CIENTISTAS CRIAM EMBALAGENS DE ALIMENTOS BIODEGRADÁVEIS E CAPAZES DE MATAR BACTÉRIAS NOCIVAS

  

Cientistas criam embalagens de alimentos biodegradáveis ​​e capazes de matar bactérias nocivas
NTU Singapore / Divulgação

Cientistas criam embalagens de alimentos biodegradáveis ​​e capazes de matar bactérias nocivas

Experimentos de laboratório realizados pelos pesquisadores demonstraram que a embalagem era resistente quando exposta ao aumento de umidade ou enzimas de bactérias nocivas


Por Redação, do Um Só Planeta

 



Uma equipe de cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Cingapura, desenvolveu um material surpreendente: embalagens de alimentos que não são apenas biodegradáveis, mas também antimicrobianas. Isso significa que a embalagem, composta por um tipo de proteína do milho chamada zeína, junto com o amido e outros compostos naturais, mata os micróbios que contaminam os alimentos.

Conforme os pesquisadores, a descoberta poderia ajudar a aumentar a segurança alimentar, reduzindo o desperdício de alimentos e adicionando dias à vida útil dos alimentos frescos. Os experimentos de laboratório realizados demonstraram que a embalagem era resiliente quando exposta ao aumento de umidade ou enzimas de bactérias nocivas e que libera compostos antimicrobianos naturais que podem matar fungos comuns e bactérias perigosas como a E. coli.

"A segurança alimentar e o desperdício tornaram-se um grande desafio para a sociedade de nossos tempos, com um imenso impacto econômico e de saúde pública que compromete a segurança alimentar", disse o professor Philip Demokritou, professor adjunto de Saúde Ambiental da Harvard Chan School, ao The Optimist Daily. "Uma das maneiras mais eficientes de aumentar a segurança alimentar e reduzir a deterioração e o desperdício é desenvolver materiais de embalagem de alimentos biodegradáveis ​​e não tóxicos eficientes", acrescentou.

Para garantir que a embalagem possa durar em ambientes variados, o material foi projetado para liberar as quantidades exatas necessárias para lidar com qualquer bactéria ou umidade presente nos alimentos. O design também remove qualquer risco de antimicrobianos serem ingeridos pelo consumidor, conforme os cientistas.

"Esta invenção serviria como uma opção melhor para embalagens na indústria de alimentos", disse a professora Mary Chan, diretora do Centro de Bioengenharia Antimicrobiana da NTU e autora principal do estudo.

Os pesquisadores acreditam que esse material não só ajudará a resolver problemas de saúde e resíduos alimentares, mas também poderá se tornar uma alternativa às embalagens plásticas.


Fonte:https://umsoplaneta.globo.com/energia/noticia/2022/01/03/cientistas-criam-embalagens-de-alimentos-biodegradaveis-e-capazes-de-matar-bacterias-nocivas.ghtml



Comentários