OS SETE FUNDAMENTOS: LAMA ZOPA ENSINA COMO CRIAR FILHOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA BUDISTA

 

OS SETE FUNDAMENTOS: ENSINANDO COMO CRIAR FILHOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA BUDISTA



Thubten Zopa Rinpoche
Nascer1946 (idade 74-75)
Thangme, Nepal
RegiãoBudismo Tibetano
EscolaGelug


Lama Zopa oferece-nos conselhos sobre como criar filhos no contexto da prática budista e apresenta os sete fundamentos para a felicidade e a paz

A Bodisatva acaba de lançar o livro Pais alegres, filhos bem-sucedidos (disponível para download gratuito). Nele, Lama Zopa Rinpoche oferece-nos conselhos preciosos sobre como criar filhos no contexto da prática budista. Rinpoche enfatiza a responsabilidade dos pais de oferecer bons exemplos às crianças e explica, de forma clara e profunda, como podemos planejar e orientar a criação dos filhos ensinando-os a gerar um bom coração.

No trecho abaixo, que também foi publicado na edição 32 da Bodisatva, Lama Zopa apresenta-nos os sete fundamentos para a felicidade e a paz e como eles podem nos ajudar a guiar nossos filhos e as crianças ao nosso redor em uma direção virtuosa. 


Além do bom coração, há sete qualidades básicas nas quais educar as crianças, que chamo de “sete fundamentos para a felicidade e a paz”, as quais se baseiam em um conjunto de 16 regras do Darma, compiladas há muito tempo para todo o Tibete por um dos reis do Darma, Songtsen Gampo, considerado uma personificação de Chenrezig, o Buda da Compaixão. O propósito dessas regras, ou diretrizes, é garantir que a vida de todos se torne mais saudável e significativa, e uma fonte de paz e felicidade para os outros. Ao segui-las, as pessoas irão se esforçar para evitar o carma negativo e garantir que tudo o que fizerem se torne um bom carma. As crianças, por sua vez, também precisam criar carma positivo para experimentar a felicidade e o sucesso, então é necessário que aprendam, pelo menos, os sete fundamentos.

Assim como um mendigo na rua não é nutrido pela pessoa que está comendo uma refeição deliciosa em um restaurante caro, seus filhos não serão felizes como resultado do bom carma que você mesmo cria; em vez disso, eles mesmos têm de estabelecer carma positivo.

 

1. Bondade

O primeiro dos sete fundamentos para a felicidade e a paz é a bondade. Você deve encorajar seus filhos a praticar a bondade em suas vidas diárias, não apenas com outros seres humanos (inclusive inimigos), mas também com os animais, até mesmo os insetos. Ao pensar na felicidade dos outros e praticar a bondade o tempo todo, dia e noite, seus filhos levarão paz a todos os seres sencientes. Igualmente, em seu próprio coração, haverá paz, não importa qual seja a situação, mesmo quando as coisas estiverem difíceis. Onde quer que estejam, todos os dias, semanas e meses, eles tornarão os outros seres felizes.

Quando seus filhos perceberem que suas ações positivas, seus atos de bondade, fazem os outros felizes, isso, por sua vez, os fará felizes, agora mesmo, nesta vida. Mas os atos de bondade que eles realizam nesta vida também terão efeito no longo prazo, em suas vidas futuras. Com cada ação positiva, eles criam a causa para que seus próprios desejos de paz e felicidade, tanto relativos quanto absolutos, sejam realizados.

O resultado de um único ato de bondade é a felicidade. Isso ocorre porque boas e más ações — carma positivo e negativo — trazem, respectivamente, experiências de felicidade e de sofrimento. Outra característica do carma — a lei das ações e suas consequências — é que ele se expande com o tempo.

Por causa disso, mesmo um pequeno ato de bondade feito com bom coração, com preocupação sincera pela felicidade de outro ser senciente, resulta em experimentar a felicidade em centenas e até mesmo em milhares de vidas futuras.

