QUEM É VOLODYMYR ZELENSKY?


Volodymyr Zelensky Is Playing the Role of His Life - The New York Times

Quem é Volodymyr Zelensky?

Por Nauman Sadiq

Hoje, os perigos da escalada militar estão além da descrição.

O que está acontecendo agora na Ucrânia tem sérias implicações geopolíticas. Poderia nos levar a um cenário da Terceira Guerra Mundial .

É importante que se inicie um processo de paz com vista a evitar a escalada. 

A Pesquisa Global não apóia a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A história desta guerra deve ser compreendida.

Os bombardeios e bombardeios liderados pelas Forças Armadas da Ucrânia contra o povo de Donbass começaram há oito anos, resultando na destruição de áreas residenciais e mais de 10.000 vítimas civis.

É necessário um Acordo de Paz bilateral.

Em meio à iminente invasão da Ucrânia pela Rússia no mês passado, enquanto o resto do mundo estava em pânico, havia um homem com nervos de aço que estava estoicamente calmo e indiferente como um monge meditando em meio a um terremoto. Ironicamente, o monge zen pedindo aos formuladores de políticas ocidentais que não exagerem a ameaça de invasão da Rússia para que investidores estrangeiros e turistas não fujam do país não era outro senão o crédulo presidente da Ucrânia.

Ou o presidente Zelensky era ingênuo demais para entender as consequências da invasão iminente ou ele não apenas tinha um aviso prévio, mas de fato teve um papel vital na orquestração da Guerra Russo-Ucrânia durante seus três anos de presidência, a fim de cumprir a missão ultra-secreta atribuída a ele por seus mentores nas agências de inteligência ocidentais.

Nascido de pais judeus em uma cidade no centro da Ucrânia em janeiro de 1978, sua infância permanece envolta em mistério. Volodymyr Zelensky foi preparado por agentes secretos da CIA na Ucrânia desde sua vida de estudante, enquanto estudava direito na Universidade Nacional Kryvyi Rih.

Em vez de seguir uma carreira jurídica, ele escolheu atuar como uma profissão a pedido de seus patronos influentes para ganhar publicidade nacional, particularmente através da série de televisão de comédia “Servant of the People”, na qual Zelensky “profeticamente desempenhou” o papel do presidente ucraniano.

Na verdade, sua produtora Kvartal 95, que produz filmes, desenhos animados e programas de televisão, foi generosamente financiada por grandes grupos de agências de segurança ocidentais. Expondo comicamente a corrupção e os negócios desprezíveis do político e oligarca da Ucrânia, a série “Servant of the People” foi ao ar de 2015 a 2019 e tocou as massas ucranianas.

As agências de segurança ocidentais não apenas financiaram generosamente sua obscura organização de mídia, mas também o apresentaram a uma cabala clandestina de ilustres produtores e diretores de Hollywood adeptos da guerra psicológica e relações públicas. O sucesso de mídia de “Servant of the People” é atribuído tanto aos esforços dos funcionários da Kvartal 95 quanto à habilidade de organizações internacionais de mídia especializadas na formação de opinião global.

Aproveitando a onda de publicidade da mídia, Zelensky venceu uma eleição presidencial esmagadora em 2019. Mais tarde, seu partido político, que ele “coincidentemente” chamou de “Servo do Povo”, obteve uma vitória esmagadora em uma eleição legislativa antecipada realizada logo após sua posse. como presidente.

Desde 2019, depois de ser eleito presidente por métodos questionáveis, Zelensky vem trabalhando clandestinamente em um projeto clandestino para fomentar uma crise com a Rússia sob um pretexto frágil. Ele não apenas rejeitou com desdém a proposta russa, mas também permitiu que as forças de segurança da Ucrânia realizassem exercícios militares conjuntos e exercícios navais ao lado das forças da OTAN no Mar Negro, bem debaixo do nariz da Rússia. Seu descaso imprudente pelo sofrimento das massas ucranianas e provocação suicida da Rússia em um confronto armado à parte, ele é apenas um peão no grande esquema das coisas.

