LIVROS PARA SE APROFUNDAR NO YOGA,COM DICAS SOBRE 6 LIVROS ESSENCIAIS E OS MELHORES LIVROS DE YOGA

 6 livros sobre yoga essenciais para quem quer se aprofundar na prática

6 livros sobre yoga essenciais para quem quer se aprofundar na prática

Como uma filosofia de vida milenar que vai de encontro à perfeita sintonia entre corpo e mente, o yoga é um convite à aprendizagem constante. Isso porque, além de envolver o controle da respiração, movimentos corporais e pensamentos, também trabalha o autoconhecimento e a percepção individual. Assim sendo, a busca pelo desenvolvimento no yoga é uma constante na vida de seus praticantes.

Mas, para desenvolver a compreensão sobre o que é yoga e qual é o caminho para a luz, é importante se dedicar a estudar seus princípios. E, neste sentido, ler livros sobre yoga ainda é uma ótima forma de ir além da realização das posturas no tapete.

Deseja aprofundar seu conhecimento do yoga para iniciar novos ciclos com bem-estar e equilíbrio?

Encontre, neste post, as principais leituras recomendadas pela nossa equipe para se aprofundar nessa filosofia milenar e aprender melhor sobre como praticar yoga:

1. O coração do Yoga, de T. K. V. Desikachar

Para iniciar sua jornada pelo conhecimento do yoga você pode começar pela obra “O Coração do Yoga”, de T. K. V. Desikachar – filho do mestre Sri Tirumalai Krishnamacharya. 

De maneira didática e completa, o livro ajuda a entender o que é o Yoga, qual sua história e como se tornou uma filosofia de vida.

Passando pelos principais elementos do yoga, como filosofia, meditação, postura e respiração, o autor mostra uma forma personalizada de praticar yoga. Essa adaptação ao praticante é, inclusive, uma das principais heranças deixadas por seu pai.

2. Iyengar Yoga: posturas principais, de B. K. S. Iyengar

Indicado principalmente para quem sente dificuldade em realizar as posturas de yoga, o livro “Iyengar yoga: posturas principais”, de B. K. S. Iyengar, é outra leitura recomendada.

Ele fala sobre o método Iyengar Yoga, respeitado internacionalmente pelo seu estilo rigoroso e pela sua sofisticada compreensão das posturas do yoga, que desenvolvem força, flexibilidade e resistência. 

A obra traz imagens sobre cada postura sob diversos ângulos, e é voltada tanto para praticantes experientes quanto para quem está começando e quer conhecer melhor o método.

Uma maneira de entender melhor suas posturas e superar seus próprios limites.

3. Os Yoga Sutras de Patanjali, traduzido e comentado por Sri Swami Satchidananda

Considerado um clássico entre os livros de yoga, “Os Yoga Sutras de Patanjali” é fundamental para o entendimento da base do yoga. Disponível em inglês, com o título The Yoga Sutras of Patanjali, tradução e comentários do mestre Sri Swami Satchidananda, também tem sua versão em português.

É um manual completo sobre a prática do Raja Yoga, uma modalidade que trabalha a concentração, meditação e auto realização. Mas, além disso, fornece ensinamentos sobre ética e posturas e também instruções para lidar com os desafios da rotina.

Um livro para ser lido e relido. Afinal, é importante lembrar que Patajali foi o responsável por compilar textos antigos e a partir disso tornar o yoga filosofia.

4. Mudrás: as mãos como símbolo do Cosmos, de Ingrid Ramm-Bonwitt

No livro “Mudrás: as mãos como símbolo do Cosmos”, de Ingrid Ramm-Bonwitt, você vai entender mais sobre esse posicionamento de mãos tão presente no yoga. Um símbolo que pode representar determinados estados e processos de consciência, além de sintonizar seus praticantes a esses patamares.

De maneira ilustrada e fácil de entender, a obra traz desenhos e representações das mudrás, além de curiosidades sobre seus nomes, traduções e aplicações. O gesto também se faz presente na dança indiana, na iconografia hindu, no budismo, entre outras áreas.

Então, essa é uma obra que traz mais informações sobre como se aplica em diferentes vertentes.

5. Yoga, imortalidade e liberdade, de Mircea Eliade

Escrito pelo filósofo e historiador Mircea Eliade, “Yoga, imortalidade e liberdade” resgata as origens do yoga sob a ótica da fisiologia, metafísica, psicologia e terapia. Um resgate aos conceitos que baseiam o bramanismo, dravidismo, hinduísmo e tantrismo, além da alquimia, folclore e devoção aborígene.

A leitura é indicada especialmente para quem quer aprender ainda mais sobre a cultura indiana e yogi.

6. A moderna ciência do Yoga, de William J. Broad

E, para fechar a seleção de livros sobre yoga essenciais para quem quer se aprofundar na prática, não poderíamos esquecer do best-seller mundial “A moderna ciência do Yoga”.