Por outro lado, prejudicar alguém, ainda que pouco, levará à consequência indesejada de experimentar problemas e infelicidade por centenas e até milhares de vidas. Portanto, a primeira coisa a ensinar a seus filhos é a bondade. A bondade deles os fará felizes, o que fará você feliz e, assim, você fará outras pessoas felizes.

2. Alegria

O segundo fundamento para a felicidade e a paz a ser ensinado a seus filhos é a alegria. Quando coisas boas acontecem a outras pessoas, como ter um corpo atraente, um bom amigo, uma boa casa, um carro novo, uma boa educação ou um emprego ou empreendimento bem-sucedido, é importante que seus filhos aprendam a se sentir felizes com isso. Em vez de ter ciúme ou inveja e querer o que os outros têm — um estado de mente infeliz que cria obstáculos para que seus próprios desejos e os dos outros sejam satisfeitos —, você deve ensinar seus filhos a sempre se alegrarem quando outros seres sencientes estiverem felizes. Deleitar-se com a boa sorte dos outros — como uma mãe que se deleita quando o filho querido experimenta coisas boas — manterá sua mente feliz e lhes dará verdadeira paz interior. Isso lhes trará uma mente saudável, suas vidas terão mais altos do que baixos, e eles estarão protegidos da depressão.

Ao praticar a alegria, ficar feliz quando coisas boas acontecem aos outros, seus filhos criarão bom carma o tempo todo.

Quer aceitem ou não o funcionamento do carma, ao se alegrarem com a bondade, terão pensamentos virtuosos. Destes pensamentos decorrerão a felicidade e o sucesso, nesta e em vidas futuras. Por centenas e milhares de vidas, eles experimentarão o resultado positivo da alegria, mesmo que seja uma única vez. Alegrar-se com a bondade própria e a dos outros é, portanto, a maneira mais fácil de gerar muitos méritos, a causa da felicidade.

A alegria acontece na mente, então isso pode ser feito enquanto caminhamos, comemos ou mesmo quando estamos deitados. Você pode ensinar seus filhos a se alegrarem em qualquer lugar, a qualquer hora, para que possam praticar o sentimento de alegria muitas vezes por dia. Com uma mente feliz, seus filhos se comunicarão melhor com os outros e, portanto, terão bons relacionamentos e boas conexões, ajudando e tornando os outros mais felizes. Alegrar-se é uma prática muito saudável e torna a vida significativa. É também uma das melhores psicologias e terapias, pois mantém a mente feliz.

Por todas essas razões, é extremamente importante ensinar seus filhos a se alegrarem com as boas qualidades e com a boa sorte dos outros.

 

3. Paciência

O terceiro fundamento para a felicidade e a paz que seus filhos devem aprender é a paciência. Se as crianças estão livres de raiva, não farão mal a si mesmas nem a outros seres sencientes, inclusive os animais, de modo que não irão criar carma negativo. Por outro lado, se tiverem tendência à raiva, essa raiva sempre perturbará suas mentes e os tornará infelizes, e também perturbará as pessoas ao redor deles. A partir de um ato de raiva, eles experimentarão sofrimento não apenas nos reinos inferiores, onde há sofrimento inacreditável, mas também mais tarde, no reino humano. Isso ocorre porque, quando, em decorrência do amadurecimento de um bom carma, mais uma vez obtiverem um renascimento humano, continuarão a experimentar os resultados de sua raiva anterior, como ter um corpo feio e encontrar muitos problemas e obstáculos. Assim, podem experimentar os resultados de sofrimento de um ato de raiva por centenas ou mesmo milhares de vidas.

A raiva — o oposto da paciência — também destrói o mérito, a causa de todo tipo de felicidade. Destrói a felicidade desta e a de vidas futuras, inclusive um bom renascimento. Também destrói o mérito necessário para alcançar a felicidade última — liberação dos oceanos do sofrimento samsárico. E destrói ainda o mérito que é a causa da iluminação. Desse modo, a raiva é unicamente prejudicial; provoca danos inacreditáveis a si mesmo e a outros seres sencientes.

