cavernas na Terra, desenvolvem uma teoria em que a pintura aponta para um lugar específico do universo, que teria relação com o início da vida no planeta. Sendo assim, eles embarcam em uma viagem espacial, que trará revelações fascinantes e perigosas.

Jornadas nas Estrelas: O Filme (Star Trek: The Motion Picture, 1979)

Um fenômeno alienígena se aproxima da Terra. O lendário comandante James T. Kirk é convocado para enfrenta-la com a nave U.S.S. Enterprise, mas um evento inesperado pode colocar tudo a perder.

A Bolha Assassina (The Blob, 1958)

Estudantes descobrem uma substância gelatinosa peculiar capaz de derreter a carne humana. Ela cresce descontroladamente e começa a atacar moradores e coloca em risco uma pequena cidade da Califórnia.

Valerian e a Cidades dos Mil Planetas (Valerian and the City of a Thousand Planets, 2017)

Século 28. O agente Valerian e sua parceira Laureline viajam no tempo e no espaço para defender a Terra e seus planetas aliados, que são atacados com frequência por bandidos intergaláticos. Quando chegam no planeta Alpha, eles precisam acabar com uma operação comandada por uma força que deseja destruir as vidas de dezessete milhões de habitantes do planeta.

Longa de Luc Besson é baseado no volume seis da série de quadrinhos franceses de sci-fi “O Embaixador das Sombras”, publicado em 1975.

Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014)

Peter Quill foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Após roubar uma esfera, na qual um vilão poderoso da raça kree está interessado, ele é procurado por vários caçadores de recompensas. Para combater o vilão, ele se junta a quatro personagens fora do sistema: a árvore humanoide Groot, a sombria Gamora, o guaxinim Rocket Racoon e o vingativo O Destruidor.

Aniquilação (Annihilation, 2018)

A bióloga Lena se junta a uma expedição secreta com outras três agentes em uma missão na Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza parecem não se aplicar. Naquele local, onde existe uma contaminação misteriosa e um animal mortal, pessoas já desapareceram, incluindo seu próprio marido.

O Enigma de Andrômeda (The Andromeda Strain, 1971)

Um satélite sai de órbita, cai no Novo México e libera um vírus alienígena que mata todos em uma cidadezinha, menos um bebê e um bêbado. Cientistas são enviados até o local para tentar impedir que o vírus se propague e extermine a humanidade.

Baseado no livro de mesmo nome, escrito por Michael Crichton em 1969.

Criaturas (Critters, 1986)

Criaturas alienígenas escapam de uma prisão intergalática e vão parar no planeta Terra, onde começam a aterrorizar uma família. Perseguidas por caçadores de recompensas, elas acabam atraindo outras ameaças até o planeta, enquanto comem tudo o que veem pela frente.

O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, 1951)


Um disco voador pousa em Washington, capital dos EUA. Dele, sai Klaatu, um humanoide que pede paz aos terráqueos. No entanto, ele é confundido com uma criatura perigosa e é atingido por um soldado. O ataque desperta a fúria de Gort, seu robô protetor.

Cara Cadê Meu Carro? (Dude, Where’s My Car, 2000)

Jesse e Chester acordam de ressaca de uma festa que participaram na noite anterior. Sem ter a menor ideia do que aconteceu na noite, eles não se lembram onde estacionaram seu carro. A busca pelo veículo levará a dupla a encontrar seres bizarros e situações hilárias.

O Homem que Caiu na Terra (The Man Who Fell to Earth, 1976)

O alienígena Thomas Jerome Newton foi enviado à Terra em busca da salvação de seu planeta: água. Disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construir a nave que o levará de volta para casa. No entanto, ele deve sobreviver à competição do capitalismo selvagem da Terra e às tentações terráqueas.

O Nevoeiro (The Mist, 2007)

Uma espessa neblina atinge a cidade de Maine, deixando várias pessoas presas em um mercado. Criaturas que parecem habitar o nevoeiro aterrorizam as pessoas, mas é dentro do mercado que o perigo real pode morar: e ele está nos conflitos de opiniões entre humanos.

Inimigo Meu (Enemy Mine, 1985)

Um humano e um alienígena são obrigados a conviver juntos em um terceiro planeta desabitado e perigoso. No início, a relação deles é tomada por conflitos, mas logo percebem que, para sobreviver, precisam se unir.

O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher, 2003)

Baseado em um conto de Stephen King, o filme acompanha quatro amigos problemáticos que se encontram para a viagem de caça anual. No entanto, quando um estranho misterioso aparece no acampamento com histórias de alienígenas parasita, os amigos precisam impedir a morte de civis inocentes por um justiceiro militar.

Oblivion (2013)

2077. O planeta Terra foi destruído por uma raça alienígena. O que restou da humanidade vive hoje em uma colônia lunar. É para lá que Jack, o responsável pela manutenção de equipamentos de segurança do planeta irá, quando finalizar seu trabalho. Porém, certo dia ele encontra a nave de uma mulher e, ao conhece-la, tudo o que ele acredita será posto em dúvida.

Os Escolhidos (Dark Skies, 2013)

Neste longa com toques de Arquivo-X, uma sequência de eventos estranhos começa a atormentar a vida pacata da família Barrett, que mora em uma cidadezinha tranquila dos EUA. Lacy, a mãe, está obstinada a procurar explicações para os eventos sobrenaturais.  

O Monstro do Ártico (The Thing from Another World, 1951)

Um grupo de pesquisadores encontra uma nave alienígena enterrada no gelo com um extraterrestre congelado. Enquanto decidem o que fazer, o gelo derrete, libertando a criatura, que começa a matar os humanos para se alimentar de seu sangue.

Adaptação do livro “Who Goes There”, escrito por John W. Campbell sob o pseudônimo Don A. Stuart, em 1938.

Missão Alien (Alien Nation, 1988)


Em um futuro indeterminado, os humanos foram bem sucedidos em uma missão de contato com uma civilização antiga. Os aliens começam a ser integrados, rapidamente, à sociedade na Terra, mas sua presença pode ser vista como uma ameaça por alguns. O filme aproximava o debate dos humanos não saberem lidar com o que é diferente.

Contatos de 4.º Grau (The Fourth Kind, 2009)

A psicóloga Abigal Tyler começa a observar os estranhos relatos de pacientes em sessões de regressão, as quais foram gravadas. Durante elas, os pacientes relatam experiências sobrenaturais com seres alienígenas e experiências que parecem estar ligadas à abdução alienígena.

Fonte:https://nerdizmo.uai.com.br/50-melhores-filmes-de-aliens-para-conhecer-vidas-extraterrestres/


Comentários