Escrito pelo jornalista William J. Broad, do jornal The New York Times, a obra traz artigos científicos que comprovam os benefícios do yoga e também propõe o rompimento de alguns de seus principais mitos.

O livro traz uma visão sobre o yoga dentro da cultura ocidental e as principais consequências de sua modernização. Leve e fácil de ler, é muito recomendado para quem quer iniciar no yoga e conhecer mais a fundo seu potencial transformador.

Gostou das nossas sugestões de obras literárias sobre essa filosofia de vida milenar?

Conclusão

Esperamos que este post tenha ajudado você a ampliar sua visão sobre o yoga.

Quem sabe este é o chamado que precisa para você se aprofundar ainda mais em seu estudo e descoberta?

Muitas pessoas se surpreendem ao começar a desbravar a filosofia do yoga e a inserir sua prática na rotina. Não é à toa que alcança o coração de cada vez mais praticantes em todo o mundo.

Veja só o depoimento de um dos nossos profissionais de yoga, Edgar Martins, sobre a experiência dele com essa descoberta constante e transformadora.

Fonte:https://gayabemestar.com.br/6-livros-essenciais-sobre-yoga/

LIVROS PARA SE APROFUNDAR NO YOGA

Desde que comecei a me interessar por Yoga, já dei muita bola fora lendo livros que, apesar de fundamentais sobre o tema, estavam além da minha capacidade de entendimento naquele determinado momento, como por exemplo o Bhagavad Gita e o próprio Yoga Sutra de Patanjali. Este último, para completar, era em inglês e com comentários dos mais tradicionais filósofos e estudiosos indianos. Ou seja, me arrastei por meses, perdi o foco e tudo o mais que acontece quando você lê algo para o qual ainda não está preparado.

Imaginando que muita gente pode passar pelo mesmo descompasso que passei, pedi para alguns professores de Yoga e colaboradores do Nowmastê -, alguns deles também autores de livros sobre o assunto -, me indicarem os livros essenciais (e mais tranquilos de ler) para quem está querendo entender um pouco mais sobre a teoria e a prática do Yoga.

Aqui vai:

Tales Nunes:

  • Descobrindo o amor – Swami Dayananda Sarasvati
  • Ásana, Pranayama, Mudrá, Bandha – Svami Satyananada
PIN IT

Sandro Bosco:

  • Tradição do Yoga – Georg Feuerstein
  • Luz na vida  – B.K.S. Iyengar
PIN IT
  • Yoga Imortalidade e Liberdade – Mircea Eliade

Posturas de yoga em duplas  – Sandro Bosco

Joseph Le Page:

  • O Coração do Yoga – T.K.V. Desikachar
PIN IT
  • A Tradição de Yoga, de Georg Feurstein

Dany Sá, professora de Ashtanga Yoga:

  • Yoga Mala, o livro do Ashtanga Yoga, Sri K. Pattabhi Jois
PIN IT

Leu algum livro que amou e quer compartilhar? Deixa nos comentários.

Namastê

Fonte:https://www.nowmaste.com.br/livros-para-se-aprofundar-no-yoga/

Dicas dos Melhores Livros de Yoga.

Escolher os melhores livros de Yoga para entender o universo desta prática milenar é um passo essencial para a compreenssão correta do que é o Yoga. Livros de Yoga são como uma lanterna no escuro, eles podem apontar o caminho da luz, mas jamais irão conduzir você onde deseja chegar.

O melhor livro de Yoga certamente é o Yoga-Sutra, o primeiro livro de Yoga a ser escrito. Falo o melhor, pois a existência deste livro por mais de 2 milênios demonstra a importância dos seus ensinamentos para os praticantes de Yoga.

Este post irá apresentar os 6 melhores livros de Yoga na nossa opinião.

 

“Yoga é 99% prática e 1% teoria”

Pattabhi Jois, criador do Ashtanga Yoga

Concordamos parcialmente com a frase de Pattabhi Jois, parcialmente porque a importância da leitura certamente é maior que 1%, mas estamos de acordo que a ler não é mais importante que a praticar Yoga. Estudar sobre meditação sem meditar adianta tanto quanto ler sobre corrida sem correr. Os benefícios não vem por osmose, é preciso praticar para que as transformações do Yoga de fato aconteçam. Entretanto, saber o que está fazendo e por quais motivos as técnicas funcionam faz toda diferença na prática. Além disso, entender a História do Yoga gera um grande estímulo quando compreendemos que essa prática já possui tanto tempo de vida além de já ter sido feita por milhões ou quem sabe até bilhões de pessoas.

 

Quais são os melhores Livros de Yoga?

 

 

melhores livro de yoga

Neste post você encontrará dicas dos melhores livros de Yoga

 

1 – Livro: Yoga Sutra
Autor: Patañjali

livro de yoga = yoga sutra de patanjali

O Yoga-Sutra de Patanjali foi o primeiro livro de Yoga a ser escrito.

Este livro possui muitas versões e traduções e se você quer compreender o Yoga-Sutra o ideal é ler pelo menos 3 versões diferentes deste livro de Yoga. É um livro para ser estudado, lido e relido.