Aprender a paciência agora também ajudará seus filhos a evitarem ser pessoas raivosas em vidas futuras. Isso deixará impressões positivas em suas mentes, cujo efeito será o de terem mais paciência e, como resultado, não prejudicarem os outros. Dessa forma, trarão paz e felicidade para este mundo no presente e para os seres sencientes, vida após vida. Em relatos históricos, há muitos exemplos de pessoas em posições poderosas que não praticam a paciência e, desse modo, chegam a matar e torturar milhões de pessoas inocentes. Ao ensinar a paciência a seus filhos, outras pessoas, a começar pelos membros de sua própria família, não serão prejudicadas por eles e, em vez disso, receberão paz. Se, por outro lado, seus filhos tendem a ficar zangados com os outros, motivados por essa mente ruim, eles agredirão as outras pessoas verbalmente, dizendo coisas ofensivas, ou por meios físicos, batendo nelas, e assim por diante. Essas pessoas, por sua vez, provavelmente também farão mal a seus filhos.

Ao ensinar seus filhos a praticar a paciência e evitar prejudicar os outros e, não só isso, a beneficiá-los, as pessoas vão gostar de estar na presença deles, e seus relacionamentos serão harmoniosos e duradouros.

Por todas essas razões, você, como pai/mãe, precisa desenvolver a paciência e ensinar seus filhos a serem mais pacientes.

4. Perdão

Como pai/mãe, você também deve ensinar seus filhos que, quando alguém os prejudica, os desrespeita ou até mesmo abusa deles, a melhor resposta é o perdão.

O perdão é extremamente importante — abre os corações tanto daqueles que perdoam quanto daqueles que são perdoados.

Em vez de guardar rancor, se as crianças são capazes de perdoar os outros, haverá paz em seus corações, assim como nos corações daqueles que os prejudicaram. Sem aprender o perdão, o significado de suas vidas e o propósito de nascerem humanos — trazer a paz para si mesmos, para suas famílias e para outras pessoas no mundo — serão perdidos.

Além disso, se, em vez de perdoar aqueles que lhe causaram mal, seus filhos devolvem o dano, não apenas a pessoa que lhes causou mal desejará prejudicá-los, mas também a família e os amigos dessa pessoa. E, em consequência desse carma negativo de retaliação, no futuro, seus filhos serão prejudicados e até mortos por quinhentas vidas pela mesma pessoa de diferentes formas. Dessa maneira, o sofrimento continuará sem fim. Por outro lado, perdoando aqueles que os prejudicam, seus filhos não farão mal aos outros, nem você, outros membros de sua família e seus amigos. Portanto, muitas pessoas serão poupadas de criar carma negativo.

Certa vez vi na televisão uma entrevista com uma mulher nos Estados Unidos cuja filha havia sido sequestrada, estuprada e morta por um homem. Apesar de não ser budista, disse que não queria matar o homem e, em vez disso, o perdoou. Esse maravilhoso poder de perdoá-lo veio de seu coração incrivelmente bom. Outro homem, que havia sido baleado seis vezes, também disse, quando entrevistado, que não queria matar o homem que havia atirado nele, nem queria que o homem fosse para a prisão. Esse homem também não parecia ser budista, mas tinha um coração muito bom e era muito gentil. Graças ao bom coração, essas duas pessoas puderam experimentar paz mental e felicidade nesta mesma vida. Você deve tentar ser como eles e também ensinar seus filhos a serem assim.

5. Pedido de desculpas

Outro fundamento para a felicidade e a paz a ser ensinado a seus filhos é a importância de pedir desculpas quando fizerem algo que prejudica outras pessoas, como insultá-las ou se dirigir a elas com raiva. Se seus filhos se desculparem imediatamente por seus erros, isso trará paz a seus próprios corações e também aos corações das pessoas que eles magoaram. Como resultado, essas pessoas não guardarão rancor em relação a seus filhos, não fecharão os corações nem deixarão de falar com eles, e o sentimento desconfortável deixará de existir.

Ao pedir desculpas sinceramente, seus filhos continuarão a ter um bom relacionamento com as pessoas a quem magoaram por engano. Esclarecer as coisas dessa maneira trará felicidade a todos os envolvidos.

Como resultado, a paz se espalhará de uma pessoa para outra, e seus filhos estarão contribuindo para a paz mundial.

