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Soft skills: habilidades para funcionários remotos em 2021 e como conquistar elas
A pandemia Covid-19 afetou todos os setores da sociedade, incluindo o mercado de trabalho. Portanto, diferentes tipos de habilidades são necessários para se adaptar a nova realidade, que exige os profissionais forneçam competências específicas ao trabalhar de forma remota.
Como o mundo profissional há novos padrões para trabalhar em casa, as soft skills (habilidades sociais) são características-chave, que ajudam os funcionários a prosperar no local de trabalho, independentemente do nível de experiência, função ou setor.
Isso reflete na necessidade dos profissionais compreenderem como equilibrar as diferentes emoções em circunstâncias imprevistas e ao deparar com dificuldades no ambiente que possam enfrentar.
Confira a seguir as competências mais valorizadas pelo mercado listadas pela Workable, principalmente no trabalho remoto em 2021.
As 10 principais Soft Skills para 2021
1. Responsabilidade
Seja responsável pelos resultados através do uso adequado de recursos, integridade pessoal e automonitoramento. A responsabilidade é especialmente importante no campo da telemedicina/saúde.
2. Assertividade
A assertividade é representada pela forma de expressar e interagir com ousadia, entusiasmo e confiança. Essa habilidade é essencial para os colaboradores de vendas, atendimento ao cliente e marketing.
3. Colaboração
A habilidade de colaboração combina esforços e recursos com outros para atingir um objetivo comum. Os candidatos a cargos remotos na área de gerenciamento de projetos tem essa habilidade como fundamental.
4. Gestão de conflitos
A gestão de conflitos é uma capacidade de negociar e resolver diferenças de forma eficaz. Esta é uma prática importante em todos os campos, especialmente em vendas, contabilidade e atendimento ao cliente.
5. Liderança
Ter a capacidade de liderar é representado por elevar, dar vida, energizar e capacitar as pessoas. Em particular, os profissionais de marketing devem desenvolver essa habilidade em seus relacionamentos de trabalho remotos.
6. Cooperatividade prática
A moderação da razão e do sentimento leva ao pensamento calmo e de bom senso. Nas áreas de educação e treinamento a distância e desenvolvimento de negócios, essa característica de caráter é necessária.
7. Criatividade
Desejo de pensar, fazer e expressar de uma forma diferente da usual. Isso inclui explicações pessoais ou mudanças em tecnologias conhecidas ou existentes. Os profissionais das áreas de tecnologia da informação e educação/ treinamento em casa devem apresentar essa característica.
8. Pensamento crítico
Coleta e avaliação objetiva de informações são a chave para a ação. Na área de TI, contabilidade, finanças e desenvolvimento de negócios, essa habilidade é particularmente necessária.
9. Gestão de relacionamento
Na era do trabalho remoto, a habilidade interpessoal é imprescindível no campo de gerenciamento de projetos. A motivação para se aproximar e permanecer leal a outra pessoa ou equipe.
10. Resolução de problemas
Descobrir, analisar e resolver uma série de problemas desconhecidos de formas convencionais e criativas. Os profissionais de informática e TI que trabalham remotamente devem demonstrar grande aptidão nesse aspecto.
Como aplicar as soft skills na prática?
1. Identifique as habilidades
Para começar, faça uma avaliação positiva sobre suas habilidades que irão encorajá-lo no crescimento e motivá-lo a atingir mais habilidades sociais (soft skills).
2. Gestão de tempo
Após fazer uma avaliação sobre suas habilidades, identifique qual delas é fundamental desenvolver e qual pode esperar. Assim, é possível fazer uma boa gestão do tempo para alcançá-las para se tornar um profissional melhor.
3. Feedback cosntante
Por fim, ao mapear suas habilidades e criar um plano para desenvolvê-las é hora de por em prática, e solicitar feedbacks se está conseguindo ter resultados, pedindo para amigos, colegas, professores, gestores e/ou familiares.
Para se aprofundar no assunto, veja a entrevista completa com Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, clicando aqui!
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