Apesar de sua origem judaica, ele não hesitou em colaborar com o infame Batalhão Azov da Ucrânia, oficialmente parte da Guarda Nacional da Ucrânia, que tem sido amplamente reconhecido como uma força paramilitar voluntária neonazista ligada a organizações estrangeiras de supremacia branca.

O Batalhão Azov foi inicialmente formado como um grupo voluntário em maio de 2014 a partir da gangue ultranacionalista Patriota da Ucrânia e do grupo neonazista da Assembleia Nacional Social (SNA). Como um batalhão, o grupo lutou na linha de frente contra os separatistas pró-Rússia em Donbas, região leste da Ucrânia.

Poucos meses depois de recapturar a cidade portuária estratégica de Mariupol dos separatistas apoiados pela Rússia, a unidade foi oficialmente integrada à Guarda Nacional da Ucrânia em 12 de novembro de 2014 e recebeu grandes elogios do então presidente Petro Poroshenko. “Esses são nossos melhores guerreiros”, disse ele em uma cerimônia de premiação em 2014. “Nossos melhores voluntários”.

Biletsky entrevistado pela TV ucraniana após uma missão perto de Mariupol. (Licenciado sob CC BY-SA 4.0)

A unidade foi liderada por Andriy Biletsky , que atuou como líder tanto do Patriot of Ukraine (fundado em 2005) quanto do SNA (fundado em 2008). Em 2010, Biletsky disse que o propósito nacional da Ucrânia era “liderar as raças brancas do mundo em uma cruzada final… contra Untermenschen [raças inferiores] lideradas pelos semitas”. Biletsky foi eleito para o parlamento em 2014. Ele deixou Azov porque os funcionários eleitos não podem estar nas forças militares ou policiais. Permaneceu deputado até 2019.

Essas forças foram financiadas de forma privada por oligarcas  sendo o mais conhecido Igor Kolomoisky, um bilionário magnata da energia e então governador da região de Dnipropetrovska. Além de Azov, Kolomoisky financiou outros batalhões voluntários, como as unidades Dnipro 1 e Dnipro 2, Aidar e Donbas.

O Mint Press News relatou recentemente [1]:

“A candidatura presidencial de Zelensky em 2019, que o viu ganhar 73% dos votos, foi bem-sucedida porque ele estava concorrendo para combater a corrupção e criar a paz no país, mas, como revelaram os documentos vazados conhecidos como Pandora Papers, ele mesmo estava armazenando fundos em contas bancárias offshore. A campanha de Zelenskyy foi na época impulsionada e financiada pelo bilionário israelense-ucraniano Igor Kolomoisky que foi acusado de roubar US$ 5,5 bilhões de seu próprio banco.

“Os muçulmanos parecem ser um grande problema para o Batalhão Azov. A islamofobia presente não apenas em Azov, mas também na Guarda Nacional da Ucrânia, veio fortemente nas mídias sociais quando o site oficial da Guarda Nacional glorificou o Batalhão Azov enquanto eles mergulhavam suas balas em gordura de porco. O vídeo foi dirigido a soldados muçulmanos da Chechênia que estão lutando ao lado da Rússia e foram descritos como orcs pela Guarda Nacional no Twitter.”

Em junho de 2015, tanto o Canadá quanto os Estados Unidos anunciaram que não apoiariam ou treinariam o regimento Azov, citando suas conexões neonazistas. No ano seguinte, no entanto, os EUA suspenderam a proibição sob pressão do Pentágono. Em outubro de 2019, 40 membros do Congresso dos EUA liderados pelo deputado Max Rose assinaram uma carta pedindo sem sucesso que o Departamento de Estado dos EUA designasse Azov como uma “organização terrorista estrangeira” (FTO).

Em fevereiro de 2019, a The Nation Magazine publicou um artigo de reflexão detalhado: “ Os neonazistas e a extrema direita estão em marcha na Ucrânia ” [2], elaborando a ideologia política xenófoba e supremacista branca dos grupos militantes de extrema direita da Ucrânia.

