QUARENTENA – MENSAGEM DO DALAI LAMA

 

PIN IT

QUARENTENA – MENSAGEM DO DALAI LAMA

Queridos irmãos e irmãs,

Escrevo estas palavras em resposta a repetidas solicitações de diversas pessoas de todo o mundo. Hoje, estamos atravessando um tempo excepcionalmente difícil em virtude da pandemia do coronavírus.

Além disso, problemas adicionais confrontam a humanidade, como mudanças climáticas extremas. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha admiração e gratidão aos governantes do mundo inteiro, inclusive o Governo da Índia, pelos passos que vêm implementando no enfrentamento desses desafios.

A tradição indiana descreve a criação, a continuidade e a destruição dos mundos ao longo dos tempos. Entre as causas dessa destruição estão os conflitos armados e as doenças, o que parece condizer com o que estamos experimentando hoje. Contudo, apesar dos enormes desafios que enfrentamos, os seres vivos, inclusive os humanos, mostram uma notável capacidade de sobrevivência.

Por mais difícil que seja a situação, devemos empregar a ciência e a engenhosidade humanas, com determinação e coragem, para superar os problemas que nos confrontam. Diante de ameaças à nossa saúde e bem-estar, é natural ter medo e ansiedade. No entanto, sinto grande consolo no sábio conselho a seguir, ao examinarmos os problemas que temos diante de nós: Se houver algo a ser feito, faça-o, sem necessidade de se preocupar; se não houver nada a ser feito, preocupar-se em nada ajudará.

Atualmente, o mundo está fazendo o possível para conter a disseminação do coronavírus. Quero aplaudir os esforços conjuntos das nações para frear a ameaça. Em particular, aprecio a iniciativa que a Índia tomou, junto a outros países da SAARC, de criar um fundo de emergência e uma plataforma eletrônica para troca de informações, conhecimentos e expertise no combate à disseminação da COVID-19. Isso servirá de modelo para o tratamento de crises como esta no futuro também.

Entendo que, como resultado do isolamento social necessário em todo o mundo, muitas pessoas enfrentam enormes dificuldades devido à perda dos meios de subsistência. Para os que não têm uma renda estável, a vida é uma luta diária pela sobrevivência. Peço sinceramente a todos os envolvidos que façam tudo o que for possível para cuidar dos membros vulneráveis de nossas comunidades.

Envio minha especial gratidão às equipes médicas – médicos, enfermeiros e outros grupos de apoio – que trabalham na linha de frente para salvar vidas com grande risco pessoal. Seu serviço é realmente a compaixão em ação.

Com sinceros sentimentos de preocupação por meus irmãos e irmãs em todo o mundo que estão passando por esses tempos difíceis, oro pelo fim precoce desta pandemia, para que a paz e a felicidade sejam restauradas em breve.

Com minhas orações,
Dalai Lama

Fonte:https://www.nowmaste.com.br/quarentena-mensagem-do-dalai-lama/


Comentários