GRIPE OU COVID: COMO DIFERENCIAR AS DOENÇAS. H3N2: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO TIPO DE GRIPE QUE PROVOCA SURTOS PELO PAÍS


Antes de ir ao hospital, identifique os sintomas numa UBS de nosso município

A síndrome gripal espalhada pelo mundo passou a gerar preocupação em nosso país desde o fim do ano passado. Por isso, trouxemos algumas diferenças entre a gripe e a Covid-19.

Cada quadro clínico exige um cuidado diferente. Por exemplo, pessoas imunossuprimidas ou com doenças crônicas devem estar atentas aos sintomas para não agravar suas enfermidades.

Por isso, é importante o repouso, tomar remédios que aliviem os sintomas e se hidratar. Vá ao médico somente quando houver caso de febre, extremo cansaço e falta de apetite, antes disso, antes disso compareça numa UBS para seu caso ser analisado e encaminhado adequadamente.

Ah, não se esqueça de ficar em dia com suas vacinas, pois elas serão armaduras para enfrentar os vírus, tanto da gripe quanto da Covid-19 e manter o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.

SINTOMAS – Pra começar, os sintomas da gripe são percebidos rapidamente, enquanto os da Covid-19 e suas variantes se manifestam em até 7 dias desde o contágio e, em alguns casos, não há manifestação dos sintomas.

Segundo órgãos governamentais de saúde, ambos repercutem problemas no trato respiratório, mas os efeitos sobre o restante do corpo são percebidos mais rápidos nos casos de síndrome gripal.

Na Covid-19, há cansaço, porem seus efeitos são mais caracterizados pela falta de paladar e olfato. Nos casos mais graves, o novo coronavírus afeta o restante do corpo. Vale ressalta que a evolução da Covid-19 com suas variantes demonstrou uma aproximação maior dos sintomas da gripe.

No caso da variante Delta, médicos identificaram nos pacientes tosse persistente e na ômicron, há indícios de dores no corpo e extremo cansaço.

Fonte:https://www.santoantoniododescoberto.go.gov.br/site/2022/01/06/gripe-e-covid-19-saiba-a-diferenciar-os-sintomas/

Gripe ou covid?

gripe ou síndrome gripal geralmente causa febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores de cabeça, muscular ou articulares. Em crianças, principalmente, ainda são comuns coriza e obstrução nasal.

Os casos de gripe e de covid-19 têm provocado um aumento na busca por atendimento médico neste fim de ano em algumas cidades, como é o caso de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por se tratarem de doenças respiratórias, os sintomas são muito semelhantes e podem ser confundidos.

Algumas pequenas diferenças, no entanto, podem ser notadas pelos médicos infectologistas no atendimento aos doentes. Porém, apenas testes são capazes de determinar quando se trata de uma ou de outra enfermidade.

No caso de influenza causada pelo novo vírus em circulação no Brasil, o H3N2, da cepa Darwin, os sintomas são os mesmos, porém, com a possibilidade de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que é a dificuldade ou desconforto para respirar. Esse último sintoma é especialmente mais comum em idosos e imunocomprometidos.

Esses casos de H3n2 estão mais frequentes porque a atual vacina contra a gripe não engloba essa cepa. Ainda assim a vacina continua sendo importante, pois protege contra os outros subtipos de gripe.

Já nos casos de covid-19, os sintomas têm mudado desde o início da pandemia, por conta das diferentes variantes que surgiram. Inicialmente, a Organização Mundial da Saúde considerava a febre, tosse seca, cansaço e perda de paladar e olfato como sintomas clássicos.

Com o surgimento da Delta, além da febre e tosse persistente, foram observados coriza, espirros e dor de cabeça e garganta. Características semelhantes à gripe sazonal. A perda de paladar e de olfato já não aparecia como antes.

Agora, com os recentes casos da Ômicron, variante que espalha com mais facilidade, o padrão sintomático alterou mais uma vez.

Segundo a médica Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul, que cuidou dos primeiros pacientes com a nova cepa, dores musculares, de cabeça, cansaço extremo e mal-estar por 1 ou 2 dias foram as queixas mais relatadas.

Os infectados pela Ômicron também não apresentam perda de olfato e paladar.

É possível pegar gripe e covid simultaneamente?

Embora as chances sejam mínimas, ela existe, segundo a pneumologista Margareth Dalcomo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Ambas as doenças são de fácil contagiosidade. A cepa Ômicron tem uma capacidade de espalhamento muito superior às cepas anteriores”, disse a médica em entrevista à CNN.  “O correto, o desejável, diante da suspeita, é que alguém seja testado para a covid-19 e para o vírus da Influenza A”, afirmou.

A forma de prevenir qualquer uma dessas doenças continua sendo o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social, além, claro da vacina.

Fonte:https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/gripe-ou-covid-sintomas-como-diferenciar/

Gripe ou Covid: como diferenciar as doenças?