“O então porta-voz do Parlamento Andriy Parubiy cofundou e liderou duas organizações neonazistas: o Partido Social-Nacional da Ucrânia (mais tarde renomeado Svoboda) e o Patriota da Ucrânia, cujos membros acabariam por formar o núcleo de Azov.

“Ainda mais perturbadora é a penetração da extrema direita na aplicação da lei. Logo após o golpe de Maidan em 2014, os EUA equiparam e treinaram a recém-fundada Polícia Nacional, no que pretendia ser um programa marcante de apoio à democracia ucraniana. O vice-ministro do Interior que controla a Polícia Nacional é Vadim Troyan, veterano de Azov e Patriota da Ucrânia.

“Em 2015, o parlamento ucraniano aprovou uma legislação tornando dois paramilitares da Segunda Guerra Mundial – a Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) e o Exército Insurgente Ucraniano (UPA) heróis da Ucrânia, e tornou crime negar seu heroísmo. A OUN colaborou com os nazistas e participou do Holocausto, enquanto a UPA massacrou milhares de judeus e 70.000-100.000 poloneses por sua própria vontade”.

Não obstante, apesar de “permanecer heroicamente” em Kiev e “montar corajosamente” a ofensiva de relações públicas na mídia ocidental enquanto a cidade está sendo cercada por forças russas, não há risco para a segurança pessoal de Zelensky. O Washington Post relatou [3] em 5 de março:

“A possível aquisição russa de Kiev provocou uma enxurrada de planejamento no Departamento de Estado, Pentágono e outras agências dos EUA no caso de o governo Zelensky ter que fugir da capital ou do próprio país. “Estamos fazendo um planejamento de contingência agora para todas as possibilidades”, incluindo um cenário em que Zelensky estabelece um governo no exílio na Polônia, disse um funcionário do governo dos EUA.

“Zelensky, que se autodenomina o alvo número 1 da Rússia, permanece em Kiev e garantiu a seus cidadãos que não partirá. Ele conversou com autoridades americanas sobre se deveria se mudar para o oeste para uma posição mais segura na cidade de Lviv, mais próxima da fronteira polonesa. A equipe de segurança de Zelensky tem planos prontos para realocar rapidamente ele e membros de seu gabinete, disse um alto funcionário ucraniano. ‘Até agora, ele se recusou a ir.’”

É óbvio, lendo nas entrelinhas, que a equipe de segurança de Zelensky não inclui apenas agentes do serviço de segurança doméstica da Ucrânia, o SBU, mas também profissionais altamente qualificados de operações especiais de várias agências de segurança ocidentais, incluindo a formidável CIA e NSA, que o levariam cruzar a fronteira para a Polônia assim que ficar claro que a capital está prestes a cair para o avanço das forças russas.

Na verdade, contratados militares privados em estreita coordenação e consulta com operadores secretos da CIA e agências de inteligência ocidentais não estão apenas treinando as forças de conscritos da Ucrânia no uso de esconderijos de MANPADS e munições antiblindagem fornecidas pelos EUA, Alemanha e resto do As nações europeias como assistência militar à Ucrânia, mas também estão dirigindo toda a estratégia de defesa da Ucrânia, participando ativamente de operações de combate em algumas das batalhas mais duras contra as forças de segurança da Rússia ao norte de Kiev e em Kharkiv e Donbas.

Famosa por hospedar sites negros da CIA, onde supostos agentes da Al-Qaeda foram torturados e torturados antes de serem enviados para a Baía de Guantánamo nos primeiros anos da guerra ao terror, só na Polônia a pegada militar dos EUA agora excede 10.000 soldados como a maioria dos 15.000 soldados enviado para a Europa no mês passado foi para a Polônia para se juntar aos 4.000 soldados americanos já estacionados lá. Os aeródromos e campos de treinamento nas regiões fronteiriças da Polônia se tornaram um centro de transporte de armas e militantes para Lviv, no oeste da Ucrânia, que depois viajam para os campos de batalha em Kiev e no leste da Ucrânia.