Sutras são versos, aforismos. O livro foi escrito em frases curtas, de fácil memorização e com ensinamentos compactados. No entanto, para entender a totalidade dos ensinamentos contidos no Yoga-Sutra, o leitor deve ter uma base mínima de compreensão do Yoga e de seus principais termos principais. 

Patañjali compilou textos antigos e foi a partir desses textos que o Yoga se tornou uma filosofia, devido a isso a grande importância dessa obra.

 

2 – Livro: Yoga, Imortalidade e Liberdade

Autor: Mircea Eliade

Yoga, Imortalidade e Liberdade - livros de Yoga

Yoga, Imortalidade e Liberdade é um livro reconhecido no meio acadêmico como uma grande obra.

 

Mircea Eliade é um grande filosofo e historiador, foi um grande estudioso de mitologia e este livro foi sua tese de doutorado. Mircea morou em Rishikesh na Índia fazendo uma vasta pesquisa sobre as Origens do Yoga.

Nesta obra, Eliade resgata as origens teórico-práticas do Yoga, abrangendo conceitos de fisiologia, psicologia e metafísica. Este rastreamento se dá através do antigo dravidismo, do bramanismo, hinduísmo e tantrismo. Um livro realmente riquíssimo em cultura indiana e yogi, uma jóia para estudiosos.

 

3 – Livros: Roots of  Yoga

Autores: James Mallinson e Mark Singleton

Livro de Yoga = Roots of yoga - james mallinson e mark singleton

Esse livro de Yoga traz ums estensa pesquisa sobre as origens do Yoga físico.

 

James Mallinson é um yogin que morou na Índia por muitos anos em mosteiros. Tornou-se o primeiro ocidental a liderar um desses centros de Yoga e Meditação e junto com outro pesquisador, Mark Singleton fez uma vasta pesquisa sobre as origens do Hatha Yoga, o Yoga físico, que abrange as técnicas que hoje conhecemos como Yoga, tal como as posturas, asanas e os respiratórios, prananaymas.

O livro traz um apanhado de referências de escrituras indianas que explicam o Yoga em sua essência. A editora que publicou esse livro, Pinguim Classics, é uma das mais sérias editoras do mundo e só publica livros com relevância histórica. Não é à toa que Roots of Yoga ganhou tanto espaço entre estudiosos e praticantes de Yoga.

4 – Livro: Hatha Yoga Pradípika

Autor: Svátmara

Livro de Yoga = Hatha Yoga Pradipika

Por sua antiguidade e relevância, o Hatha Yoga Pradipika. pode ser classificado como um escritura de Yoga e não como um livro de Yoga.

Eis o guia clássico para prática avançada das posições do Yoga (Asana).

O Hatha Yoga é um método de Yoga tântrico que tem suas raízes na Índia antiga. Este sistema almeja o despertar da energia potencial usando o esforço físico. A palavra hatha, literalmente significa “esforço físico violento. Porém pode ser interpretada derivando suas duas sílabas ha (sol) e tha (lua). A integração das forças solar e lunar, masculina e feminina, é o objetivo deste Yoga.

Assim como o Yoga Sutra, este livro também é escrito em formas de aforismos e também cita yamas e niyamas, os primeiros estágios do Raja Yoga. A tradução mais famosa é de Pancham Singh, em inglês. Em português há uma tradução do professor Pedro Kupfer. 

5 – Livro: A Moderna Ciencia do Yoga
Autor: William Broad

A Moderna Ciencia do Yoga = livro de Yoga

Ese livro de Yoga, A Moderna Ciência do Yoga tornou-se um best seller mundial trazendo uma visão contemporânea do que é o Yoga.

 

Este livro, escrito por um jornalista do New York Times, reune artigos científicos mostrando os benefícios da prática, mas também os riscos e falácias, benefícios que professores atribuem ao Yoga e nem sempre são verdadeiros.

Esta é a literatura que eu sugiro para o iniciante. O autor, William Broad, é praticante desde 1970 e escritor experiente. Fala em uma linguagem simples, moderna e apesar do conteúdo contemporâneo mantem-se fiel aos princípios da filosofia, sem deturpações. Este é um livro que traz o Yoga inserido na Cultura Ocidental e quais são as principais implicações dessa modernização do Yoga. Um livro leve, fácil de ler e que ensina bastante sobre a união do Yoga com a Ciência Moderna.

 

6 – O Yoga do Autoconhecimento
Autor: Daniel De Nardi

Este livro de Yoga escrito pelo professor Daniel De Nardi traz um apanhado histórico desde que o Yoga foi descrito nos Vedas até as aplicações modernas do Yoga na sociedade Ocidental. Um livro bastante completo e que

 

Livro de Yoga - O Yoga do Autoconhecimento

Livro do professor Daniel De Nardi sobre História do Yoga e seus objetivos.

Fonte:https://yoginapp.com/livros-de-yoga/

 


Comentários