02/01/2022 - 00:00:00. - Por Rafaella Massa


Apesar da pandemia da Covid-19 ter se abrandado com a vacinação, a doença ainda preocupa principalmente no fim de ano, momento em que os números voltam a crescer, devido às confraternizações. Esta preocupação fica ainda maior com o aumento nos casos de gripe, que tem lotado o sistema de saúde nos últimos meses. Portanto, sendo ambos são síndromes gripais, é só o nariz escorrer que vem aquela dúvida: é Gripe ou é Covid?

Segundo o infectologista Rodrigo Molina, não existe uma forma concreta de diferenciar somente os sintomas, e até por isso ambas as doenças são chamadas de síndrome gripal. "Não há muita diferenciação na parte clínica em relação aos sinais e aos sintomas de uma gripe causada pelo vírus Influenza, ou de qualquer outro vírus causador de infecção de vias aéreas, como o coronavírus, que é também um quadro gripal", explica.

Molina conta que a síndrome gripal pode ser causada por vários outros vírus como a Influenza A, a Influenza B, o vírus da Parainfluenza, entre outros vírus respiratórios e o coronavírus. Portanto, a melhor forma de saber qual a doença instalada no sistema é através da realização de um exame.

Fuja das #FakeNews

É verdade que o vírus da Influenza começa mais forte e depois fica mais fraco, ao contrário do coronavírus?

De acordo com Rodrigo Molina, não é verdade. Ele explica que há pacientes na Influenza A ou na Influenza B que podem ter sintomas bem pesados no começo, ou esses sintomas podem começar mais leves e depois eles se tornam mais importantes. "A mesma coisa no coronavírus. Ele pode também começar com sintomas brandos e no final as pessoas vão ter mais mal estar, perder o olfato, perder o paladar, ou pode ser ao contrário. O que a gente chama atenção é que a perda de olfato e paladar foi mais frequente no coronavírus do que a gente via em outras doenças respiratórias", afirma o infectologista.

O que não é a mesma coisa que congestão nasal, que é quando a via nasal fica entupida e congestionada com secreção. Segundo o infectologista, a congestão nasal pode ser comum em qualquer doença respiratória.

Ainda, o médico reforça que é importante, em qualquer sintoma gripal, que o paciente não se automedique, a não ser com um simples analgésico, como uma dipirona para febre e mal estar, umidificação de vias aéreas e se o quadro se estender, procurar um médico para fazer o diagnóstico. Lembrando que todas são transmissíveis pelo ar, então, pode causar mesmo uma epidemia.

H3N2

O novo vírus que tem causado surtos nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia e Rio Grande do Norte também não tem diferenciação com as outras doenças respiratórias. Como Rodrigo Molina explica, tudo é Influenza, o que torna impossível aplicar essa distinção entre as doenças apenas pelos sintomas. "Nós temos uma Influenza A e a Influenza B. A Influenza A pode ser H1N1 e H3N2. O H1N1 é a mesma Influenza que decorreu a pandemia de 2009, que foi a gripe suína. E a gente tem circulando no Brasil desde 2015 a H3N2, que pode causar epidemias também", afirma.

No entanto, a maior transmissibilidade da vacina H3N2 agora se deve ao fato de nós não termos nos imunizado contra ela. "O problema com a H3N2 é que ele não estava na vacina que a gente tomou de Influenza. Então, por isso nós estamos desprotegidos dela. Só está protegido quem fez a vacinação particular, porque ele estava na particular. Por isso que está voltando com mais casos", finaliza o infectologista.

Fonte:https://jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,221048


H3N2: conheça os principais sintomas do tipo de gripe que provoca surtos pelo país


02/01/2022 - 00:00:00. - Por brasil 61


Dados incluídos por estados e municípios no sistema SIVEP-Gripe revelam que, até o momento, foram registrados 456 casos de gripe pelo vírus H3N2 no Brasil. A informação foi repassada pelo Ministério da Saúde. A infectologista Helena Rangel Esper explica que o H3N2 é um subtipo de Influenza A – um vírus respiratório causador da gripe. De acordo com a médica, os sintomas são basicamente os mesmos provocados por uma gripe sazonal.

“Podemos ter o que chamamos de síndrome gripal, que é quando temos sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, nariz entupido, associado a dor no corpo, dor de cabeça, dores nas juntas. Isso pode ou não evoluir, em uma porcentagem pequena dos casos, para síndrome respiratória aguda grave, que é quando precisamos de suporte, ou seja, de oxigênio”, pontua.

Existem três tipos de vírus influenza, conhecidos como A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em várias partes do mundo. Já o último costuma provocar alguns casos mais leves. O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A(H1N1) e o A(H3N2). O tipo B, por sua vez, é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata.

Segundo Helena Rangel, o H3N2 se tornou evidente no Brasil porque houve um aumento significativo no número de casos em um momento atípico.

“Geralmente, a Influenza sazonal circula nos meses de inverno, entre julho e setembro. E, observamos casos nesse momento, detectando um grande aumento no número de pessoas infectadas, num período em que também se espera um aumento no número de casos de Covid-19, devido à variante Ômicron”, avalia.

