ANG RITA SHERPA, PRIMEIRO A ESCALAR O MONTE EVEREST 10 VEZES, MORRE AOS 72 ANOS

 

Ang Rita Sherpa (Foto: Reprodução)

Ang Rita Sherpa (Foto: Reprodução)

Ang Rita Sherpa, primeiro a escalar o Monte Everest 10 vezes, morre aos 72 anos

Ang Rita fazia suas subidas sem o uso de oxigênio e era conhecido no Nepal como o "leopardo da neve" por suas habilidades de escalada

Ang Rita Sherpa, a primeira pessoa a escalar o Monte Everest 10 vezes, morreu após uma longa doença aos 72 anos, informou sua família, e chamaram de uma grande perda para o Nepal e a comunidade de escalada.

Ele sofria de doenças cerebrais e hepáticas por um longo tempo e morreu na segunda-feira, 21, em sua casa na capital nepalesa, Kathmandu, disse seu neto, Phurba Tshering, à Reuters. Ang Rita deixa uma filha e dois filhos.

Todas as ascensões ao cume da montanha mais alta do mundo entre 1983 e 1996, de 8.850 metros (29.035 pés), foram feitas sem oxigênio engarrafado. Ang Rita foi um dos primeiros guias Sherpa a receber fama internacional por suas realizações.

Ang Rita também era conhecido como o “leopardo da neve” por suas habilidades de escalada. “Ele era uma estrela da escalada e sua morte foi uma grande perda para o país e para a fraternidade da escalada”, disse Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal ao The Guardian.

O corpo será colocado em um sherpa Gomba, ou local sagrado, em Kathmandu, e cremado na quarta-feira, 23, seguindo a tradição sherpa, disse Ang Tshering.

Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Noticias/noticia/2020/09/ang-rita-sherpa-primeiro-escalar-o-monte-everest-10-vezes-morre-aos-72-anos.html


Comentários