DIRETOR DA OMS DIZ QUE FASE AGUDA DA PANDEMIA DEVE PASSAR ESTE ANO DE 2022,DESDE QUE META DE VACINAÇÃO SEJA ATINGIDA

 

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS Foto: DENIS BALIBOUSE / REUTERS
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS Foto: DENIS BALIBOUSE / REUTERS

Diretor da OMS diz que fase aguda da pandemia deve passar este ano, desde que meta de vacinação seja atingida

Tedros Adhanom Ghebreyesus alerta que, para que isso aconteça, pelo menos 70% da população mundial deve estar vacinada

O Globo e agências internacionais

11/02/2022 - 12:47 / Atualizado em 11/02/2022 - 16:09

CIDADE DO CABO —  O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta sexta-feira que a fase aguda da pandemia deve passar ainda este ano, desde que a vacinação mundial atinja 70% da população.

— Nossa expectativa é que a fase aguda da pandemia termine até o fim do ano, com a condição, claro, de que 70% da população esteja vacinada até meados do ano, até junho ou julho — disse Tedros, que está na África do Sul visitando fábricas de vacina contra a Covid-19. — Está em nossas mãos... É uma questão de decisão. 

Mais cedo, no entanto, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, alertou que o mundo ainda não está no fim da pandemia.

— Vimos o vírus evoluir, sofrer mutações, por isso sabemos que haverá mais variantes preocupantes, portanto, não estamos no fim da pandemia — disse a especialista.

Adhanom pede há semanas, insistentemente, aos países-membros da OMS que acelerem a distribuição de vacinas aos países pobres, com o objetivo de conseguir vacinar 70% da população mundial em meados de 2022. Ele lembrou nesta sexta-feira que a comunidade internacional não está preparada para outra pandemia.

Metade dos 194 países da OMS não alcançaram o objetivo de chegar a 40% da população vacinada no final de 2021, segundo a instituição. O diretor-geral da OMS estava visitando os laboratórios da empresa de biotecnologia Afrigen, com sede na Cidade do Cabo, que fabricou a primeira vacina de RNA mensageiro contra a Covid-19 na África. Apenas 11% dos africanos são vacinados, a taxa mais baixa do mundo.

Na Europa, onde a vacinação está bem acima da média mundial, vários países começam a eliminar as restrições impostas devido ao avanço da variante Ômicron, mais transmissível. Nesta sexta,a França deu um novo passo para a normalidade ao anunciar que moradores não serão mais obrigados a a usar a máscara em bares e restaurantes, assim como em outros espaços fechados, a partir de 28 de fevereiro. A medida vale para locais que exigem o passaporte de vacinação na entrada.

Na Itália, hoje foi o primeiro dia em que o fim da obrigatoriedade do uso da máscara ao ar livre entrou em vigor. Também foram reabertas as casas de festas, mediante passaporte de vacinação. O uso da máscara em lugares fechados, no entanto, continua obrigatório até 31 de março.

Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/diretor-da-oms-diz-que-fase-aguda-da-pandemia-deve-passar-este-ano-desde-que-meta-de-vacinacao-seja-atingida-25390220

Comentários