Casos por Unidade da Federação

Amazonas (19)
Bahia (107)
Distrito Federal (6)
Espírito Santo (18)
Goiás (7)
Minas Gerais (20)
Mato Grosso do Sul (35)
Pará (2)

Pernambuco (6)
Paraná (15)
Rio de Janeiro (55)
Roraima (1)
Rio Grande do Sul (9)
Santa Catarina (1)
Sergipe (4)
São Paulo (151)


Fonte:https://jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%C3%9ADE,221043

Saiba a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe

Saiba a diferença entre COVID-19, resfriado e gripe

Gripe ou covid? Alguns sintomas (e a sua ordem) podem ajudar a distinguir

Investigadores norte-americanos estabeleceram uma lista cronológica do aparecimento dos sintomas em caso de contaminação com o coronavírus, o que pode ajudar os médicos a diagnosticar de forma mais correta antes dos testes.

 Depois de o mundo científico se ter dedicado a perceber quais os sintomas associados ao novo coronavírus que provoca as infeções de covid-19, ganha importância também a ordem pela qual aparecem esses sintomas, o que pode ser particularmente útil para os médicos avaliarem de forma mais precoce e eficaz a diferença entre casos de covid e meras gripes comuns.

Segundo o jornal belga LaLibre, investigadores da Universidade da Califórnia do Sul (USC) estudaram os casos de 55 924 pacientes chineses afetados por covid-19 e fizeram uma lista cronológica dos sintomas observados em cada paciente.

O objetivo do estudo passava por estabelecer se a sequência inicial dos sintomas era ou não semelhante em muitos deles. E os resultados, publicados na revista científica Frontiers in Public Health, tendem a provar que realmente existe um padrão semelhante no aparecimento dos sintomas.

Baseado nesse estudo, os investigadores foram, então, capazes de elaborar uma lista dos sintomas de infeção por coronavírus em ordem cronológica:

1) febre
2) tosse
3) dor de cabeça, garganta ou dores musculares
3) náusea e/ou vómito
4) diarreia

Uma ordem que, refere o La Libre, difere daquela que é mais comum em casos de gripe:
1) tosse ou dor muscular
2) dor de cabeça
3) dor de garganta
4) febre
5) náusea e/ou vómito e diarreia

O reconhecimento dessa sequência de sintomas pode ser de particular interesse para os médicos, já que doentes com influenza (gripe sazonal) ou covid-19 são difíceis de distinguir, devido a apresentarem sinais semelhantes (tosse forte, febre).

"Saber essa ordem é especialmente importante quando enfrentamos ciclos de doenças como a gripe que coincidem com a pandemia atual", disse Peter Kuhn, professor de Medicina e Engenharia Biomédica da USC.

Os sintomas habituais na constipação, na gripe e na covid

Ainda assim, o site do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, compila a informação atual disponível sobre as semelhanças e diferenças entre a gripe sazonal e a covid-19., que pode ver de forma resumida no gráfico que se segue, que inclui também a simples constipação.

De acordo com a informação disponível no CDC, tanto a covid-19 quanto a gripe podem ter vários graus de sinais e sintomas, desde nenhum sintoma (assintomático) até sintomas graves. Os sintomas comuns que a ambas as doenças compartilham incluem:

 Febre ou sensação de febre / calafrios
- Tosse
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Fadiga (cansaço)
- Dor de garganta
- Nariz pingão ou entupido
- Dores musculares ou dores no corpo
- Dor de cabeça
- Algumas pessoas podem ter vómitos e diarreia, embora isso seja mais comum em crianças do que em adultos

A gripe e a covid são tão semelhantes que mesmo para os médicos de família será muito difícil distinguir uma da outra. A única maneira segura é usar um teste de diagnóstico.

Ambos têm ou podem ter tosse seca, ambos têm febre alta e mal-estar geral. A única diferença importante entre as duas doenças é que na covid-19 a ausência de olfato, anosmia, é muito comum. Mesmo muitos pacientes moderados com covid-19 têm essa perda de olfato como o único sintoma. Na covid-19, a sensação de cansaço também é muito mais frequente, o que é relatado por muitos pacientes, lembra a epidemiologista María Elisa Calle, no jornal El País.

"Outra diferença pode ser o facto de a gripe ter um início mais súbito, enquanto o covid tende a aparecer mais lentamente. Na covid-19, uma pessoa está infetada e num dia está um pouco ruim, no dia seguinte um pouco pior, no próximo pior, e então é quando aparecem a febre alta e a sensação de cansaço significativo, geralmente acompanhados pela perda do olfato. Na gripe é tudo muito mais abrupto, você acorda um dia e diz para si mesmo: "Estou tão mal, dói-me tudo!", acrescenta a especialista espanhola.

No caso de aparecimento de alguns desses sintomas, o procedimento recomendado é ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24).

Sinais de emergência

De acordo com as recomendações do CDC norte-americano, há sinais de emergência identificados relativamente à covid-19. Se sentir algum ou vários dos sintomas seguintes, deve procurar rapidamente assistência médica:

- Problemas respiratórios
- Dor persistente ou pressão no peito
- Estado de confusão
- Incapacidade para acordar ou ficar acordado
- Lábios ou rosto azulados


Fonte:https://www.dn.pt/vida-e-futuro/covid-ou-gripe-a-ordem-dos-sintomas-pode-ajudar-a-distinguir-12536577.html

Comentários