O relatório do Washington Post observa ainda:

“Durante uma visita oficial, um comandante de operações especiais ucraniano disse ao deputado Michael Waltz (R-Fla.), deputado Seth Moulton (D-Mass.) e outros legisladores que eles estavam mudando o treinamento e planejando se concentrar na manutenção de uma oposição armada. , contando com táticas insurgentes.

“As autoridades ucranianas disseram aos legisladores que estavam frustrados porque os Estados Unidos não enviaram mísseis Harpoon para atingir navios russos e mísseis Stinger para atacar aeronaves russas, disseram Moulton e Waltz em entrevistas separadas.

“Enquanto os militares russos lutam com desafios logísticos  incluindo escassez de combustível e alimentos Waltz antecipa que os ucranianos atacarão repetidamente as linhas de suprimentos russas. Para fazer isso, eles precisam de um suprimento constante de armas e da capacidade de montar dispositivos explosivos improvisados, disse ele. “Essas linhas de suprimentos serão muito, muito vulneráveis, e é aí que você literalmente deixa o exército russo de fome.”

“’Você não pode enviá-los para a Ucrânia no último minuto e esperar que algum guarda nacional pegue um Stinger e derrube uma aeronave’, disse ele. Continuar uma campanha de resistência exigirá carregamentos clandestinos contínuos de armas pequenas, munições, explosivos e até mesmo equipamentos para clima frio. “Pense nos tipos de coisas que seriam usadas por sabotadores em oposição a um exército repelindo uma invasão frontal”, disse Moulton.

Claramente, o planejamento e os preparativos estão em andamento para atrair a Rússia para o “projeto armadilha de urso” da OTAN, um termo emprestado da Guerra Soviético-Afegã dos anos 80, quando as potências ocidentais usaram as forças de segurança do Paquistão e o generoso financiamento dos Estados do Golfo ricos em petróleo para fornecer treinamento de guerrilha e armamento letal para jihadistas afegãos para “sangrar as forças de segurança” da antiga União Soviética na guerra prolongada.

A queda iminente de Kiev em face da blitz russa é uma conclusão inevitável de que mesmo os formuladores de políticas ocidentais reconhecem que os militares recrutados da Ucrânia e as milícias irregulares aliadas simplesmente não são páreo para as forças de segurança profissionais da Rússia na guerra regular.

As tumultuosas últimas três semanas desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro foram apenas o prelúdio de uma longa e sórdida saga de guerra de desgaste que se seguiu montada por uma miríade de grupos militantes fortemente armados alimentados por potências ocidentais contra adversários globais e regionais, como aconteceu no Afeganistão, Iraque , Líbia e Síria.

Zelensky está sendo preparado como um “salvador carismático” para liderar uma insurgência prolongada e sangrenta contra as forças de segurança russas na Ucrânia. Embora seja uma figura arrojada ostentando uniformes militares e instando os compatriotas a se levantarem em armas contra os “invasores russos” em discursos sentimentais, ao mesmo tempo em que favorecem os patronos da OTAN para fornecer assistência militar e impor sanções mais duras ao Kremlin, que ato excepcional de bravura Volodymyr Zelensky se apresentou até agora? Ele já esteve na linha de fogo na linha de frente da Guerra Russo-Ucrânia?

Aproveitando-se da predileção inata do público crédulo pela adoração de heróis, a grande mídia está projetando Zelensky como um messias travando uma cruzada contra uma potência rival que ousou resistir à expansão da OTAN para o leste na tradicional esfera de influência da Rússia. A lógica de relações públicas de transmitir ao vivo seus discursos odiosos e violentos aos parlamentos da Europa e dos Estados Unidos é tanto dar publicidade a um fantoche dispensável quanto difamar e isolar internacionalmente um arqui-inimigo no cenário global.

Notas

[1] Ligações de Israel ao próspero movimento neonazista da Ucrânia

[2] Os neonazistas e a extrema direita estão em marcha na Ucrânia

[3] EUA se preparam para um governo ucraniano no exílio e uma longa insurgência

Imagem em destaque: Zelensky em 2019, foto de President.gov.ua, CC BY 4.0 via Wikimedia Commons

Comentários