NASA REGISTRA AS PRIMEIRAS IMAGENS DE VÊNUS EM LUZ VISÍVEL, E MISSÕES IRMÃS ANALISAM A ATMOSFERA DO PLANETA ATÉ 2030

 ESPAÇO

NASA registra as primeiras imagens de Vênus em luz visível  (Foto: NASA, divulgação)

Como as regiões de maior altitude são mais frias do que as áreas mais baixas é possível ver diferentes características na superfície venusiana de acordo com o brilho do regsitro (Foto: NASA, divulgação)

NASA registra as primeiras imagens de Vênus em luz visível

Descoberta deve ajudar a entender o que tornou o planeta tido como “gêmeo da Terra” inabitável

Fotografar algo que nunca foi fotografado antes, foi o que fez a missão Parker Solar Probe, da NASA. O modelo? O planeta Vênus, que pela primeira vez tem a sua superfície registrada do espaço, em luz visível. Imagens que servem não apenas para matar a curiosidade dos que vivem na Terra, mas, segundo os cientistas, também podem ajudar a aprender mais sobre a geologia da superfície de Vênus, quais minerais podem estar presentes lá e como se dá a evolução do planeta.

Conhecido por suas semelhanças com o planeta Terra, Vênus é hoje inabitável, dada as temperaturas extremas e a existência de adversidades como nuvens tóxicas, mas pesquisadores desconfiam que nem sempre foi assim e defendem que informações como as captadas pela missão podem ajudar na busca para entender por que Vênus se tornou inóspito e a Terra se tornou um oásis.

Envolta em nuvens espessas, a superfície de Vênus é geralmente encoberta. Mas, em dois sobrevoos recentes do planeta, a sonda Parker usou seu Wide-Field Imager, ou WISPR, para visualizar todo o lado noturno em comprimentos de onda do espectro visível, ou seja, do tipo de luz que o olho humano pode ver.

As imagens, combinadas em um vídeo, revelam um leve brilho da superfície que mostra em diferentes tonalidades, características distintas do planeta, como a localização de regiões continentais, planícies e planaltos. Como as regiões de maior altitude são mais frias do que as áreas mais baixas, elas aparecem como manchas escuras em meio às planícies mais brilhantes. Assim, é possível ver diferentes características na superfície venusiana, como a região continental Aphrodite Terra, o planalto Tellus Regio e as planícies Aino Planitia. Também foi identificado um halo luminescente de oxigênio, que pode ser visto ao redor do planeta.

Missão Parker

A missão Parker Solar Probe tem como principal objetivo investigar o vento solar, mas desde 2020, durante seu terceiro sobrevoo, os pesquisadores aproveitam a órbita seguida pela sonda para registrar algumas imagens extras de Vênus. A ideia era usar o WISPR para visualizar os topos das nuvens que cobrem o planeta e colher informações para medir sua velocidade.

Ao invés de registrar apenas as nuvens, o WISPR surpreendeu e também viu a superfície do planeta. As imagens foram tão impressionantes que os cientistas ligaram as câmeras novamente durante a quarta passagem da sonda, em fevereiro de 2021. Durante esse sobrevoo, a órbita da espaçonave se alinhou perfeitamente para que o WISPR fotografasse o lado noturno de Vênus na íntegra.

O brilho de Vênus

“A superfície de Vênus, mesmo no lado noturno, tem temperaturas em torno de 860oC. É tão quente que a superfície rochosa de Vênus se torna visivelmente brilhante, como um pedaço de ferro retirado de uma forja", explicou Brian Wood, principal autor do novo estudo e físico do Laboratório de Pesquisa Naval, em comunicado publicado pela NASA.

Mesmo sendo brilhante, Vênus é difícil de ser registrado, já que as nuvens obstruem a maior parte da luz visível que vem de sua superfície. Além disso, embora os comprimentos de onda visíveis mais longos passem por essas nuvens, no lado do dia, a luz se perde em meio ao brilho do sol. O que aconteceu na missão foi que, na escuridão da noite, as câmeras WISPR foram capazes de captar esse brilho fraco causado pelo calor que emana da superfície.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2022/02/nasa-registra-primeiras-imagens-de-venus-em-luz-visivel.html

Conheça os objetivos das 2 novas missões a Vênus anunciadas pela Nasa

Previsão é que missões-irmãs analisem a atmosfera do planeta até 2030; a última vez que uma espaçonave foi enviada pela agência norte-americana até lá foi em 1990

Depois da Lua, vênus é o objeto mais brilhante do céu noturno  (Foto: Nasa/JPL)

Depois da Lua, vênus é o objeto mais brilhante do céu noturno (Foto: Nasa/JPL)

Nasa anunciou na última quarta-feira (2) que enviará duas missões a Vênus até o ano de 2030, como parte de seu Programa Discovery, cujo objetivo principal é investigar o Sistema Solar e seus mistérios. A última vez que a agência norte-americana lançou uma espaçonave até o planeta foi em 1990. 

A intenção das missões será estudar como o segundo planeta mais próximo do Sol adquiriu sua atmosfera infernal, com temperatura de 482 graus Celsius na superfície – calor capaz de derreter chumbo. As duas jornadas ganharam os nomes de DAVINCI+ e VERITAS e contarão com quatro espaçonaves. 

A missão DAVINCI+, cujo nome remete ao pintor renascentista Leonardo Da Vinci, também corresponde à sigla em inglês de “Investigação de Gases Nobres, Química e Imagens da Atmosfera Profunda de Vênus” (ou Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble Gases, Chemistry and Imaging). Sua ideia será investigar a atmosfera do planeta para entender sua evolução e formação e, assim, determinar se ele já teve um oceano.

Um equipamento da missão adentrará na atmosfera venusiana fazendo medições precisas de gases nobres e outros elementos. A DAVINCI+ também irá revelar as primeiras imagens em alta resolução das características geológicas do planeta, o que pode ajudar a entender se ele tem placas tectônicas tal como a Terra.

Imagem ilustrativa com base em imagens de radar mostra as crateras de impacto em Vênus  (Foto: Nasa/Jet Propulsion Laboratory)

Imagem ilustrativa com base em imagens de radar mostra as crateras de impacto em Vênus (Foto: Nasa/Jet Propulsion Laboratory)

Já VERITAS significa “verdade” em latim e terá como foco o mapeamento da superfície desse outro mundo para traçar sua história geológica. Além disso, os cientistas irão criar reconstruções em 3D da topografia de Vênus, a fim de investigar se existe vulcanismo e placas tectônicas ativas por lá.

“Estamos acelerando nosso programa de ciência planetária com intensa exploração de um mundo que a Nasa não visita há mais de 30 anos”, diz Thomas Zurbuchen, administrador associado da agência espacial norte-americana, em comunicado.


De acordo com Zurbuchen, tecnologias de ponta desenvolvidas ao longo de anos serão usadas nos projetos, inaugurando uma “nova década” na compreensão sobre o planeta. O porta-voz acrescentou ainda que as missões ajudarão a descobrir mais sobre o Sistema Solar, mas abrirão portas para que cientistas investiguem também exoplanetas.

As missões proporcionarão ainda trocas de conhecimento com outros projetos científicos da Nasa, como o Telescópio Espacial James Webb, que promete ser o sucessor do Hubble. O lançamento do equipamento, marcado originalmente para 31 de outubro, foi adiado para o mês de novembro, segundo o site Space News.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2021/06/conheca-os-objetivos-das-2-novas-missoes-venus-anunciadas-pela-nasa.html


Comentários