MEDITADORES ATINGEM CONSCIÊNCIA SEM SENSO DE IDENTIDADE

 

Crédito: CC0 Public Domain

Meditadores atingem consciência sem senso de identidade

Estudo revela que a consciência pura alcançada pelos meditadores tem a percepção do silêncio, a clareza e uma consciência alerta sem autoconsciência egoica como algumas de suas características

No contexto da prática de meditação, os meditadores podem experimentar um estado de “consciência pura” ou “atenção pura”, no qual percebem a consciência em si. Esse estado pode ser experimentado de várias maneiras, mas evidentemente incorpora sensações específicas, bem como percepções, sentimentos e pensamentos não específicos que o acompanham. Essas são apenas algumas das descobertas de uma recente pesquisa com meditadores sobre a experiência da consciência pura. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista PLOS ONE.

O estudo foi conduzido pelo professor Thomas Metzinger, do Departamento de Filosofia da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (Alemanha), e pelo dr. Alex Gamma, do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Zurique (Suíça). Eles elaboraram um questionário online com mais de cem perguntas e pediram a milhares de meditadores em todo o mundo que o respondessem. “O objetivo de nossa pesquisa não era aprender mais sobre meditação. Estamos interessados ​​na consciência humana”, disse Metzinger. “Nossa hipótese de trabalho era que a consciência pura é a forma mais simples de experiência consciente. E nosso objetivo era desenvolver um modelo mínimo de explicação da experiência da consciência humana com base nessa hipótese.”

O estudo faz parte do projeto internacional Minimal Phenomenal Experience (MPE), liderado por Metzinger.

Doze grupos

Disponibilizado em cinco idiomas – alemão, inglês, francês, espanhol e italiano –, o questionário online foi preenchido por aproximadamente 3.600 meditadores em 2020. Além de perguntas sobre os próprios participantes, como sexo, idade e técnicas de meditação utilizadas, o questionário consistia em 92 questões sobre sua experiência de consciência pura. Instruindo os meditadores a selecionar e focar em uma experiência particular de consciência pura, o questionário incluía perguntas como: “Você teve sensações de temperatura?”, “Você estava de bom humor?” ou “Você teve pensamentos?”. Cada uma delas poderia ser respondida em uma escala de “não” a “sim, muito intensamente” por meio de uma barra deslizante.

Dos questionários que Metzinger e Gamma receberam de volta, 1.400 foram preenchidos na íntegra e, portanto, poderiam ser usados ​​para a chamada análise fatorial. Eles empregaram esse tipo de avaliação estatística para identificar grupos de perguntas que eram frequentemente respondidas de maneira semelhante. “Isso nos levou a identificar 12 grupos, o que por sua vez nos permitiu nomear 12 fatores que caracterizam a consciência pura”, explicou Metzinger. “De acordo com esse esquema, as características típicas da consciência pura parecem ser, por exemplo, a percepção do silêncio, clareza e uma consciência alerta sem autoconsciência egoica. Tempo, esforço e desejo, que certamente podem ocorrer em paralelo, são experimentados um pouco menos explicitamente.”

Metzinger prosseguiu: “Com base nesses 12 fatores, podemos agora desenvolver um modelo mínimo prototípico da consciência humana”.

Além disso, o estudo abre vários caminhos para pesquisas futuras. Neurocientistas dos EUA, Austrália e Suíça, por exemplo, já indagaram se podem usar o questionário para suas próprias pesquisas.

De sua parte, Metzinger espera descobrir se a consciência pura – isto é, a qualidade da consciência em si – também é experimentada em outras situações além da meditação. “As respostas que recebemos também incluíram relatos pessoais sugerindo que a consciência pura também é experimentada em outras situações, como durante acidentes e doenças graves, no limiar entre o sono e a vigília, ou quando a pessoa estava imersa em brincadeiras quando criança”, afirmou ele.

Fonte:https://www.revistaplaneta.com.br/meditadores-atingem-consciencia-sem-senso-de-identidade/



Comentários