 

6. Contentamento

Outra qualidade absolutamente essencial para o desenvolvimento das crianças é o contentamento. Muitos problemas ocorrem porque os seres estão insatisfeitos e seguem seus desejos. Até mesmo pessoas muito ricas, milionárias e bilionárias, que têm dinheiro suficiente para si e suas famílias e para várias gerações futuras, acabam na prisão depois de serem apanhadas desviando fundos de que não precisam ou roubando dinheiro de outras pessoas. De fato, os noticiários estão cheios de histórias de pessoas que, movidas pela ganância, se envolvem em atividades ilegais que causam muito sofrimento e infelicidade aos outros e a si mesmas.

Quando os jovens, em particular, não têm contentamento, é alto o risco de consumirem álcool e drogas. Uma vez presos ao vício, são incapazes de viver uma vida normal e até mesmo de manter um emprego — e muito menos ainda de praticar o Darma. No final, o vício pode destruir totalmente suas vidas.

O contentamento, por outro lado, irá protegê-los de cultivarem hábitos ruins que arruínem e destruam suas vidas, que os impeçam de ser úteis aos outros e que causem muita dor às suas famílias.

Aprender a abandonar o apego e o desejo é muito importante, por isso você precisa ensinar seus filhos a estarem contentes e satisfeitos.

 

7. Coragem

O último dos sete fundamentos para a felicidade e a paz que você deve ensinar a seus filhos é a coragem. Muitas vezes, as pessoas têm a propensão de se colocarem para baixo, pensando: “Não tenho solução. Não consigo fazer nada”. Ao se perceberem sem boas qualidades, ficam deprimidas e impossibilitadas de fazer qualquer coisa por alguém. Com coragem — o pensamento “eu consigo fazer isso” — seus filhos serão capazes de elevar suas mentes e realizar com sucesso as atividades mundanas e do Darma.

A coragem lhes dará a força mental necessária para desenvolver suas qualidades e a confiança de que podem ajudar os outros e guiá-los até a felicidade. Isso também lhes permite suportar as dificuldades envolvidas em abandonar a mente egoísta.

A coragem é particularmente importante no Ocidente, onde há tantas pessoas que, por pensarem que suas vidas não têm sentido, ficam deprimidas e até acabam cometendo suicídio. Por essas razões, é muito importante que seus filhos tenham coragem.

Como pai/mãe, você deve considerar os sete fundamentos para a felicidade e a paz como uma diretriz para educar seus filhos, assim como para sua própria prática. Essas sete qualidades dão uma ideia muito clara de como criar os filhos e de como ajudá-los. Ao desenvolvê-las, em vez de causar danos a si próprios e aos outros, vida após vida, seus filhos trarão benefícios para si mesmos, para suas famílias, para seus vizinhos e para os outros seres sencientes deste mundo. Com esses sete fundamentos para a felicidade e a paz, seus filhos serão felizes e farão muitas coisas boas pelos outros, criando, assim, causas para serem felizes no futuro. Se desenvolverem apenas o primeiro dos sete fundamentos, a bondade, e depois tratarem a todos que encontrarem com essa bondade, o efeito sobre eles mesmos e sobre as outras pessoas será verdadeiramente surpreendente.

Quero enfatizar meu ponto principal mais uma vez: se escolher ter filhos, você deve ter um plano de como fazer com que o fato de ser pai/mãe seja benéfico para o mundo e para os seres sencientes. Mesmo que você não consiga ensinar a seus filhos todos os sete fundamentos para a felicidade e a paz, ensine-lhes o maior número possível. Além disso, como pai/mãe, você precisa praticar essas qualidades, a fim de dar bom exemplo. Dessa maneira, seus filhos aprenderão com você, e será maior a probabilidade de que desenvolvam essas qualidades por si mesmos. Em suma, seu trabalho como pai/mãe é educar seus filhos para serem bons seres humanos, que não causam dano algum e só trazem benefício e felicidade para si mesmos, para os outros e para o mundo.

Fonte:https://bodisatva.com.br/ensinando-os-sete-fundamentos/


Comentários