GORBACHEV PEDE QUE PUTIN E BIDEN SE ENCONTREM PARA 'EVITAR GUERRA NUCLEAR'

 

Montaje con dos fotografías, una del presidente estadounidense, Joe Biden (izq), tomada durante un discurso en la Casa Blanca el 20 de enero de 2021, y otra del presidente ruso, Vladimir Putin (d), durante una rueda de prensa en Moscú el 19 de diciembre de 2019

Gorbachev pede que Putin e Biden se encontrem para 'evitar guerra nuclear'


sáb., 27 de fevereiro de 2021 10:03 AM

O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, pediu neste sábado aos presidentes russo e americano, Vladimir Putin e Joe Biden, que se reúnam para avançar no desarmamento, apesar da relação fria entre os dois países.

"Acho que é imperativo que os presidentes se encontrem. A experiência mostra que é necessário se encontrar e negociar", disse Gorbachev à agência de notícias russa Interfax.

“É claro que o mais importante é evitar a guerra nuclear. Como esse problema deve ser evitado é impossível resolvê-lo sozinhos, devemos nos encontrar”, acrescentou, antes de considerar que “se prevalecer o desejo de conseguir o desarmamento e reforçar a segurança, muito pode ser alcançado".

Mikhail Gorbachev, 89 anos, já havia solicitado em janeiro a "normalização das relações" entre os Estados Unidos e a Rússia, dizendo que estava "profundamente preocupado".

As relações entre Moscou e Washington são afetadas por repetidas crises, como a anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia, o conflito na Síria ou várias acusações de interferência eleitoral, espionagem e ataques cibernéticos.

No entanto, as duas potências conseguiram chegar a um acordo em janeiro, no último minuto, sobre a prorrogação do importante tratado de desarmamento nuclear New Start, que foi assinado em 2010 e que ameaçava expirar.

O acordo reacendeu a esperança de que o diálogo entre Washington e Moscou pode melhorar após a chegada de Biden ao poder, embora os dois países tenham alertado que permaneceriam firmes em seus interesses nacionais.

Fonte:https://br.yahoo.com/noticias/gorbachev-pede-que-putin-e-130357123.html



Comentários