ENTENDA TUDO SOBRE O SEGUNDO E O TERCEIRO RETORNO DE SATURNO, QUE OCORREM DEPOIS DOS 50 ANOS

 

O retorno de Saturno para mulheres 50+ (Foto: Arquivo Vogue/ Henrique Gendre )

O retorno de Saturno para mulheres 50+ (Foto: Arquivo Vogue/ Henrique Gendre )

Entenda tudo sobre o segundo e o terceiro retorno de Saturno, que ocorrem depois dos 50 anos

A colunista Adri Coelho Silva, autora do @vivaacoroa, entrevistou a astróloga Bruna Andreoli e traz boas notícias sobre o evento astrológico

Os astros estão ao nosso favor, coroas. Não importa qual seja o seu signo, eles estão prontos para colocar aquela pulga atrás da orelha e motivar mudanças essenciais. É Saturno que faz essa “roda astral" girar e sacudir tudo no chamado retorno de Saturno, que acontece, em média, a cada 28 anos.

Bruna Andreoli, a astróloga da Vogue, explica mais sobre o evento: "Do ponto de vista astrológico, ele ocorre sempre que o planeta Saturno volta ao signo em que originalmente estava no seu mapa de nascimento.” Vale lembrar que todo mundo tem Saturno no mapa.

O retorno de Saturno acontece até três vezes para quem vive além dos 88 anos. O primeiro é na entrada dos 30 anos e os outros na fase coroa da vida (oba!), entre os 58 e 60 anos e os 88 e 90 anos. O segundo é o que está mais perto por aqui, pois tenho 55 anos. E por aí? Eu, que amo mudanças, acho essa uma ótima notícia.

Bateram dúvidas sobre o retorno de Saturno? Bruna Andreoli esclarece abaixo os principais pontos sobre o fenômeno.

Viva A Coroa: Vivemos três retornos de Saturno ao longo da vida: o primeiro na entrada dos 30 anos e os outros na época coroa da vida, por volta dos 60 e dos 80 anos. Você poderia falar um pouco sobre cada um?
Bruna Andreoli:
 Eles são muito diferentes. Vamos lá!

Segundo retorno de Saturno


Vou começar pelo retorno de Saturno 50+, que é o segundo e acontece entre os 58 e 60 anos. Ele não se trata mais de uma exigência da vida, mas um questionamento pessoal de cada um. É um momento para repensar os caminhos construídos até aqui e refletir sobre quais outras direções se deseja seguir. Esse segundo episódio é de reavaliação e não mais obrigações. A pergunta aqui é: 'O que eu quero fazer a partir de agora?' Outras questões comuns do período são: "Quais desejos aparecem e quais podem ser realizados?'

Terceiro retorno de Saturno


O terceiro retorno de Saturno ocorre entre os 88 e 90 anos. Trata-se de um momento de finalização, não mais de olhar para as obrigações ou os desejos, mas um período de preparação para o fim da jornada. Ele tem uma energia de desprendimento e desapego, algo como "Entendendo que o fim é também uma parte importante e necessária da vida na Terra."

Primeiro retorno de Saturno

Já o primeiro retorno de Saturno acontece entre os 28 e 30 anos. É o mais falado porque acaba sendo o primeiro momento em que é exigido de nós maturidade, responsabilidade e pés no chão. É uma maneira da vida (e do universo) nos mostrar que precisamos honrar nossos compromissos não só na materialidade, mas dentro do nosso próprio processo de autoconhecimento.

O retorno de Saturno é igual para todos ou depende do signo?
Não é igual para todo mundo, o signo em que Saturno está no mapa natal de cada pessoa determina as características e aprendizados específicos que acontecerão. O signo, além de outros fatores dentro do mapa, faz com que esse momento seja único. Todos temos mapas astrais diferentes, assim, as energias astrológicas desse período diferem de pessoa para pessoa. Porém, o convite e abertura para mudança estará sempre presente.

Como o segundo retorno de Saturno, que ocorre por volta dos 60 anos, se relaciona com a nova maneira que enxergamos o 50+? 
Ele traz a oportunidade de ressignificar não apenas a jornada de vida, mas também as próprias vontades. Proporciona um período propício para olhar e aceitar o que realmente se quer fazer e construir. Isso traz mais autonomia e independência para as pessoas dessas idades, já que ajuda a relembrar que ainda tem muito a ser vivido e aprendido nessa fase. É uma maneira de romper os moldes e padrões da sociedade, e isso está muito relacionado com os novos 50+. Sua idade não limita o seu caminho, na verdade, ajuda a redefinir a própria visão de si mesma.

Pode parecer uma pergunta boba, mas…o retorno de Saturno dá conta do recado sozinho ou é preciso agir?
Nada na astrologia acontece magicamente. Mesmo sendo um momento específico, ainda precisa da nossa ação. Sem ação nada é modificado e nem aprendido. Saturno é um planeta exigente, portanto, apresenta a cada retorno duas opções: mudar e agir por conta própria, honrando a liderança da nossa vida, ou esperar que as situações e acontecimentos nos forcem a nos mexer. Se houver espera, esse pode ser um momento de muitos desafios e dificuldades, porque quando ignoramos as energias de Saturno (maturidade e responsabilidade), elas são impostas para nós de uma forma não muito agradável.

Como a astrologia pode ajudar a mulher 50+? 
A astrologia é uma prática profunda que gera reflexões e questionamentos necessários para a evolução pessoal de cada um, assim, ela pode ser muito útil para as mulheres 50+ justamente porque essa é uma fase da vida em que existem muitas ressignificações. Os saberes astrológicos seriam uma ajudinha do universo para ter mais clareza, confiança e ânimo para motivar ainda mais a jornada aqui na Terra. 

Eu adorei a troca com a Bruna. Acendeu muitas luzes por aqui. E por aí? Penso na consequência emocional desse balanço sobre o passado. Por vezes, acho que um dos grandes pesos do envelhecer vem do resultado dessa reflexão. Poucas pessoas têm um olhar bondoso para si. Os questionamentos acontecem. Eu costumo me perguntar se, afinal, estou deixando algum legado, ainda que seja uma receita de família que todo mundo sempre vai querer saborear vida adentro.

Fonte:https://vogue.globo.com/sua-idade/Viva-a-Coroa/noticia/2021/10/entenda-tudo-sobre-o-segundo-e-o-terceiro-retorno-de-saturno-que-ocorrem-depois-dos-50-anos.html



Comentários