ARTE ZEN - A IMPORTÂNCIA DA DECORAÇÃO NA ESPIRITUALIDADE

 

mascaras-decorativas-esculturas-iluminação-ambiente-equilíbrio
A arte decorativa é uma forma de levar equilíbrio para nosso templo particular.

Arte zen – A importância da decoração na espiritualidade

Enquanto falamos de artes decorativas, ficamos profundamente inspirados com a sua capacidade de fazer conexões; de transcender fronteiras geográficas e temporais; e de materializar históriasculturas e estilos de vida em objetos cheios de magnetismo.

A verdade é que através dela nós manifestamos no ambiente a nossa visão de mundo e o que alimenta o nosso interior. Afinal, assim como o corpo, a casa é nosso templo. E, por intermédio dela, encontramos conforto e equilibramos nossos sentimentos.

Na cultura hindu-budista, os antigos santuários (construídos entre os séculos VIII e XV) são denominados candi. Estes templos também refletem a ideia de refúgio na arquitetura com a incorporação de esculturas ricas de simbolismo espiritual, que difundem crenças e histórias.

As esculturas de budas são as mais representativas nos santuários e demonstram a união entre o budismo (religião de influência indiana) e animismo (crença da interação aborígene), presente na cultura religiosa da Indonésia. Representa a convicção de que as artes decorativas personificam energias e poderes espirituais.

escultura-buda-balinesa-artesanal-madeira-suar
Os budas simbolizam proteção e transformam o ambiente em um refúgio espiritual.

As máscaras tribais também são dotadas de simbolismos espirituais e antes de se tornarem artes decorativas inigualáveis foram instrumentos ritualísticos de muitas culturas antigas da Indonésia (Bali), África, Brasil, Peru e Estados Unidos (Havaí).

Geralmente, são constituídas com componentes naturais – madeira, ossos, fibras têxteis, chifres, penas e conchas – junto à pinturas artesanais étnicas ou superfícies esculpidas que as revestem de significados místicos. Através da estética rústica e da energia dos elementos que as compõem outorgarão proteção espiritual, beleza e conforto ao ambiente.

Em suma, as máscaras decorativas são grandes obras de arte e possuem inestimáveis valores históricos que caracterizam a pluralidade cultural que há em todo o mundo.

máscara-decorativa-artesanal-pintura-escultura-ambiente
As máscaras decorativas estão presentes da cultura ritualística de muitos lugares do mundo.

Seja por meio de esculturasmáscaras, móveis ou objetos de iluminação, a arte decorativa manifesta a riqueza cultural e espiritual dos artesãos que a desenvolveram. Propicia levar ao nosso ambiente energias que se sintonizem com a nossa.

Por esse motivo, preparamos um acervo incrível com máscaras decorativas, abajures e esculturas de buda. E desejamos que consiga encontrar a arte perfeita para a sua casa!

Namastê!

Fonte:https://blog.artesintonia.com.br/2018/08/13/arte-zen-a-importancia-da-decoracao-na-espiritualidade/


Comentários